Os quatro cavaleiros do Apocalipse

Tema: APOCALIPSE  

quatro cavaleiros do apocalipse

Apocalipse 6.1-8

Introdução: Os quatro primeiros selos revelados no Apocalipse, são representados por quatro cavaleiros com suas mensagens a respeito do fim. Os cavalos eram o meio de transporte mais veloz da época. Os cavaleiros tinham a missão de levar as notícias do império em todos os lugares.
O sentido da mensagem dos cavaleiros é que as ordens do Rei devem acontecer rápido. Existe urgência que o anúncio do Rei seja espalhado por toda a terra. Mas somente após a ordem de um dos querubins dizendo: “Vem!” (Apocalipse 6.1,3,5 e 7), os cavaleiros podem sair. Ao abrir dos quatro selos saem os quatro cavaleiros.


Quais são os quatro cavaleiros do Apocalipse?

Vamos refletir sobre estes quatro cavaleiros e o sentido de sua mensagem:

1° Selo Cavalo Branco

Apocalipse 6.1,2 “Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem! Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer”.

Ao abrir o primeiro selo, um dos quatro seres viventes diz: “vem” (v.1) e surge um cavalo branco com seu cavaleiro, que recebe uma coroa e tem um arco na mão. Sua postura é de alguém disposto a lutar, pois “saiu vencendo e para vencer” (v.2).
O cavalo branco era usado por generais e pessoas de grande autoridade. Um símbolo de paz. Mas este cavaleiro tem um arco na mão, porém sem flecha (v.2). Recebe uma coroa porque não era rei.
Seria um falso Cristo? (Marcos 13.5,6). Quem este cavaleiro está querendo parecer? Para responder a esta pergunta, precisamos ler sobre o momento da volta de Jesus:
Apocalipse 19.11-16
“Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça’. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”.

Quando Jesus vier em sua Glória, aparecerá sobre um cavalo branco, mas com muitos diademas, ou seja, coroas na cabeça, porque é o Rei dos reis e já com a espada de dois gumes na mão (Hebreus 4.12). O verdadeiro cavaleiro branco é Jesus vindo em sua Glória.

Daniel 9.27
“Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele”.

Jesus avisou que viviam falsos cristos e falsos profetas (Marcos 13.22), mas o anticristo virá tentando enganar as pessoas, por isso no capítulo 6 de Apocalipse aprece este cavaleiro branco, antes da vinda de Jesus iludindo a todos fazendo-se parecer com Cristo.
Sabemos que “vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido” (I João 2.18). O ambiente para o surgimento do anticristo está sendo preparado com falsas promessas de paz (Jeremias 13.10). Por exemplo, a ONU – Organização das Nações Unidas e a UNISUL – União das Nações Sul Americanas, procuram trazer uma paz que somente Deus poderá dar. O problema aqui é que se houver um governo mundial, será preciso levantar um líder para dominar todo o mundo.
O cavalo branco significa o engano com a união das nações!

2º Selo – Cavalo Vermelho

Apocalipse 6.3,4 “Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada”.

Ao abrir o primeiro selo, um dos quatro seres viventes diz: “vem” (v.3) e surge um cavalo vermelho, e o seu cavaleiro recebe uma espada e a ordem de tirar a paz da terra para que as pessoas matassem umas às outras (v.4).
O cavalo vermelho anuncia guerra e derramamento de sangue. São “guerras e rumores de guerras” (Marcos 13.7). A partir deste momento a batalha está declarada. Um tempo de perseguição e angústia chamado por Jesus de “o princípio das dores” (Marcos 13.8).
Isso já está acontecendo como Jesus anunciou que e “se levantará nação contra nação, e reino, contra reino” (Mateus 24.7). Nação significa o povo e representa as guerras civis que dividem os grupos em conflitos sociais e coloca a nação contra si mesma. Reino significa o governo político e as guerras entre países diferentes. Além disso a violência urbana tem travado uma verdadeira guerra que mata milhares de pessoas.
O Cavalo Vermelho significa guerras e rumores de guerras!

3º Selo – Cavalo Preto

Apocalipse 6.5,6 “Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho”.

Ao abrir o terceiro selo, um dos quatro seres viventes diz: “vem” (v.5) e surge um cavalo vermelho e o seu cavaleiro tinha uma balança na mão declarando que uma medida (referente à quantia necessária para uma pessoa) de trigo ou cevada seria vendida por um denário (valor correspondente ao trabalho de um dia), o que representa a falta de alimentos na terra (v.6).
O cavalo preto anunciou fome e falta de alimentos na terra. Isso pode significar a má distribuição de renda e a falta de alimentos causada por problemas na agricultura, desde o plantio insuficiente até perda de lavouras por problemas climáticos.
Sobe para 108 milhões em 2016, número de pessoas afetadas pela fome no mundo, segundo o relatório da ONU1. Estimativas apontam que o número de habitantes chegue a 10 bilhões em 2025 e 15 bilhões em 21002. Segundo estudiosos, máximo que o planeta pode suportar seria entre 8 e 10 bilhões de pessoas com produção de alimentos suficiente para todos.
Quando o texto diz: “não danifiques o azeite e o vinho” (Apocalipse 6.6), traz uma profecia sobre os alimentos modificados e misturados que trazem doenças, além de má alimentação. Também pode representar a fome espiritual dos últimos dias, pois onde falta azeite/unção e vinho/comunhão as pessoas não recebem a Palavra de Deus (Amós 8.11).
O Cavalo Preto significa a fome e falta de alimentos!

4º Selo – Cavalo Amarelo

Apocalipse 6.7,8 “Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra”.

Ao abrir o quarto selo, um dos quatro seres viventes diz: “vem” (v.7) e surge um cavalo amarelo e o seu cavaleiro é chamado de Morte, sendo seguido pelo inferno e trazendo morte sobre a quarta parte da terra por meio de doenças e feras (v.8).
No original grego a palavra que aparece para amarelo é χλωρός (chlōros) que pode ser traduzido por pálido ou verde. Por isso algumas traduções diferenciam, contudo, a melhor descrição seria a cor pálida 4.
O cavalo amarelo significa a morte por doenças e epidemias. Isso está acontecendo devido ao surgimento de superbactérias e vírus resistentes aos medicamentos conhecidos que causam grandes danos à população mundial. Mesmo com o avanço da medicina, várias epidemias consideradas controladas estão voltando com força maior.
Quando o texto fala de ‘feras’ podemos lembrar dos animais extintos, mas até mesmo um pequenino mosquito hoje está ferindo e matando milhares de pessoas com vírus diferentes como o aedes egypt, que transmite várias doenças e tem matado muitas pessoas.
O Cavaleiro Amarelo significa doenças e epidemias!

Os quatro cavaleiros anunciam o fim!

CONCLUSÃO

Os quatro cavaleiros anunciam uma sequência de fatos. Cada cavaleiro traz um anúncio sobre o fim que se aproxima, agindo rapidamente.
Estes cavaleiros já estão marchando sobre a terra? Você está preparado? O propósito desta mensagem é despertar a Igreja para a volta do Senhor Jesus para revelar a mensagem do Apocalipse e preparar o povo de Deus.

Jesus está voltando, prepare-se!

______________________________
1 Revista Isto É online: http://istoe.com.br/onu-numero-de-pessoas-que-passam-fome-no-mundo-sobe-para-108-milhoes/
2 Revista Isto É online: http://istoe.com.br/172295_UM+MUNDO+7+BILHOES+DE+PESSOAS/
3 Jornal de todos os Brasis online: http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/planeta-suporta-10-bilhoes-de-humanos
4  STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2460. Verbete 5515.


ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp