O caminho do céu

Tema: CONVERSÃO 

pregação evangelística

Marcos 12.28-34

Introdução: É interessante notar em todo o capítulo 12 de Marcos como Jesus era questionado pelas pessoas e tentado a entrar em contradição. Mas Jesus sempre respondia bem e sabiamente. Mais impressionante ainda e perceber que hoje em dia as pessoas têm uma tendência muito grande para questionar ou duvidar de Deus, de sua Palavra e da Igreja, ou até mesmo esta, também questiona muito.
As pessoas questionam a Deus, mas o mundo não é questionado. Suas músicas, costumes, o que passa na TV, a moda, tudo é aceito sem perguntas. Isso é incoerente. Devemos ser como uma criança que pergunta o porquê de tudo o que vemos no mundo, mas que aceita inquestionavelmente a Deus como Pai pela fé.
Neste texto bíblico, aquele homem queria saber como chegar até Deus, qual e o caminho do céu. Na verdade o céu era muito longe e a humanidade nunca conseguiu chegar até Deus, a partir de Jesus esta distância foi diminuída e agora é fácil chegar ao céu por meio de JESUS CRISTO.

Você sabe o caminho do céu?

A resposta de Jesus nos ensina três passos para alcançar a Deus:

1- Saber que Deus é o único SENHOR: v.29

Não podemos servir a dois Senhores, Jesus disse que e ‘o’ Caminho, ‘a’ Verdade e ‘a’ vida e que ninguém vai ao Pai senão por Ele somente (João 14.6).
Muitos querem chegar a Deus, mas procuram outras pessoas e intermediários para alcançar a Deus. Vão pelo endereço errado.
Podemos ir direto a Ele pela fé por meio da Graça de Jesus Cristo.
Antes de Jesus morrer por nós havia uma separação no santuário que impedia as pessoas de irem até o Senhor. Mas na cruz de Cristo o céu do santuário foi rasgado e o acesso a Deus é livre e completo pelo Espírito Santo.

2- Amar a Deus acima de tudo: v.30

Deus não nos quer pela metade!

Como amar a Deus acima de tudo?
“todo o coração”: os sentimentos e emoções;
“toda a alma”: toda a vida, existência;
“todo o entendimento”: a mente, o pensamento;
“toda a força”: a ação, a energia, esforço.

Quando conhecemos a Deus vemos que nada e maior do que Ele e nada está acima Dele. Dentro do Homem há um vazio tão grande que cabe Deus dentro e nada pode preencher senão Deus.

3- A prática do amor ao próximo: v.31

Deus nos usa para mostrar amor àqueles que estão longe de Seu amor e o desprezam.
A cruz tem este exemplo porque mostra no sentido vertical o amor de Deus para a humanidade e dando a esta a capacidade de corresponder a Deus em amor. E também no sentido horizontal o amor de cada pessoa ao seu próximo.
 O perfeito amor vem de Deus para nós e como resposta a esse amor nós vamos a Deus e depois neste amor podemos alcançar outras pessoas levando-as a Deus.
Sem o amor de Deus não há como amar nem a nós mesmos, quanto mais ao próximo. Por isso muitos destroem as suas vidas e dos outros, por falta de amor.

CONCLUSÃO: v.34

Os v.32 e 33 dizem que aquele homem concordou com Jesus e queria alcançar a Deus e Jesus lhe disse no v.34: “não estás longe do Reino de Deus”.

A que distância você está de Deus?

Entramos no Reino de Deus quando deixamos Deus reinar em nossas vidas.
Certa vez Pedro e João iam ao templo para orar e perto da porta estava um homem paralítico pedindo esmolas. Pedro chamou a sua atenção e lhe disse: “em nome de Jesus levanta e anda” (Atos 3.6). E aquele homem começou a saltar e louvar a Deus. Este homem esta perto da porta formosa e queria ir até Deus, mas não podia. Através de Jesus, a Porta da Vida, ele entrou no Reino de Deus.

Por que existem pessoas que vão a vida inteira na Igreja e não mudam?

Estas pessoas não aceitam a Jesus nem se comprometem com a Igreja porque existe um espírito de religiosidade que faz com que as pessoas se sintam satisfeitas e religiosas e resistentes a aceitar a Jesus.

O diabo nos provoca para darmos 3 passos para trás para nos afastar de Deus:
1° nos distai para não vermos que Deus é o único Senhor.
2° tenta endurecer nosso coração, cega o entendimento, tira as forças com o desânimo e o comodismo para não amarmos a Deus.
3° esfria o amor ao próximo e depois o amor próprio fazendo cair em paralizia espiritual.

Receba a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida e conhecerás o caminho do céu!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp