A imagem e a semelhança

Tema: VIDA CRISTÃ

passarinho olhando no espelho retrovisor

“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” Gênesis 1.27

Introdução: Desde que a humanidade pecou, está em busca da semelhança que perdeu. Por causa do pecado, o ser humano se diferenciou do seu Criador e se escondeu do Senhor (Gênesis 3.8). Adão foi criado à semelhança de Deus (Gênesis 5.1), mas a partir do pecado passou a gerar filhos à sua imagem e semelhança de pecador (Gênesis 5.3).
Podemos ilustrar esta busca pela imagem e a semelhança, com um passarinho na janela, que se ilude com o reflexo de sua própria imagem no vidro brinca como se houvesse ali um outro passarinho. Pode-se perceber neste comportamento, duas realidades que estão presentes na vida humana: virtual e espiritual. Embora esteja diante de uma imagem de fato, na verdade é apenas algo virtual, não existe outro passarinho ali. Mas por outro lado, também nos ensina sobre o que fazemos, em busca da realidade espiritual, crendo que existe algo além do que vemos.


O que é virtual e o que é espiritual?

Vamos refletir sobre estas duas realidades:

1- A Realidade virtual -busca pela semelhança

Tiago 1.23,24 “Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural, pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência”.

A reação do passarinho na janela bicando o vidro, como se ali estivesse um companheiro/a, se torna para ele uma realidade virtual. Não há outro passarinho ali. Mas ele está em busca de relacionamento. Por isso interage insistentemente. 
A realidade virtual, está em alta nos últimos tempos através da tecnologia da comunicação. Cada vez mais são criados aparelhos que produzem sensações e contatos com pessoas. Mas é apenas algo virtual. A pessoa não está ali. Esta é a busca do ser humano pela semelhança do seu próximo. Uma busca por relacionamentos.
Precisamos tomar cuidado com os excessos nos relacionamentos virtuais, para que não se tornem algo apenas ‘virtual’ e não sejam reais. Isso pode ser percebido, quando as pessoas se comunicam com quem está longe e desprezam (sem perceber) aqueles que estão diante de si. Precisamos amar o nosso próximo porque ele foi criado à imagem e semelhança de Deus, assim como nós (Marcos 12.20,21). Se a tecnologia servir para demonstrar amor realmente, então será bem-vinda.
As pessoas têm necessidade de se relacionar com o próximo e de encontrar alguém semelhante. Esta busca começou desde que o ser humano pecou e cada vez mais se distancia de seu Criador (Isaías 59.2) e também do seu próximo. Por isso as pessoas se agrupam com pessoas com pensamentos em comum para sentirem-se semelhantes a alguém.
Cuidado com relacionamentos virtuais!

2- A realidade espiritual - busca pelo sobrenatural:

I Coríntios 13.4 “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido”.

A insistência do passarinho todos os dias na janela mostra que ele entende mais do que pensamos que possa entender. Ele está em busca de algo ou de alguém. Procura por algo que está além do vidro. Este comportamento pode ilustrar como fazemos também. Somos seres espirituais e sentimos necessidade de buscar a Deus espiritualmente (João 4.24).
Esta busca dentro do ser humano se passa através da realidade espiritual. Quando entendemos que precisamos buscar a Deus e voltar à semelhança perdida com o Criador (Romanos 3.23). Enquanto estamos nesta terra, podemos visualizar apenas um reflexo do que Deus tem para nós nos céus (Salmos 27.13), mas quando chegarmos a glória, veremos nitidamente (I Coríntios 2.9).
A nossa vida espiritual precisa ser alimentada e nutrida com a Palavra de Deus, além de exercícios como a oração, louvor e jejum. Isso deve ser feito constantemente e com certo esforço (Mateus 11.22). Quanto menos uma pessoa se alimenta, mais se enfraquece. Um dos primeiros sintomas de uma enfermidade é a falta de apetite. O pecado faz a pessoa não desejar mais se alimentar espiritualmente.
O retorno à semelhança com o Criador, seria impossível para a humanidade, mas Deus enviou Jesus para vir e ser semelhante ao ser humano (João 3.16). Cristo revelou a presença de Deus para que aprendamos a viver como Ele e encontrar o caminho do retorno à semelhança.
Alimente sua vida espiritual!

Você é a imagem e semelhança de Deus!

CONCLUSÃO

II Coríntios 3.18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

Estamos como um passarinho bicando no vidro da janela, procurando alguém para nos relacionar através da realidade virtual e na constante busca pela semelhança através da realidade espiritual.
Assim como as pessoas, se tornam mais parecidas através de um relacionamento próximo, também precisamos nos aproximar de Deus para aprender com o Senhor e buscar o retorno à semelhança que nos criou.

Leia também o estudo: COM QUEM VOCÊ SE PARECE?

Procure ser semelhante a Jesus!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp