A Edificação da Igreja

Tema: COMUNHÃO 

construir tijolos dourados
I Pedro 2.1-10

Introdução: O apóstolo Pedro fala da edificação da obra de Deus onde nós somos as “pedras vivas” (v.5). Várias coisas são necessárias para fazer uma construção, vamos comparar a construção com a edificação da Igreja. 
A obra tem 3 etapas: base, paredes e cobertura. Cada etapa tem 3 materiais básicos: ferragens, pedras e cimento; tijolos, areia e argila; e madeiras, telhas e pregos.

Como se edifica a Igreja?

Vamos comparar cada etapa e cada material com algo importante para a edificação da Igreja:

1ª etapa- BASE: v.1

Para a base é preciso fazer uma limpeza no terreno como diz o texto em (I Pedro 2.1 deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações ).
Pedras: ficam no profundo do chão para dar firmeza e suportar o peso da construção. JESUS é a Pedra que devemos nos sustentar. A Igreja deve ser Cristocêntrica, Jesus deve ser o centro de tudo na Igreja.
Ferragens: fazem a liga entre o cimento e as pedras para dar estabilidade e força a obra. Uma construção sem ferragens bem amarradas é fraca. A UNIÃO é o que dá força a Igreja e sustenta ela de pé.
Cimento: é o material que faz a compactação de tudo. Onde o cimento passa fica forte e firme. Ele é poroso, mas ao contato com a água se solidifica. O AMOR é o que faz a Igreja ser sólida e firme. Cada um de nós somos fracos como o pó do cimento, mas em contato com a água da Palavra de Deus somos amassados como uma massa e ficamos firmes.
A base não é parte mais difícil e menos visível da obra, mas é muito importante porque ela sustenta tudo, por isso a Igreja precisa ter JESUS, UNIÃO e AMOR.

2ª etapa- PAREDES: v.2

As paredes, é quando a construção começa a crescer. Depois de feita a base a construção rapidamente se evolui e ficamos animados. Para as paredes precisamos basicamente de:

Tijolos: os tijolos são blocos de barro que são colocados um sobre o outro. O barro é fraco, mas se bem amassado, preparado, seco e cozido fica forte. E juntos fazem grande diferença. Um tijolo sozinho não faz a construção. Quem escolhe onde colocar cada tijolo e em que posição intercalados é o pedreiro. Do mesmo modo nós devemos de HUMILDADE, porque somos frágeis como o barro, mas juntos somos preparados e colocados onde Deus quer nos usar.
Areia: A areia é algo que é retirado dos rios e vai para as construções, está na parede de nossas casas. Um grão de areia é muito pequeno, mas um caminhão faz um montão enorme. Assim deve ser a nossa , embora muitas vezes pequena ela opera milagres gigantescos.
Argila: é uma espécie de barro muito fino e limpo que faz a liga entre os materiais como areia e cimento. Através da argila, materiais tão diferentes como a areia e o cimento são unidos para formar uma massa homogênea que cola os tijolos e faz o reboco. Assim deve ser o RESPEITO de um para com o outro na Igreja para entendermos as diferenças e aprender a ser mais carinhosos uns com os outros aprendendo a conviver juntos embora sejamos diferentes uns dos outros.

Levantadas as paredes, a construção está vistosa e dá ânimo de continuar, por isso precisamos sempre de HUMILDADE, FE e RESPEITO.

3ª fase- COBERTURA: v.10

A cobertura é a parte final da obra, quando está perto de ser um abrigo pronto para nos receber. Para a cobertura precisamos basicamente de:

Madeiras: As madeiras são apoiadas sobre as paredes e são montadas uma encaixando na outra para ficarem firmes e suportar o peso das telhas. As madeiras têm que ser boas e fortes, estar curadas e bem encaixadas para aguentar as tempestades que caem sobre as telhas aumentando o peso. Podemos comparar as madeiras com a necessidade de PERSEVERANÇA na Igreja. È preciso ser bem preparado e ajustado para aguentar as provações. Não e qualquer problemas que pode derrubar a comunidade, para isso deve estar bem interligada, um suportando o outro.
Pregos: eles se tornam invisíveis porque entram na madeira, mas são importantíssimos senão tudo ficaria solto e cairia. Os pregos, embora não vistos são os responsáveis por firmar tudo. Assim precisamos da BIBLIA, através da pregação da Palavra de Deus que nos faz ficar firmes e preparados.
Telhas: elas protegem contra o sol e a chuva, são montadas de forma inclinada como um quebra-cabeças uma sobre a outra para que não caiam e fique bem tampado. Se mal colocadas podem cair e fazer chover na casa. As telhas representam a FIDELIDADE da Igreja que não permite ter gretas que sejam como goteiras para perturbar nossa vida espiritual. Quem é fiel está bem protegido contra os perigos deste mundo, porque Deus é fiel.

Assim como o telhado deve ser bem montado a Igreja deve ser bem equipada com PERSEVERANÇA, BÍBLIA e FIDELIDADE.

Faça sua parte para edificar a Igreja!

CONCLUSÃO: v.9

Quando a pessoa esquece Jesus, perde a união, o amor pela Igreja, não é humilde, não tem fé, não respeita os irmãos, não é perseverante, não lê a Bíblia e não é fiel, a Igreja deixa de ser edificada e é destruída.
Deus tem um propósito par nós como Igreja, devemos estar bem certos disso e para exercemos nosso papel no Reino de Deus sendo edificados por Ele como pedras vivas de uma Edificação muito superior que é a Casa de Deus. Cada um tem um papel importante e nenhum destes ingredientes pode faltar.
Por isso busque sempre a Jesus, estar unido na Igreja, AME a obra de Deus, seja humilde, tenha , respeite os irmãos em suas diferenças, seja perseverante, firme-se na Bíblia e seja fiel que a Igreja e sua vida serão edificados.


Livro Evangelização na Igreja Primitiva
Uma pesquisa histórica que analisa a prática da evangelização cristã até o final do segundo século, buscando descobrir elementos da organização da Igreja, dos modelos de discipulado e de capacitação dos novos convertidos e das lideranças cristãs. A questão de fundo é como se dava a evangelização e o crescimento da igreja a partir dos primeiros cristãos com reflexões para a Igreja contemporânea.
88 páginas 14x21

Adquira o LIVRO impresso

Adquira o E-book 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp