A vinda do Filho do Homem

Tema: VOLTA DE JESUS   

volta de Jesus

Mateus 24.27-31

Introdução: A expressão “filho do homem” (v. 27 e 30) aparece 185 vezes na Bíblia. Na maioria das vezes tem o sentido literal de: filho de Adão (ben adam – ם֙דָאָ ןבֶּ no AT e huios tou anthropou - υἱός τοῦ ἀνθρώπου no NT) 1. 

Filho do homem significa:

o ser humano em geral referindo-se à humanidade (Jó 16.21Salmos 8.4 e 144.3Isaías 5.12);
uma pessoa específica, como por exemplo o profeta Ezequiel que foi chamado de “filho do homem” 93 vezes (Ezequiel 2.1);
- a pessoa de Jesus, o profeta Daniel se referiu em sua profecia sobre o Messias como “filho do homem”em uma teofania que é uma aparição Divina em figura humana (Daniel 7.13 e 10.16) e o próprio Jesus se apresentou com este título nos evangelhos (Mateus 24.27, 30; Marcos 14.21; Lucas 17,22; João 2.13,14). Estêvão em sua morte vê Jesus “e disse: Eis que vejo os céus abertos e o filho do homem, em pé à destra de Deus” (Atos 7.56). No Apocalipse Jesus também é chamado de Filho do homem (Apocalipse 1.13 e 14.14).

O propósito desta expressão é declarar a humanidade de Jesus, que embora seja Divino, também é homem. Jesus é chamado de Filho do homem porque é comparado a Adão, criado diretamente por Deus, mas sem pecado para viver eternamente (I Coríntios 15.45). O Messias vem cumprir todo o propósito de Deus para a humanidade e viver para Deus. 2
Jesus assume esta figura do Filho do Homem para cumprir as profecias e anunciar sua volta depois que fosse morto e ressuscitasse subindo ao céu de onde voltará (Marcos 14.62). Em seu sermão profético, também chamado de Apocalipse de Jesus, o Senhor Jesus usa muito a expressão Filho do Homem para falar de sua volta (Mateus 24; Marcos 13; Lucas 21).

Como será a volta de Jesus?

Vamos entender algumas verdades e desfazer enganos sobre o retorno de Jesus:

1- A volta de Jesus será Repentina

Mateus 24.27 “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. ”

Verdade
Texto
Engano
1- A volta de Jesus será repentina
Mateus 24.27
A volta de Jesus em duas etapas

A vinda de Jesus não será em etapas, sendo em duas etapas,  primeiro arrebatamento e depois sua volta, mas será definitiva e muito rápida.

Este retorno repentino significa:
- Inesperado: Lucas 17.26,27 “Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. ”
A vinda de Jesus surpreenderá a todos, como um trovão que mesmo sabendo haverá nos assusta quando o ouvimos. Jesus compara sua volta com os dias de Noé, que apesar de tantos avisos, as pessoas não se preparam para este momento e foram pegas de surpresa (Lucas 21.34).
- Muito Rápido: I Coríntios 15.52 “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. ”
A volta de Jesus será tão rápida que não haverá chances de mudar os acontecimentos. Como um raio que ao disparar no céu não pode ser contido e como o piscar dos olhos que de tão rápido não pode ser impedido.
Jesus voltará muito rápido!

2- A volta de Jesus será para o Juízo Final

Mateus 24.28 “Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. ”

Verdade
Texto
Engano
2- A volta de Jesus será para o Juízo Final
Mateus 24.28
Juízo Final separado da volta de Jesus

Na segunda vinda de Jesus acontecerá o Juízo Final. Não serão eventos separados, mas a volta de Jesus e o julgamento serão juntos.
Jesus usa um ditado popular semelhante ao que se diz: ‘onde há fumaça tem fogo’ para expressar que o momento será percebido por todas as pessoas. Este ajuntamento de ‘abutres’ simboliza a multidão de pessoas no julgamento final e também o sinal de que a volta de Jesus será para o julgamento.
A comparação com ‘cadáver’ e ‘abutres’, embora pareça pejorativo, na verdade era uma forma de os ouvintes da época entenderem. Quando um pastor perdia uma de suas criações e suspeitava que tivesse sido morto, ao invés de olhar para a terra procurando, devia olhar para o céu e por onde estivessem as aves de rapina poderia encontrar a carcaça. Jesus está sinalizando que devemos olhar para cima e esperar os sinais de sua volta.
Neste momento, todas as pessoas que já viveram em toda a história da humanidade, serão reunidas diante de Deus para o Juízo Final (Mateus 25.31-46 e Apocalipse 20.11-15). Deus é Justo Juiz e não condenará ninguém de maneira injusta, por isso se faz necessário o julgamento.
O Cristo que veio humilde, nasceu em um curral, dormiu numa manjedoura, trabalhou de carpinteiro e morreu na cruz, voltará como o Messias vitorioso e cheio de poder para julgar a humanidade de seus pecados.
Jesus voltará para julgar!

3- A volta de Jesus será após a Grande Tribulação

Mateus 24.29 “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. ”

Verdade
Texto
Engano
3- A volta de Jesus será após a Grande Tribulação
Mateus 24.29
A Grande Tribulação depois da volta de Jesus

Este texto deixa claro que a volta de Jesus será após a Grande Tribulação e não depois como tem sido ensinado por muitos. Marcos confirma isso no sermão profético Jesus (Marcos 13.24). Separar a volta de Jesus da Grande Tribulação é um grande erro, pois seria necessário que voltasse para arrebatar a igreja e depois retornasse após a tribulação para o julgamento.
A presença dos eleitos, que são os salvos, na terra confirma que a Igreja passará pela Grande Tribulação, porque “não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias (Marcos 13.20). O povo de Deus será alvo de todo tipo de tentativa de engano e também de perseguição “pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos (Marcos 13.22). Uma igreja que sabe que precisa ser vigilante, se torna mais lutadora e preparada. Jesus só voltará depois que a igreja pregar o evangelho em todo o mundo (Marcos 13.10).
A Igreja que Jesus vem buscar precisa estar preparada e para isso primeiro terá que suportar tribulação, sabendo que Deus lhe dará livramento (Lucas 21.18). Este período será um tempo de preparação para a Igreja que precisará ser perseverante para vencer (Lucas 21.19). Deus não quer levar uma igreja que não está pronta para lutar e sim uma igreja santa (Efésios 5.27). Por isso a igreja precisa passar pela Grande Tribulação para ser peneirada e preparada para o encontro com Cristo.
Jesus voltará após a Grande Tribulação!

4- A volta de Jesus será visível

Mateus 24.30 “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.”

Verdade
Texto
Engano
4- A volta de Jesus será visível
Mateus 24.30
Retorno invisível de Cristo

A volta de Jesus não será invisível, mas “todo olho verá” (Apocalipse 1.7). Dizer que o retorno de Cristo será invisível é uma forma de remendar os erros já citados, justificando que arrebataria a Igreja primeiro sem que ninguém o visse, aconteceria a Grande Tribulação e somente depois voltaria. Mas a Palavra deixa claro que haverá sinais no céu e na terra de forma que todos poderão ver (Marcos 13.26).
Certamente não será preciso de auxílio de aparelhos de televisão ou da internet para mostrar a volta de Jesus. Todo o mundo parará diante dos acontecimentos finais e contemplarão o retorno de Cristo. Todas as pessoas ficarão abaladas com tudo o que acontecerá (Lucas 21.25-27).
Jesus voltará de forma visível!

5- A volta de Jesus será no Arrebatamento da Igreja

Mateus 24.31 “E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.”

Verdade
Texto
Engano
5- A volta de Jesus será no Arrebatamento da Igreja
Mateus 24.31
O arrebatamento primeiro e a volta somente depois da Grande Tribulação

Jesus voltará para levar a sua noiva a Igreja (Apocalipse 22.2,9 e 17). Este é um dos maiores propósitos do retorno de Jesus. Portanto não há como separar a volta de Jesus do arrebatamento da igreja, pois serão eventos conjuntos. Primeiramente os mortos em Cristo ressuscitarão e em seguida, mas no mesmo momento, a Igreja será arrebatada para se encontrar com Cristo nos ares (I Tessalonicenses 4.16,17).
O arrebatamento da Igreja será surpreendente. As pessoas desaparecerão de forma instantânea e humanamente sem explicação (Lucas 17.24-26). Os salvos serão colhidos da terra e levados para o céu para sempre (Marcos 13.27). Por isso a Igreja precisa estar preparada como uma noiva para o casamento (Mateus 25.1-13).
Jesus voltará para arrebatar a Igreja!

Prepare-se: Jesus Voltará!

CONCLUSÃO

Algumas coisas precisam ser esclarecidas sobre o que Jesus ensinou a respeito de sua volta para não haver enganos. Neste trecho que fala especificamente sobre o momento do retorno de Jesus, aprendemos cinco verdades que desfazem outros cinco enganos. 

Confira:

Verdades
Texto
Enganos
1- A volta de Jesus será repentina
Mateus 24.27
A volta de Jesus em duas etapas
2- A volta de Jesus será para o Juízo Final
Mateus 24.28
Juízo Final separado da volta de Jesus
3- A volta de Jesus será após a Grande Tribulação
Mateus 24.29
A Grande Tribulação depois da volta de Jesus
4- A volta de Jesus será visível
Mateus 24.30
Retorno invisível de Cristo
5- A volta de Jesus será no Arrebatamento da Igreja
Mateus 24.31
O arrebatamento primeiro e a volta somente depois da Grande Tribulação

A Igreja precisa entender o que acontecerá na volta de Jesus e não cair em enganos que o próprio Jesus avisou que seriam para distrair o seu povo (Mateus 24.11).

Prepare-se para a volta de Jesus!

______________________________

1 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbete 444 – IV (B), página 2069 e verbete 5207, páginas 2434 e 2435.
2 VINE, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: CPAD, 2006 – 7ª edição.  Páginas 658 e 659.


ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp