O banquete de Deus

-Tema: MISSÕES


Lucas 14.15-23 / Mateus 22.1-14
-IntroduçãoMuita gente está no mundo e poucos na Igreja. Será por quê? Precisamos além de dar nossas vidas para Jesus dar também a nossa vida para a obra do Senhor Jesus Cristo. Durante as festas de fim de ano, onde muitos preparam ceias e banquetes de Natal e Ano Novo, enquanto muitos outros não têm o que comer e quando chamamos um convidado para uma festa é porque queremos a presença desta pessoa e se faltar sentimos sua falta.
Jesus gostava de festas e por isso comparou o Reino de Deus com um banquete. Jesus estava falando de ser humilde, como se comportar numa festa e sobre a recompensa celestial quando (v.15) uma pessoa que estava com Jesus disse “bem aventurado (feliz) aquele que come pão no Reino dos céus” e então Jesus lhes expôs esta parábola explicando como vai ser no Reino de Deus.


Você Gosta de festas?

Vivemos hoje em tempos em que se cumpre a Palavra: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor!” (Amós 8.11).
Você tem tido fome e sede de ouvir as Palavras do Senhor? Se sim, considere-se feliz, porque “bem aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque serão fartos” (Mateus 5.6).

Para entender melhor entenda que há uma simbologia no texto:
- BANQUETE: vida abundante
- REI: Deus
- FILHO: Jesus Cristo/filhos de Deus
- BODAS: volta de Jesus
- CONVITE: evangelho
- SERVOS: Igreja
- CONVIDADOS: mundo
Primeiramente fomos convidados, depois nos tornamos servos e depois nos tornamos filhos de Deus com Jesus.

Quem é você? Convidado? Servo? Ou Filho?


Vamos refletir sobre este banquete e entender quem somos:



1- O convite

v. 16: “certo homem deu uma grande ceia e convidou a muitos”.
v. 17: “vinde porque está tudo pronto”.
Tudo está pronto! Quando Jesus morreu disse: “está consumado” (João 19.30) e depois se assentou à direita de Deus nas Alturas porque já fez todo o seu Trabalho.
O Senhor nos convida para um banquete, para nos fartarmos de Sua Palavra. Ansioso, Deus nos chama e diz: está tudo pronto não precisamos fazer nada, apenas provar das maravilhas de Deus para nós.
O Senhor quer nos fazer sentir como Davi quando disse:
“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo, o meu cálice transborda” Salmos 23.5
Quando convidamos alguém para comer em casa é porque é alguém que gostamos, uma pessoa íntima e queremos nos sentar juntos na mesa. Assim o Senhor quer momentos agradáveis conosco.

2- As desculpas: v.18-20

Várias pessoas na Bíblia davam desculpas para não aceitar o convite de Deus. Ex: Moisés, Jeremias, Jonas, Gideão, etc.
Os convidados todos preferiram fazer outras coisas a ir à festa. Vejamos que as desculpas embora verdadeiras não eram justas porque quem ia experimentar a junta de bois e quem ia ver o campo poderiam fazer isto depois pois o banquete não era na hora do serviço (v.17) e o que se casou não teria problemas se levasse a esposa.
“Tempo é questão de prioridade”. Muitas vezes a pessoa que trabalha muito vai mais na Igreja do que quem trabalha menos. Mas por quê isto acontece?
“Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos” Mateus 22.14
Muitas vezes vemos pessoas que têm o banquete diante dos olhos, é só pegar e comer, mas não provam. Pessoas que vão à Igreja a vida toda ou se não vão têm a oportunidade de ir e continuam na mesma vida, insatisfeitos, infelizes e com fome.
Mas o banquete está servido! A mesa está posta e todos são bem vindos.
Há também crentes que se ‘alimentam’ de tanta coisa, ‘fest food’ espiritual e ficam anêmicos e com a barriga cheia. Não têm forças para trabalhar no Reino de Deus e não acham atrativo o pão e água que é Jesus.
Não precisamos experimentar as coisas do mundo porque Jesu disse que “a graça basta!” (II Coríntios 12.9).
Sabemos perfeitamente que se levarmos nossos problemas para Deus em oração Ele nos ouvirá e às vezes não fazemos isso, porém continuamos reclamando de sofrer.
A Escola Dominical é um verdadeiro BANQUETE de Deus para alimentar seu povo. A Santa Ceia, o Estudo Bíblico, reuniões de oração e outros cultos também.

3- A Alternativa: v.21-23 “Sai depressa!”

Como diz o ditado: ‘se não quiser tem quem quer’. Enquanto uns fazem pouco caso, outros dão muito valor.
Jesus certa vez encontrou com uma mulher extrangeira que lhe gritava por socorro e Jesus lhe disse como diria um judeu que foi enviado para ‘as ovelhas perdidas da casa de Israel’ e que ‘não é bom tomar o pão dos filhos e dá-lo aos cachorrinhos’ (Mateus 15.21-28). A mulher respondeu: “Sim Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos” e aquela mulher recebeu a bênção e foi chamada para o Reino de Deus. Ela pediu migalhas mas comeu o Pão da Vida (João 6.35).
A palavra Igreja no grego bíblico é ekklesia que significa CHAMAR. Nossa tarefa como chamados do Senhor é convidar outras pessoas.
Com certeza muitos foram chamados para o culto e muitos podiam estar aqui e não estão. Qual será a desculpar que darão ao Senhor? Enquanto isso no mundo lá fora há muitos, até dentro de nossas casas, que estão famintos e sedentos da verdade.

CONCLUSÃO

Note que Deus dá duas ordens no texto:
       CONVIDADOS: v.17 “vinde porque está tudo pronto”.
       SERVOS: v.21 “Sai depressa!”
O convite é diferenciado. Os não servos são chamados para receber e os servos para trabalhar. Festa é bom, mas dá muito trabalho!
Deus quer transformar CONVIDADOS em SERVOS e os SERVOS em FILHOS de Deus.

“A todos quantos creram em Seu nome
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,
a saber, aos que crêem em seu Nome”
João 1.12

Deus tem um banquete para nós e quer nos dar vida em Abundância, Ele quer estar ao nosso lado em Sua mesa.
Chega de arrumar desculpas para Deus e para os homens. Chega de migalhas, Deus nos quer como filhos assentados na mesa com Ele em seu banquete.
“Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” Apocalise 3.20
Este texto não foi dito para incrédulos e sim para a Igreja. Já teve a experiência de se sentar à mesa e comer sozinho? Certamente. Mas acompanhado é melhor. Por isso o Senhor tem nos chamado para assentar com Ele. Contudo Jesus diz: “cearei com ele e ele comigo” porque devemos experimentar das maravilhas de Deus mas deixar Jesus experimentar também dos frutos do Espírito Santo em nossas vidas. O relacionamento com Deus é recíproco. Nós provamos suas vida abundante e ele prova nossa fé Nele.
Aceite o convite de Deus. Você quer ter mais experiências com Ele? Venha provas de suas maravilhas. Mas chame outras pessoas também.
-Você está com fome, com sede, insatisfeito?
-Tem vivido de migalhas apenas?
-Quais são as suas desculpas?
-Você já comeu o Pão da Vida?
-Como Servo você tem chamado a outros?
Vamos deixar tudo e assumir nossa Missão!


eBook: Evangelização, Missão e Discipulado


Você está preparado para evangelizar?
Você sabe qual o seu chamado missionário?
Você tem discipulado vidas?
Já se fez estas pergunta? Está preparado?
O Objetivo deste livro é induzir a ação evangelizadora e não somente apresentar novas teorias. Vamos tratar sobre a Missão de forma geral e concluir com o Discipulado que é a forma mais completa de evangelizar.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp