Quando todos dizem não, mas Deus diz SIM

Tema: MOTIVACIONAL

Davi leão urso e ovelhas

I Samuel 17.26-51

Introdução: Em muitas situações de nossas vidas só ouvimos o não como resposta por todos os lados. Muitas pessoas acreditam nesta resposta negativa e desistem de seus sonhos. Mas se você prestar atenção ao que Deus está dizendo verá que o Senhor pode lhe dizer o SIM que você precisa para lutar e vencer.
Foi isso que aconteceu com Davi quando o povo estava sendo afrontado pelo gigante Golias. Todos lhe disseram que não, mas Deus disse que Sim e Davi aceitou a resposta de Deus para sua vida, por isso foi vencedor.

O que fazer quando tudo diz que não?

Vamos refletir sobre os ‘nãos’ que ouvimos e meditar sobre o Sim de Deus para nossas vidas:

1- O Não por parte da FAMÍLIA: v.28,29

O primeiro não que Davi ouviu foi de seu irmão mais velho Eliabe. O irmão mais velho agia como um chefe dos demais irmãos, representando a família. Seu irmão lhe deu a primeira negativa por não acreditar em seu potencial. Eliabe ainda insinuou que Davi estivesse fugindo de seus deveres e que tivesse abandonado as ovelhas de seu pai no deserto para ver a guerra por curiosidade.
A reação de Davi para com sua família e seu irmão, foi apenas de se defender “respondeu Davi: Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta (v.29). Mas ele sabia que não era somente uma pergunta, pois foi insistente até confirmar a situação (v.26 e 30).
Algo semelhante aconteceu quando Davi foi ungido pelo profeta Samuel. Parece que sua família ignorava a sua existência. Não foi apresentado por seu pai junto com seus sete irmãos e somente quando o profeta perguntou que seu pai lhe mandou chamar (I Samuel 16.6-13). No momento em que sua família dizia não, Deus disse que sim.
As lutas na família de Davi não terminam por aí. Mais tarde sua esposa Mical também lhe diz que não poderia adorar a Deus em público (II Samuel 6.16-23), mas Deus dizia que Sim, ele podia ministrar ao Senhor livremente. Depois o seu filho Absalão intentou contra o rei seu pai para lhe tomar o trono (II Samuel 16.1-37), dizendo que não poderia ser rei, mas Deus disse que Sim, Davi seria o rei de Israel.
Se você tem ouvido somente não por parte de sua família, continue servindo ao Senhor e crendo que Deus vai te ungir como ungiu Davi. Não precisa lutar contra sua família, mas apenas ore por eles e confie na resposta do Senhor.
Se sua família diz não, Deus pode dizer que Sim!

2- O Não por parte da SOCIEDADE: v.33-37

O segundo não que Davi ouviu veio por parte do rei Saul. Quando Davi se ofereceu para enfrentar o gigante Golias, o rei Saul lhe disse que era muito jovem para uma luta: “porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade (v.33). A resposta de Davi foi seu testemunho de livramento de suas ovelhas quando eram atacadas por ursos e leões (v.34-37).
Após a insistência de Davi em confrontar o gigante, o rei tentou ajudar lhe dando a sua armadura, mas Davi não aceitou (v.38,39). Isso nos mostra que o não por parte da sociedade também pode vir de outras formas. Muitas vezes tentam nos adaptar aos modelos do mundo ou que façamos as coisas de forma diferente ás orientações do Senhor, além de tentar mudar nossa identidade em que fomos criados por Deus. Por isso Davi assumiu sua identidade pastoril e foi contra o gigante com seu cajado de pastor, sua funda e as pedrinhas lisas do ribeiro (v.40).
Se a sociedade, composta por amigos, companheiros de trabalho, vizinhos e todos mais, olham pra você e dizem que você não consegue derrubar os gigantes que estão diante de Ti, não dê ouvidos. Também não se adapte ás exigências do mundo para fazer tudo como querem (Romanos 12.1,2). Assuma sua identidade simples, mas verdadeira na presença de Deus. Acima de tudo arme-se da presença do Senhor e não com as armas do mundo (Efésias 6.10-17).
Se o mundo diz que não, Deus pode dizer que Sim!

3- O Não por parte do INIMIGO: v.42-47

O terceiro não que Davi ouviu veio do gigante Golias que lhe olhou com desprezo e disse insultos contra sua pessoa e contra seu Deus. Golias amaldiçoou Davi em nome de seus deuses (v.43), mas Davi respondeu com fé ao gigante que iria lutar contra ele “em nome do Senhor dos Exércitos” (v.45). Neste momento Davi coloca Deus a frente desta batalha e recusa o não por parte de seu inimigo, assumindo o Sim vindo de Deus.
Em todo o tempo Davi enfrenta o gigante declarando a honra e louvor ao Senhor seu Deus, dizendo: “Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos e “toda a terra saberá que há Deus em Israel (v.46). Davi ainda declarou: “saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos (v.47). De fato Davi venceu o gigante sem as armas convencionais, pois “prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi (v.50).
O exemplo de Davi nos ensina como devemos lutar contra o inimigo de nossas almas. O verdadeiro e único inimigo de um cristão é o nosso adversário, Satanás e seus demônios, “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.12). Por isso precisamos aprender a lutar espiritualmente e não de forma carnal (II Coríntios 10.4).
Não importa o que o diabo tem feito para te afrontar e te fazer desistir. Persista na presença do Senhor e “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7). A palavra do diabo não tem poder diante da Palavra de Deus que não volta vazia (Isaías 55.11). Não acredite nas mentiras de Satanás contra sua vida (João 8.44), mas firme-se na verdade da Palavra de Deus (João 17.17).
Se o inimigo diz que não, Deus diz que Sim!

Ouça o Sim do Senhor!

CONCLUSÃO

II Coríntios 1.20 “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio”.

As promessas de Deus para sua vida não podem falhar jamais. Em cada uma de suas promessas, Deus nos dá o seu SIM como resposta. Por isso muitas vezes o mundo, o inimigo e até mesmo nossos familiares dizem que não podemos, pois não sabem qual é a vontade de Deus para nossas vidas. Não dê ouvidos aos ‘nãos’ de todos os lados, mas fique atento ao SIM do Senhor para sua vida.

Atenção: Deus está dizendo SIM!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp