O "ainda não" de Deus

Tema: SABEDORIA  

pregação amor ao próximo bom samaritano

“Disse-lhes, pois, Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente” João 7.6

Introdução: Quando não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas ou não conseguimos discernir a vontade de Deus.
   Deus reponde nossas orações com um 'sim', um 'não' ou 'ainda não', que é 'espera'. A expressão oupó (οὔπω)1 que significa uma  negativa temporária, aparece 11 vezes no evangelho de João sendo dita por Jesus ou referindo-se ao Mestre.
Quando não entendemos o que está acontecendo em nosso tempo ficamos confusos, mas Deus que é o dono do tempo pode esclarecer tudo no momento certo.


Quando Deus diz: ‘ainda não’?


Vamos refletir sobre esta expressão e seu significado através das palavras e atos de Jesus:

1- Quando AINDA NÃO entendemos o que Deus faz

Tudo o que Deus faz é perfeito (Gênesis 1.25), mas nós não conseguimos entender o que Deus está fazendo.

João 13.7 “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás”.
Jesus estava lavando os pés dos discípulos e Pedro não entendeu o que se tratava, por isso ficou resistente até Jesus deixar claro para ele que realmente era necessário (João 13.1-9). Jesus sabia a sua hora certa para cada coisa (João 8.20). No momento certo Jesus revelaria sua glória (João 7.39), subindo para o céu (João 20.17 e Atos 1.9).

João 11.30 “pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele”.
Quando Jesus foi chamado para ver Lázaro doente, parecia que demorava e teria chegado tarde demais (João 11.17 e 39). Já estava perto do túmulo e Jesus ainda fez mais uma parada (João 11.30), que parecia demorado. Mas na verdade Jesus sabia o tempo certo para realizar aquele milagre. Se apenas curasse Lázaro seria um milagre comum diante dos outros que realizava (João 11.37), mas queria mostrar a glória de Deus (João 11.40).
Se você ainda não entende o que Deus faz, apenas obedeça!

2- Quando AINDA NÃO entendemos o que Deus fala

Deus sempre fala conosco (Hebreus 1.1-3), mas nós muitas vezes não conseguimos ouvir sua voz (Isaías 59.2).

João 16.12 “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”.
Quando Jesus disse para Maria sua mãe: “ainda não é chegada a minha hora” (João 2.4), provavelmente ela não entendeu, mas certamente “sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração” (Lucas 2.19 e 51). Várias vezes, Jesus também disse para os discípulos que seu tempo ainda não estava cumprido (João 7.8, 30, 39).

João 6.17 “E, tomando um barco, passaram para o outro lado, rumo a Cafarnaum. Já se fazia escuro, e Jesus ainda não viera ter com eles”.
Jesus havia mandado os discípulos ir de barco à sua frente prometendo alcançá-los em seguida (Mateus 14.22 e Marcos 6.45). Na hora eles foram e não pensaram como Jesus iria ao seu encontro. Mas Jesus foi andando sobre as águas e os salvou de uma grande tempestade com apenas uma palavra (João 6.16-21).
Se você ainda não entende o que Deus faz, apenas creia!

Compreenda o ‘ainda não’ de Deus!

CONCLUSÃO

I João 3.2 “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”.
Tudo o que Jesus falou e fez tinha um propósito que seus seguidores só entenderam claramente após sua ressurreição e o Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado para ensinar e lembrar as palavras de Cristo (João 14.26).
Devemos crer que “Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas” (Hebreus 2.8). Somente Deus pode nos dar esta confiança e tranquilidade enquanto esperamos pacientemente no Senhor (Salmos 40.1).
Deus diz “ainda não” porque está preparando nossas vidas para receber tudo o que conquistou para nós.

Espere e confie no “ainda não” de Deus!

______________________________

STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbete 3768, página 2329.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp