Minha vida nas mãos de Deus

Tema: CONFIANÇA 


“veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR”. 
Ezequiel 1.3

Introdução: Se a sua vida estivesse nas mãos de um chefe, um político, um médico ou qualquer pessoa, certamente você se sentiria em dúvida sobre o seu futuro, mas quando coloca sua vida nas mãos do Senhor, tem a certeza de que nenhum mal pode te atingir.
Ezequiel se refere à “mão do Senhor” 35 vezes em seu livro. Esta expressão era uma marca da certeza de que sua vida realmente estava nas mãos de Deus. Os momentos mais marcantes da vida do profeta Ezequiel são marcados pelo agir da mão do Senhor. Desde o seu chamado até cada ato de seu ministério profético são dirigidos pela mão de Deus sobre a vida de Ezequiel.


Como é estar na mão de Deus?

Vamos refletir sobre o que a mão de Deus faz, descrito no livro de Ezequiel:

1- A mão de Deus SUSTENTA

Ezequiel 3.14 “Então, o Espírito me levantou e me levou; eu fui amargurado na excitação do meu espírito; mas a mão do SENHOR se fez muito forte sobre mim”.
A força do profeta Ezequiel não estava em suas próprias mãos, mas era a mão do próprio Deus quem o sustentava. Ele sabia de suas fraquezas, por isso confiava na mão de Deus que é “muito forte” (Ezequiel 3.14).
Se você se sente fraco diante das dificuldades da vida e não consegue segurar firme, parecendo que tudo escapa de suas mãos fragilizadas pelas feridas, então creia que a mão do Senhor vai te sustentar e não de deixará caído, pois “o Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair não ficará prostrado porque o Senhor o segura pela mão” (Salmos 37.23,24).
A mão de Deus sustenta você!

2- A mão do Senhor LEVANTA

Ezequiel 3.22 “A mão do SENHOR veio sobre mim, e ele me disse: Levanta-te e sai para o vale, onde falarei contigo”.
Ezequiel foi levantado pela mão de Deus, que o ergueu como profeta e o mandou ficar de pé para servir ao Senhor. Em outro momento Ezequiel foi erguido e “estendeu ela dali uma semelhança de mão e me tomou pelos cachos da cabeça; o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me levou a Jerusalém em visões de Deus” (Ezequiel 8.3). Parece que Deus pega Ezequiel pelos cabelos e o tira rapidamente de onde estava.
Deus nos levanta por suas mãos para nos erguer diante de situações que tentam nos oprimir ou nos derrubar. Somos chamados para ficar de pé diante do Senhor para servi-lo em sua obra. Saiba que Deus te erguerá para estar mais alto na presença do Senhor “nas regiões celestiais” (Efésios 2.6).
A mão do Senhor te levantará!

3- A mão do Senhor PROTEGE

Ezequiel 13.9 Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras; não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR Deus”.
A expressão “mão contra” também se repete várias vezes, no sentido de que Deus defende seus filhos de todos os inimigos e perigos (Ezequiel 14.9,13; 16.27; 25.7.13,16; 35.3). Ezequiel foi perseguido muitas vezes, mas foi protegido pela mão de Deus sobre sua vida.
Se você estiver nas mãos do Senhor, nenhum mal poderá te atingir, mas se alguma coisa tentar te tocar saberá que “horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10.31). Não tenha medo de nada nem ninguém e entregue sua vida totalmente nas mãos do Senhor.
A mão de Deus te protege!

4- A mão do Senhor LIVRA

Ezequiel 20.33,34 “Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, com mão poderosa, com braço estendido e derramado furor, hei de reinar sobre vós. Tirar-vos-ei dentre os povos e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, com braço estendido e derramado furor”.
Ezequiel recebeu a promessa de que o povo seria libertado do cativeiro babilônico, mas Deus deixou claro que seriam salvos através da mão de Deus e não de nenhum homem, para que não pensassem que teria sido algum líder que os tivesse libertado e sim que o próprio Deus os livrou com sua mão poderosa.
Não conseguimos ver as mãos do Senhor de tão grandes que são, pois criou os céus e a terra (Gênesis 1.1), por isso não conseguimos perceber tantos livramentos que Deus nos dá e nem sabemos. Em todo tempo Deus está nos livrando de perigos e até mesmo quando sofremos algo, podemos entender que Deus permite para mostrar seu poder.
A mão do Senhor te dá livramento!

5- A mão do Senhor PROMETE

Ezequiel 20.42 “Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu vos der entrada na terra de Israel, na terra que, levantando a mão, jurei dar a vossos pais”.
Ezequiel recebeu das mãos do Senhor um livro com as promessas Divinas que ele deveria se alimentar como sustento para sua vida (Ezequiel 2.9). Em vários momentos, Deus se revela a Ezequiel com as mãos estendidas ou levantadas como sinal de promessa ou garantia dizendo: ‘jurei’ (Ezequiel 20.5,6,15,23,28; 36.7; 44.12; 47.14). Este era um costume dos reis e líderes antigos, fazer declarações com as mãos levantadas em sinal de autoridade.
Quando Deus levanta suas mãos sobre sua vida nada pode impedir o agir do Senhor em seu viver, pois “ninguém há que possa livrar alguém das minhas mãos, agindo eu quem impedirá?” (Isaías 43.13). Tudo o que você precisa não vem das mãos do homem e sim das mãos do Senhor e na hora certa o Senhor te entregará.
A mão do Senhor derrama promessas sobre você!

6- A mão do Senhor CONDUZ

Ezequiel 37.1 “Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos”.
A mão de Deus conduzia Ezequiel e o levava para onde o Senhor queria que estivesse como profeta (Ezequiel 40.1). Em vários momentos Ezequiel foi levado a lugares difíceis ou perigosos, mas sabia que não estava ali por acaso e sim conduzido pelas mãos de Deus.
Olhe para as mãos de Deus e siga a direção que Deus dá para sua vida, “como os olhos dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores e os olhos da serva na mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no Senhor nosso Deus até que se compadeça de nós” (Salmos 123.2). Não tome decisões sem a certeza de que será conduzido pela mão do Senhor por onde estiver. Qualquer lugar que você estiver debaixo das mãos de Deus será abençoado e qualquer coisa que não vier das mãos do Senhor não será bom para sua vida.
A mão do Senhor conduz a sua vida!

7- A mão do Senhor PESA

Ezequiel 39.21 “Manifestarei a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas tiver descarregado”.
A ira de Deus se manifesta quando sua mão pesa para corrigir erros de forma que mostre sua justiça (Ezequiel 6.14). A mão do Senhor é tão pesada, que o Senhor Deus disse: “detive a mão e o fiz por amor do meu nome” (Ezequiel 20.22), pois se pesar sua mão, não há quem possa suportar. Com seu amor, Deus sabe usar a força de sua mão para cuidar de nossas vidas, mas também age com força para vencer o mal (Romanos 11.22).
O próprio Ezequiel declara que sentiu o peso da mão de Deus ao dizer que “a mão do SENHOR Deus caiu sobre mim” (Ezequiel 8.1), o que demonstra sentir algo pesado quando a mão do Senhor vinha sobre ele. Mas isso era para saber sobre a força das mãos Divinas que o seguravam com amor, por isso ele conseguia suportar.
A mão do Senhor é pesada contra o mal!

Sua vida está nas mãos de Deus!

CONCLUSÃO
Ezequiel 33.22 “Ora, a mão do SENHOR estivera sobre mim pela tarde, antes que viesse o que tinha escapado; abrira-se-me a boca antes de, pela manhã, vir ter comigo o tal homem; e, uma vez aberta, já não fiquei em silêncio”.
A vida do profeta Ezequiel foi marcada pela mão de Deus que o sustentou, levantou, protegeu, livrou, prometeu, conduziu e pesou. Sem a mão do Senhor Ezequiel não seria ninguém, mas com a mão de Deus sobre si, se tornou um grande profeta. Por isso não tinha medo de falar, pois sabia que ao dizer o que Deus mandava logo sua mão agiria cumprindo a sua Palavra.
Creia que a mão de Deus está sobre sua vida para te sustentar quando estiver fraco, levantar quando cair, proteger de todo mal, livrar dos perigos, prometer suas bênçãos, conduzir seu caminho e pesar contra tudo que não for de Deus.

Entregue sua vida nas mãos do Senhor!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp