Monte Carmelo - Lugar de Vitória

Tema: GEOGRAFIA BÍBLICA  

monte carmelo

“Agora, pois, manda ajuntar a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel” (I Reis 18.19). 


Altitude: 575m*
Carmelo significa jardim ou campo fértil. Pertencia a Nabal, esposo de Abgail, que após a morte do marido se casou com o rei Davi (I Samuel 25.1-40). Fica mais ao oeste da Terra Santa, próximo ao Mar Mediterrâneo. 1


O que o Monte Carmelo nos ensina?

Vamos refletir sobre a importância do Carmelo na Palavra de Deus:

1) Significado Histórico do Carmelo

O fato que marcou o Monte Carmelo foi quando o profeta Elias enfrentou os falsos profetas de Baal e o fogo caiu do céu (I Reis 18.38). Um grande combate entre um único servo de Deus e centenas de pessoas impiedosas, onde Deus interviu poderosamente (I Reis 18.16-46). 2

2) Significado Profético do Carmelo

O Monte Carmelo tem um sentido profético porque foi onde Deus mandou o fogo cair do céu. Um lugar onde a mentira dos falsos profetas de Baal foi desmascarada (I Reis 18.26-29). Baal era um ídolo de Canaã, considerado um jovem deus da tempestade 3. Mas este chamado ‘deus da tempestade’ não foi capaz de fazer cair um pingo de chuva em meio a uma grande seca (I Reis 18.1-6). Já o Deus de Elias mandou fogo cair do céu e logo em seguida um grande temporal (I Reis 18.41-45).

3) Significado Espiritual do Carmelo

O Monte Carmelo nos ensina que Deus responde as nossas orações (Marcos 11.22). Também nos mostra que a verdade de Deus prevalece sobre toda a mentira do diabo (João 8.40-44). Precisamos oferecer a Deus um sacrifício santo e puro de todo o nosso coração, pois do contrário, Deus não aceita a religiosidade e idolatria, mas um culto espiritual e verdadeiro (Romanos 12.1,2).

Conclusão

Por muito tempo Elias suportava a perseguição do rei Acaba e sua esposa perversa, a rainha Jezabel, até que um dia os enfrentou sozinho, visto que foi o único profeta que sobreviveu (I Reis 18.22). Finalmente Elias não suportou mais tanta mentira e maldade e os confrontou no poder e autoridade de Deus. Isso nos mostra que precisamos lutar contra a injustiça e clamar a unção de Deus que nos capacita para vencer. Se você tem sofrido como Elias, creia que Deus te fortalecerá para ser vencedor para a glória do Senhor.

Quanto maior a batalha, maior será a vitória.

__________________________________________

Bibliografia

1 DOWLEY, Tim. Pequeno Atlas Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. Página 11.
2 LAWRENCE, Paul. Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil- SBB, 2013. Páginas 127, 134, 135.
3 Bíblia de Estudo Arqueológica NVI. São Paulo: Editora Vida, 2013. Página 1604 e 1679.

* Número aproximado, visto que as fontes divergem.

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.



montes da Bíblia

E-book: Montes Sagrados: Montanhas da Bíblia 

Um estudo sobre os montes citados na Palavra de Deus, a partir de uma viagem à Terra Santa e pelo estudo a respeito destes lugares consagrados. As montanhas têm um sentido de grandeza e os homens de Deus sempre fizeram orações em montes. O próprio Senhor Jesus subia os montes para orar. Aprenda mais sobre estes lugares da Palavra de Deus através desta mensagem.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp