O Pão da Paz

Tema: GRATIDÃO    

pessoa partindo pão

“Eu sou o pão da vida” João 6.48

Introdução: Jesus é o Pão vivo que veio de Deus para nos alimentar. A única coisa que satisfaz plenamente o ser humano é a Graça de Deus (II Coríntios 12.10). Por isso, ao comermos um simples pedaço de pão, podemos lembrar-nos do grandioso amor de Deus ao nos suprir alimento (Mateus 6.11).
Observação: este estudo bíblico é uma pregação dinâmica onde fazemos uma massa de pão muito fácil e comparamos os elementos com lições para nossas vidas. Esta atividade é ideal para um culto de gratidão onde cada um pode participar levando algum ingrediente. O propósito é ministrar sobre a simplicidade do evangelho (II Coríntios 11.3) e a união entre as pessoas (Salmos 133.1).


Como é o Pão da Paz?

Vamos fazer a receita de pão simples e aprender sobre o Pão da Paz:

1- TRIGO – Palavra de Deus

Coloque 1 kg trigo em uma vasilha.

Mateus 4.4 “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.

Assim como o trigo é a base para a massa do pão, a Palavra de Deus é o que nos alimenta e sustenta nossas vidas espiritualmente. Sem o trigo não há pão e sem a Palavra de Deus, o cristão não consegue ter fé (Romanos 10.17).
A Palavra de Deus é o trigo que nos alimenta!

2- FERMENTO– Amor

Misture bem 20 gramas de fermento.

Gálatas 5.9 “Um pouco de fermento leveda toda a massa”.

O amor do mundo se desgasta e diminui com o tempo, mas o verdadeiro amor que vem de Deus “jamais acaba” (I Coríntios 13.8), por isso, pode ser comparado ao fermento, que cresce, como o amor de Deus que aumenta cada vez mais em nossos corações.
O Amor de Deus é como o fermento que cresce!

3- SAL – Testemunho

Acrescente 1 colher rasa de sal e misture.

Mateus 5.13 “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor?”

A função do sal no pão é para conservar a massa e dar um sabor equilibrado. O sal simboliza o testemunho cristão. A nossa palavra deve ser “temperada com sal” (Colossenses 4.6) e nossas atitudes precisam dar testemunho de uma vida transformada por Deus (Atos 1.8).
O Testemunho de vida é como o Sal que conserva!

4- AÇÚCAR– Alegria

Acrescente 2 colheres de açúcar e misture.

Salmos 100.2 “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”.

O açúcar traz um sabor adocicado e prazeroso ao pão. A alegria que recebemos de Deus é o que nos fortalece (Neemias 8.10). O Espírito Santo frutifica esta alegria no coração de quem serve a Deus (Gálatas 5.22). Mesmo diante das lutas, o cristão recebe a alegria de Deus para vencer (Salmos 126.5,6).
A Alegria é como Açúcar que traz sabor à vida!

5- MANTEIGA – Mansidão

Acrescente 2 colheres de manteiga ou margarina e misture.

Mateus 5.5 “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.

A manteiga ajuda no sabor e umedece a massa com sua gordura agradável. A maciez da manteiga nos lembra da mansidão necessária ao cristão para superar as dificuldades da vida. Precisamos aprender com Jesus como ser mansos e humildes (Mateus 11.29).
A Mansidão é como Manteiga que traz equilíbrio!

6- OVOS – Virtude

Acrescente 2 ovos e misture tudo bastante.

II Pedro 1.5 “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento”.

Os ovos são responsáveis pela maciez da massa depois de pronta e principalmente por trazer proteína ao pão. Assim como os ovos têm a virtude de ter vida em si, do mesmo modo devemos ser virtuosos em nossos sentimentos e ações. A virtude apresenta qualidades Divinas que aprendemos com Jesus.
A Virtude é como ovos que têm vida!

7- ÁGUA QUENTE – Fervor

Derrame aproximadamente ½ litro de água quente aos poucos até ver que a massa está úmida. Provavelmente não será preciso usar toda a água.

Romanos 12.11 “No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”.

A água quente escalda a massa para que cresça mais ainda e tudo fique bem misturado. Esta água quente nos ensina sobre o fervor que o cristão deve ter em sua vida espiritual (Apocalipse 3.15,16). A forma de derramar a água quente aos poucos também nos ensina sobre a constância que devemos ter em nossa fé.
O Fervor é como Água Quente que incendeia nossos corações!

8- SOVAR – Trabalho

Sove bem a massa até igualar.

Salmos 128.2 “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem”.

A massa do pão precisa ser sovada. Quanto mais amassado for, mais macio e saboroso o pão ficará. O esforço para amassar o pão representa o trabalho e dedicação que precisamos em nossas vidas para alcançar nossos sonhos (Salmos 37.3). Muitas vezes somos amassados por Deus e moldados pelo Senhor (Jeremias 18.1-8).
Dica: leve álcool gel para que todos lavem as mãos e o pão possa ser amassado com ajuda dos participantes.
O Trabalho é como Sovar o pão!

9- DESCANSAR – Paciência

Deixe a massa descansar por no mínimo 30 min. O período ideal é cerca de uma hora ou mais.

Romanos 15.5 “Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus”.

Após bem amassada, a massa do pão precisa descansar, enquanto isso ela cresce e fermente. Também precisamos aprender a descansar no Senhor e saber que durante a nossa espera estamos crescendo na presença do Senhor (Salmos 40.1).
O Descanso é um tempo de Paciência!

10- ASSAR – Oração

Unte a forma e leve a massa ao forno preaquecido por 40 min cerca de 180 graus.

Romanos 12.12 “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes”.

O forno é onde a massa se torna o pão. O fogo é um símbolo de provações (Isaías 43.2) e também da presença do Espírito Santo (Mateus 3.11). Quando passamos por lutas estamos sendo forjados no fogo por Deus e quando recebemos o Espírito Santo somos preparados pelo Senhor.
O Forno representa o fogo de Deus!

11- COMER – Compartilhar

Vamos dividir o pão entre os irmãos.

Atos 2.46 “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”.

A última etapa é compartilhar este pão para comer juntos. Este pão não pode ser comido sozinho. O sabor do Pão da Vida é de unidade e amor uns aos outros. Um momento de comunhão com o próximo.
Comer o Pão da Paz é uma oportunidade de Compartilhar!

Jesus é o Pão da Paz!

CONCLUSÃO

João 6.35 “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede”.

Quando experimentamos o Pão da Paz que é Jesus, somos fortalecidos por Deus para a caminhada da vida (I Reis 19.8). Busque saciar sua vida na presença de Deus e viva em paz. Muitas pessoas estão famintas espiritualmente e precisam conhecer a Jesus.

Experimente o Pão da Paz! 


______________________________

Revista Voz Missionária. Edição Novembro/Dezembro 2010.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp