Três dias sem Jesus

Tema: JUVENTUDE

pregação para jovem

Lucas 2.41-52
Introdução: Maria e José foram levar Jesus ao templo, já no início de sua adolescência. Na volta perderam Jesus de vista e na procura passaram três dias ao todo sem Jesus. Imagine a ansiedade daqueles pais. Já pensou como seria três dias sem Jesus? Você já pensou como seria três dias sem Jesus? Você acha que estaria preparado para ficar sem Ele?
Os discípulos viveram com Jesus aproximadamente três anos e meio e o ouviram falar de sua partida (morte e ressurreição) sem entender a dimensão e o significado disso tudo. Quando aconteceu de fato, viram que não estavam preparados para passar nem um minuto sem Jesus. Por isso, logo em seguida à Sua ressurreição, Jesus enviou o Seu Espírito Santo para seus nosso Companheiro, Conselheiro e Consolador.
O Salmo 121 dia que Deus nem pisca para não deixar de cuidar de nós nem um segundo sequer. Então é o homem que muitas vezes se afasta de Deus, pois o Senhor nunca abandona seus filhos.
Cuidado Jovem! Não perca Jesus de vista. O diabo tem três filhos. Seus nomes são: ‘tô nem aí’, ‘quê que tem’ e ‘tem nada a ver’. Muitos pecados que te afastam de Jesus se apresentam com estes nomes para te enganar.


Você já passou três dias sem Jesus?

Vamos comparar a experiência de José e Maria que naquele momento perderam Jesus de vista com a situação de quem se afasta da presença de Jesus:

1- Por que às vezes perdemos Jesus de vista?

a) Porque passamos à sua frente

v. 43 “ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem”

Os pais de Jesus forma caminhando achando que Jesus estava junto e passaram à sua frente.
Muitas vezes em nossas vidas fazemos isso. Tomamos nossas decisões e vamos caminhando achando que Jesus irá à traz. Mas assim está na ordem errada. Jesus deve ir em primeiro lugar e nós o seguirmos (Mateus 6.33).
Se você tem passado na frente de Jesus em suas decisões, peça ao Senhor para tomar a frente de sua vida.

b) Porque pensamos que Ele está onde não está

v.44a “Pensando, porém, estar ele entre os companheiros de viagem, foram caminho de um dia ”

José e Maria pensaram que Jesus estava no meio dos amigos e parentes, mas não estava.
Vários jovens ficam no meio de turmas de amigos pensando que estão servindo a Deus. Até mesmo junto com pessoas de igreja, cristãos nominais. Se enganam por que o pecado e o diabo muitas vezes se travestem de religiosidade (Tiago 1.19 e II Coríntios 11.14).
Cuidado com quem anda jovem e onde vai por que “as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33). Avalie suas companhias e lugares que frequenta se estão de acordo com a vontade do Senhor.

c) Porque o procuramos no lugar errado

v.44b “então, passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos”

Além de passar na frente de Jesus e pensar que estaria com pessoas que não estava, José e Maria também procuraram no lugar errado e perderam tempo.
Hoje existem muitas formas de servir a Deus. Vários tipos de religiões e até algumas que se denominam ‘igreja’, além de líderes que se autodenominam ‘pastores’ sem preparação ou submissão à qualquer autoridade eclesiástica. Existe igreja para todo gosto que não exige compromisso algum.
O jovem é muito tentado a procurar Jesus no lugar errado. É muito levado pelas amizades e isso é bom se as amizades forem cristãs. Qual seria o lugar certo de procurar Jesus? Onde você tem procurado Jesus?
Não perca tempo, procure Jesus no lugar certo!

2- Como podemos reencontrar Jesus?

a) Retornando para a Casa de Deus

v. 45 “ e, não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura”

A melhor decisão que José e Maria tomaram foi retornar para Jerusalém e lá recomeçar sua procura.
Se você perdeu Jesus de vista, volte para a Casa de Deus. Lá é o lugar certo de encontrar Jesus.

b) Procurar os Servos de Deus

v. 46 “Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os”

Quando os pais de Jesus o encontraram, viram que estava na Casa de Deus e no meio de servos do Senhor se abastecendo do conhecimento da Palavra de Deus.
Assim também, jovem, procure amizades que sejam servos de Deus. Pessoas que possam te abençoar e te discipular. Isso só acrescentará bênçãos à sua vida. Fuja de lugares e pessoas que te sugam e te esgotam espiritualmente.
Se você perdeu Jesus de vista, encontre alguém que esteja mais forte que você para te ajudar! Seja um discípulo.

c) Convém ouvir a Palavra de Deus

v. 47 “todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas”
v.49b “Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?”

Quando Jesus foi encontrado o que estava fazendo? Conversando sobre as Escrituras. Jesus era guiado pela Palavra de Deus. Ele é o Verbo de Deus, a Palavra que se fez carne (João 1.1). Mesmo que você não entenda tudo da Bíblia como José e Maria não entenderam naquele momento (v.50), guarde as palavras em seu coração (v.51) por que o Espírito Santo te ensinará e te fará lembrar quando você precisar (João 14.26).
A Bíblia é o GPS de Deus! Ela é o mapa que te guia para um destino verdadeiro e feliz.

Não perca Jesus de vista!

CONCLUSÃO

v. 52 “crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”

A juventude é o tempo que crescemos fisicamente, quando o corpo muda todos os dias e também o tempo que crescemos mental e emocionalmente aprendendo coisas novas e descobrindo novas emoções a cada momento. Mas a juventude deve ser um tempo de crescimento espiritual.

Seja um jovem com Jesus, cresça nestas três áreas de sua vida:
-físico: estatura
-mental: sabedoria
-espiritual: graça

Só assim você vai ser feliz por inteiro.
Nunca passe à frente de Jesus, não procure em lugares errados e nem pense que está onde não está.
Jesus ama muito você!

Guarde estas palavras:

Jovem
Esta é
Sua
Única
Saída

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp