O Caminho Sobremodo Excelente

Tema: RELACIONAMENTO

pregação amor

"passo a mostra-vos um caminho sobremodo excelente" I Coríntios 12.31

IntroduçãoA mais bela definição do amor em um texto bíblico, em I Coríntios 13, é introduzida por esta frase: “passo a mostrar-vos um caminho sobremodo excelente” (I Coríntios 12.31). Sabemos que “Deus é amor” (I João 4.8) e que Jesus disse: “eu sou o caminho” (João 14.6).
Se você for para um lugar poderá optar por um caminho mais curto ou mais longo, mas rápido ou mais demorado. Com certeza optará pela melhor direção. Assim o Caminho Sobremodo Excelente é o melhor de todos, com a certeza de chegar ao destino desejado.
Caminho que aponta para o amor nos ensina a tomar outra direção em nossas vidas. Se você já tentou por todos os lados e formas, comece a agir de forma mais amorosa e buscando a presença de Deus.

Você não está conseguindo?

Vamos estudar como o Caminho do amor nos mostra a direção que Jesus tomaria em nosso lugar:

1- AMOR maior que Palavras

O Caminho do Amor não se baseia apenas em palavras, por que é:

   a) Mais que uma Ideologia: v.1,2

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei”.

O Caminho do Amor não é uma ideologia em palavras bonitas de uma canção, poesia ou romance. Todas estas histórias são passageiras, mas a mais bela de todas que é a história da salvação não passa nem pode ser superada pela grandeza do amor de Deus ao nos dar seu único filho Jesus Cristo para nossa redenção (João 3.16).

   b) Mais que uma Demagogia: v.3 e 8b, 9

“E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos”.

A demagogia se baseia em promessas e sonhos que não passam de palavras. São projetos que nunca saem do papel. Mas o verdadeiro amor de Deus tem atitudes poderosas. Deus não está parado. Seu amor não é inerte, mas Ele veio em nossa direção nos mostrando o seu amor.

2- AMOR que age

As atitudes do amor são marcantes e transformadoras. Mas devemos diferenciar o que o amor não faz e o que verdadeiramente é uma ação que é fruto do amor.

   a) O que o amor não faz: v.4b-6ª

“o amor não arde em ciúmes, não se ufana (envaidece), não se ensoberbece,não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera (irrita), não se ressente do mal”.
Quando agimos com amor não fazemos coisas erradas, nem precipitadas. Com amor na o existe erro, mas a perfeição está ligada ao amor (Colossenses 3.14).

    b) O que o amor faz: v.4ª e 7, 8ª

“O amor é paciente, é benigno; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba”.
Através do amor somos capacitados por Deus para vencer tudo. O amor humano pode ser passageiro, mas o amor Divino jamais terá fim. Então não podemos desistir, quando buscamos o amor que vem de Deus para nos renovar e fortalecer.

3- AMOR que supera

Muitas rupturas e desistências poderiam ser evitadas simplesmente se a pessoa se lembrasse de seus votos de amor. O amor nos ajuda a superar:

    a) O Perfeccionismo: v.10 e 12

“Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido”.
Às vezes exigimos muito das pessoas e nem mesmo somos capazes de fazer o que requeremos. O verdadeiro amor aprende a suportar, perdoar e relevar muitas coisas.

b) O Tempo: v.11

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino”.
Quando amamos verdadeiramente, o nosso sentimento não se desgasta com o tempo, mas é alimentado e reforçado a cada dia, a cada palavra, a cada olhar.

Siga a direção do amor!

CONCLUSÃO 

v.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.

Através desta mensagem você está sendo desafiado a tentar novamente. Começar tudo de novo. Faça diferente. Agora, vá pela direção do amor. Deus nos amou incondicionalmente e mesmo sem merecermos ou ainda nem sabíamos que nos amava (Romanos 5.8).
O Caminho do Amor não é apenas palavras, porque seria apenas ideologia ou demagogia, mas o amor é verdadeiro e puro. O Caminho do amor tem atitudes maravilhosas e não faz coisas ruins, mas busca o que é melhor para o outro. Por isso o amor supera o perfeccionismo e o tempo, podendo vencer os maiores obstáculos com sua força invencível.

Faça tudo com amor!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp