Quem é o Espírito Santo?



João 4.24 "Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade"

INTRODUÇÃO: O Espírito Santo é o próprio Deus em espírito que está entre nós. O mesmo Deus Pai se manifestou como Criador de tudo, então veio em carne na pessoa de Jesus Cristo, o Filho, que depois enviou o seu Espírito para estar com seus servos. O Espírito de Deus é diferente de qualquer outro espírito porque Ele é Santo, puro e Divino. Precisamos aprender quais suas atribuições e como o Espírito age para manifestar a presença de Deus em nossas vidas.



Como é a obra do Espírito Santo?

Vamos aprender sobre as características do Espírito Santo como pessoa e como age em nossas vidas:


1- O Espírito Santo age com AMOR: Romanos 15.30

A obra do Espírito Santo começa com seu amor pela pessoa, antes mesmo que possa entender ou crer. Este amor é que constrange a pessoa fazendo-a sentir sua presença e então gerando a fé em seu coração.

2- O Espírito Santo se ENTRISTECE: Efésios 4.30

Quando aborrecemos a Deus, desobedecendo sua vontade, o Espírito Santo se aborrece e também nos faz sentir tristeza quando pecamos para gerar arrependimento e mudança de vida.

3- O Espírito Santo tem VONTADE: I Coríntios 12.11

A vontade do Espírito Santo é estar com todas as pessoas amadas por Deus, indistintamente e por isso ministra em seu coração os propósitos Divinos para a redenção e bênção em todos os sentidos de sua vida.

4- O Espírito Santo INTERCEDE: Romanos 8.27

A intercessão do Espírito Santo nos ajuda a orar como convém (Romanos 8.26) e leva para Deus todas as nossas necessidades, fazendo a ligação da terra com o céu. Mesmo quem está distante dos cominhos do Senhor é alvo da intercessão do Espírito que busca a pessoa para voltar-se para Deus.

5- O Espírito Santo FALA: Atos 8.29

À medida que a pessoa permite, o Espírito Santo fala ao seu coração, ministrando à sua alma os desígnios de Deus para seu viver. O Espírito de Deus falou claramente com Filipe conduzindo sua vida para levar o Evangelho. Muitas vezes não entendemos o que Deus está falando porque geramos em nós mesmos o impedimento ao seu agir.

6- O Espírito Santo CONVIDA: Apocalipse 22.17

A voz do Espírito Santo traz o convite para estar na presença do Senhor, bem como o desejo espiritual para buscar ao Senhor. A vontade de orar, jejuar, louvar, aprender a Palavra, não faz parte da natureza humana carnal, mas é gerado pelo Espírito Santo que atrai a pessoa para Deus.

7- O Espírito Santo CONVENCE: João 16.8

Este chamado insistente conduz a pessoa a voltar-se para Deus, convencendo-a de que precisa buscar ao Senhor, se arrepender de seus erros e ser mudado para uma nova vida. Esta obra, do convencimento para conversão é exclusiva do Espírito Santo, ninguém consegue mudar outra pessoa, somente Deus.

8- O Espírito Santo ENSINA: João 14.26

À medida que a pessoa é convencida por Deus, tendo ouvido sua voz e aceitado seu convite, passa então a aprender como discípulo para um novo modo de vida, caminhando na presença do Senhor. Jesus prometeu que o Espírito Santo nos ensinaria tudo o que precisarmos saber, nos orientando com sua sabedoria e nos lembrando da Palavra.

9- O Espírito Santo ORDENA: Atos 16.6,7

Uma pessoa conduzida pelo Espírito Santo passa a obedecer a Deus em tudo, entendendo o seu chamado e sabendo diferenciar o que é certo ou errado. Paulo discernia os empecilhos em suas viagem sabendo o que era por acaso e quando Deus estava o impedindo de fazer algo, para então abrir outra oportunidade. Ser guiado pelo Espírito é uma capacidade espiritual de negar o mal e seguir sempre o bem.

10- O Espírito Santo SENTE CIÚMES: Tiago 4.5

Quando nos afastamos da presença de Deus, isso aborrece ao Espírito Santo, que se importa conosco e sabe que lhe pertencemos, então não se conforma em perder uma vida sequer. O sentido da palavra ciúmes aqui não é o mesmo significado negativo de uma pessoa que tem ciúmes ou inveja de outra pessoa, mas o desejo constante de retomar nossas vidas para Deus.
Leia o estudo: CIÚMES DO ESPÍRITO

11- O Espírito Santo HABITA: I Coríntios 3.16

A pessoa já tomada pela presença Divina passa a ser a morada do Espírito Santo, que não se contenta em apenas um momento ou experiências passageiras, mas quer viver constantemente na vida da pessoa, enchendo sua mente e coração com seu poder e presença.

12- O Espírito Santo REVELA: I Coríntios 12.7

A intimidade com Deus conduz a pessoa para a revelação de sua vontade e principalmente para a compreensão de sua Palavra, podendo também lhe mostrar especificamente coisas ocultas e sobrenaturais revelados para sua edificação espiritual.

13- O Espírito Santo CAPACITA: I Coríntios 12.11

Os dons do Espírito Santo são ferramentas espirituais para capacitação do cristão, visando o serviço ministerial. Tantos os talentos naturais, como habilidades adquiridas com aprendizado são potencializadas através dos dons, que são indispensáveis para servir ao Senhor e seu povo.

14- O Espírito Santo FRUTIFICA: Gálatas 5.22,23

A pessoa capacitada pelo Espírito passa então a frutificar em sua vida espiritual, percebendo que tudo o que faz passa a ter a eficácia gerada pela bênção Divina. O fruto do Espírito é a maior prova da presença e poder de Deus na vida de uma pessoa.

15- O Espírito Santo NÃO DEVE SER RESISTIDO: Atos 7.51

Toda esta obra espiritual não acontece se a pessoa não der chance ao Espírito Santo, que educadamente age à medida que a pessoa lhe permite, dando espaço para seu agir. Infelizmente muitas pessoas são resistentes ao agir de Deus em suas vidas, tornando-se insensíveis à presença Divina.


Receba o Espírito Santo!


CONCLUSÃO:   O Espírito Santo de Deus nos ama, se entristece pelos nossos pecados, tem vontade de nos abençoar, fala conosco, convida a estar na Sua presença, intercede por nós, convence dos nossos pecados quando erramos, ensina a vontade do Senhor, ordena sua obra para nossas vidas. 
Mas não deve ser resistido por nós ao não aceitarmos sua presença, também sente ciúmes no sentido que querer que sejamos totalmente Dele e não do mundo, da carne ou do diabo.
O maior desejo do Espírito Santo é habitar em sua Vida!


Veja o SLIDE DO ESTUDO:


16 comentários:

  1. O espirito santo habita em mim ,eu sinto a presença dele o tempo todo é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus! Este mesmo Espirito, tem nos ultimos dias levantado homens e mulheres para uma obra de reconstrução, da comunhão, da adoração, da busca e temor ao Eterno pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. muito bonita que Deus te abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  4. Ter a presenca dele em nossas vidas e muito imortante

    ResponderExcluir
  5. Ter a presenca dele em nossas vidas e muito imortante

    ResponderExcluir
  6. Sem a presença do Espirito Santo automaticamente morremos para Deus.




    ResponderExcluir
  7. pois é, o Espírito Santo de Deus é maravilhoso glórias a ele

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da mensagem sobre o ESPÍRITO SANTO,peguei um pouco para minha pregação, que o ESPÍRITO SANTO esteja habitando em vós também, muito obrigada e amém.

    ResponderExcluir
  9. É MESMO TENHO APENAS 12 ANOS E JÁ TENHO O ESPIRITO SANTO EM MIM EM NOME DE JESUS ELE NUNCA VAI SE AFASTAR DE MEU SER!!!!!!
    GUILHERME ANTONIO DE ALENCAR MATOS
    QUIJINGUE-BA

    ResponderExcluir
  10. é maravilhoso ser tempo e morada do espirito santo

    ResponderExcluir
  11. amodo o quevc quer fala quando diz: Primeiramente sabemos que o Espírito Santo é o próprio Deus e.
    explique melhor este fato. sua interpretaçao mim faz ficar locautiado con sua afirmaçao sem um contexto respaldado ao reconhecimento abisoluto si o espirito Santo e uma pessoas ou espirito de Deus.

    ResponderExcluir
  12. e maravilhoso sentir a presença do espirito santo ele e amigo de todas as horas agradeço a deus por mim escolher

    ResponderExcluir
  13. ESpirito santo e DEus tem todo poder pertence espirito santo e o espirito de sabe tudo inteligencia sabedoria esta locais mesmo tempo dentro da sua casa ele esta seu coraçao ele conhece meu coraçao ele conhece

    ResponderExcluir
  14. gostaria que vcs mandasse uma pregação sobre o bode emissário. muito obrigado queridos irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preparando um estudo sobre este assunto e assim que possível vou compartilhar. Peço que ore por nós.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.