Como servir a Deus?

Tema: CHAMADO  

pregação missionária

Lucas 10.1-12

-Introdução: Jesus enviou os seus discípulos para cumprir o seu chamado de ganhar vidas. O número de seguidores havia subido para setenta. Então o Mestre organizou em duplas enviando-os para pregar a Palavra de Deus. Mas antes de saírem Jesus ensinou várias coisas que aconteceriam pelo caminho. Este ensinamento serviu de orientação para as dificuldades que os discípulos enfrentariam.

Como fazer a obra de Deus?

Vamos aprender com as palavras de Jesus alguns requisitos para cumprir o chamado e servir ao Senhor:

1- Para servir a Deus é preciso MATURIDADE: Lucas 10.1-4

A maturidade cristã é a primeira coisa que devemos buscar para servir a Deus. Muitas pessoas não cumprem seu chamado porque estão vivendo de forma infantil e só querem receber. Jesus enviou os seus discípulos para ir adiante porque acreditava que estariam maduros para isso e lhes confiou esta tarefa (v.3).

Uma pessoa madura espiritualmente compreende:
 a) A seriedade da tarefa confiada: v.1.
 b) As limitações para cumprir o chamado: v.2
 c) As dificuldades que serão encontradas: v.3
 d) Deus supre todas as necessidades: v.4

Quando uma pessoa amadurece, está pronta para enfrentar desafios sem sofrer por isso. Sabe da importância de seu papel e da responsabilidade que assume para com Deus. Também reconhece que por seus méritos é incapaz de cumprir o que Deus manda. Está ciente de que vai encontrar obstáculos e isso não lhe impede de prosseguir. Além de tudo crê que Deus é quem vai suprir cada uma das suas necessidades.
Busque maturidade espiritual!

2- Para servir a Deus é preciso PODER: Lucas 10.5,6 e 9

O poder do Espírito Santo é que nos capacita para cumprir o chamado que recebemos. Sem o poder de Deus não conseguimos realizar a obra do Senhor. Jesus prometeu enviar o seu Espírito para nos capacitar a cumprir o chamado (Atos 1.8).

O poder de Deus nos fortalece para:
a) Declarar palavras de paz onde formos: v.5
b) Estar em paz com Deus acima de tudo: v.6
c) Ministrar cura aos enfermos e ver milagres: v.9ª
d) Pregar a Palavra de Deus com autoridade: v.9b

Para servir a Deus precisamos buscar este poder de Deus que nos faz anunciar a paz do Senhor e nada pode tirar a nossa paz espiritual. Através do poder de Deus podemos viver milagres a cada dia e pregar a Palavra do Senhor com a unção do Espírito Santo.
Busque o poder de Deus!

3- Para servir a Deus é preciso POSTURA: Lucas 10.7,8 e 10 a 12

A postura de uma pessoa demonstra suas decisões e sua disposição para o que faz. Uma pessoa indisposta não tem postura para reagir ou trabalhar. Quando o cristão assume uma postura de servo e aceita o desafio de cumprir seu chamado, então consegue perseverar no serviço cristão.

A postura de um servo de Deus deve ser:
a) Perseverança diante dos desafios e necessidades: v.7
b) Humildade para aceitas as condições possíveis: v.8
c) Autoridade para rejeitar todo mal: v.10,11
d) Confiança no Deus que nos enviou: v.12

Quando assumimos nosso papel na obra de Deus devemos saber que nossa postura deve ser de servos dispostos a cumprir o chamado que recebemos. Esta posição é indispensável para as atitudes e reações que teremos a partir de então. Tomar uma postura é decidir viver de acordo com que nos propomos.
Tome uma postura diante de Deus!

Faça a obra de Deus!

CONCLUSÃO

Jesus está te chamando para fazer sua obra na terra. Somos o Corpo de Cristo e devemos fazer a sua vontade (I Coríntios 12.27). Mas se a pessoa for imatura não vai conseguir enfrentas as dificuldades. Sem o poder de Deus é impossível exercer o chamado. Se hão houver uma postura ou posicionamento a pessoa fica indecisa e nada acontece. Por isso o Senhor nos chama a buscar este amadurecimento, aprender a depender do poder de Deus e tomar posturas que nos ensinem uma vida cheia de unção.

Deus conta com você!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp