Exemplo de mãe

-Tema: DIA DAS MÃES


Êxodo 2.1-10
-Introdução: Vamos homenagear as mães neste dia contando a história de uma mãe exemplar da Bíblia que foi a mãe de Moisés. Há um ditado que diz ‘por traz de todo grande homem, há sempre uma grande mulher’. É verdade. Moisés é conhecido em todo o mundo e embora sua mãe não seja lembrada nem pelo nome, certamente ela foi importante para sua formação ao ponto de chegar a ser esse grande homem.
  A filha do Faraó, princesa do Egito certamente era também uma grande mulher que deus usou para influenciar a formação de Moisés. Com isso aprendemos que existem mães de todo tipo, mesmo sendo ou não biológicas desde que sejam do coração.
O faraó temia uma revolta por parte do povo de Israel que morava no Egito desde a fome que teve no tempo em que José era governador. Como o povo de Israel estava crescendo muito, Faraó mandou as parteiras matarem as crianças. Elas temeram a Deus e não fizeram isso. Mesmo assim o faraó mandou matar todos os bebês do sexo masculino jogando-os no rio Nilo para que morressem afogados.
Deus em sua soberana vontade tinha um plano para a vida de Moisés e para salvar o seu povo do Egito. Onde esta criança poderia ser educada e protegida destes perigos? Na casa do próprio Faraó! A filha do Faraó pagou o salário da mãe de Moisés para criar seu próprio filho (v.9). Sendo assim, como uma ‘ironia divina’, o salvador do povo de Deus foi criado pelo inimigo. Com isso aprendemos que os inimigos que se levantam contra nós não podem nos atingir sem a permissão de Deus.
A mãe de Moisés se chamava Joquebede (Êxodo 6.20 e Números 26.59). Sabemos que mesmo Moisés sendo  forçadamente adotado pela Filha do Faraó, Joquebede encontrou uma maneira de manter contato com seu filho e ensinar-lhe os princípios de Deus.

O que uma mãe é capaz de fazer por seu filho?

Vamos refletir no exemplo de Joquebede e aprender algumas virtudes das mães:


1- Coragem: v.2,3

Ela sabia que não tem como esconder uma criança por muito tempo então resolveu agir. Ela correu o risco.

Joquebede teve coragem para:
-esconder a criança, sabendo que os soldados caçavam bebês do sexo masculino;
-colocar o neném no rio, dentro de um cesto bem preparado para não afundar;
-ir ao rio na hora que filha do faraó fosse tomar banho, quando a princesa fosse tomar banho ninguém podia estar perto a não ser as donzelas que eram suas criadas. Mesmo assim Joquebede teve coragem de ir lá levar o neném.
-enfrentar a filha do Faraó, quando chamou Joquebede para amamentar a criança ela poderia descobrir seu plano e tudo acabar, mas preferiu correr o risco.

Quantas mães têm coragem de fazer coisas nunca pensadas antes. Uma mãe consegue forças para fazer o máximo por um filho sendo capaz de se doar totalmente.
Com certeza essa coragem vem de Deus. Joquebede devia orar por seu filho e dedicar sua vida para que Deus cumprisse nele o Seu propósito.
 Mãe é exemplo de coragem!

2- Criatividade: v.4-7

Outra qualidade de Joquebede foi a criatividade para:
-fazer o cesto, de junco vedando suas gretas conseguindo os materiais próprios para isso (betume e piche) que não deviam ser fáceis de arranjar, mas ela deu um jeito.
-colocar no carriçal, que são os matos da beirada do rio, ou seja, o lugar certo para não deixar o cesto afundar.
-mandar a irmã vigiar, Miriã era o nome da irmã de Moisés e ela ficou vigiando para a mãe que certamente não agüentava olhar a cena. Isso garantiria que nada daria errado.
-na hora do banho da filha do Faraó, colocou o cesto com a criança de maneira que a correnteza o levasse até a princesa e chegasse até ela no momento certo.
-Mandar Miriã oferecer ajuda, como quem não sabia de nada a menina ofereceu arranjar uma mulher para amamentar o bebê.

As mães são criativas no sustento de sua família criando formas de manter seus filhos com o que tem. Sempre as mães dão um jeito de resolver os problemas dos filhos.
O Espírito Santo de Deus dá capacidade às mães para criar soluções para a família. Joquebede era uma mulher de oração, por isso era inspirada por Deus.
Mãe é um exemplo de Criatividade!

3- Determinação: v.10

Do início ao fim Joquebede determinou que:
-não deixaria seu filho morrer, pois sabia que ele era escolhido por Deus, por isso teve coragem e criatividade;
-cuidando do menino, mesmo correndo risco de ser descoberta ela não temeu por que confiava na proteção de Deus;
-entregando para a princesa, sabendo que seria criado com o melhor e que Deus tinha um propósito para ele. Ela não hesitou em entregar o menino por que entendeu que tudo fazia parte do plano de Deus para preparar Moisés para liderar o povo de Deus.

Toda mãe tem essa determinação capaz de vencer tudo para abençoar seus filhos. Essa garra faz parte do instinto materno de toda mulher. Quando uma mãe quer abençoar seu filho ela vai até o fim.
Joquebede foi uma mulher determinada. Isso fez uma grande diferença na vida de Moisés que aprendeu a perseverar no deserto.
Mãe é um exemplo de Determinação!

Vamos aprender com o exemplo das mães!

CONCLUSÃO
Essa mulher desconhecida da Bíblia é um grande exemplo e deixou sua marca não em seu nome, mas em seu filho Moisés. Do mesmo modo todas as mães deixam sua marca em seus filhos formando seu caráter, personalidade, temperamento e espiritualidade.
Mãe é um exemplo de Coragem, Criatividade e Determinação!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp