Crescimento espiritual

-Tema: DISCIPULADO


"Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor"
Filipenses 2.12
-Introdução: Um grande engano é pensar que por estar na Igreja você já está salvo. O crente deve crescer espiritualmente. Ninguém nasce pronto, precisa se alimentar e crescer. A vida espiritual precisa de desenvolvimento.

Você tem crescido espiritualmente?

Vamos comparar este crescimento com uma escada começando com os degraus:

1- NOVO NASCIMENTO: João 3.3

O Novo Nascimento acontece quando a pessoa aceita a Jesus como seu Senhor e Salvador e se torna uma “Nova Criatura, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17).  Neste encontro com Deus, sua vida é transformada.
Você já nasceu de novo?
Aceite a Jesus e tenha uma nova vida!

2- CONVERSÃO: Isaías 55.6,7

A Conversão é uma mudança de direção. Antes estava voltado para o mundo e de costas para Deus. Agora se volta para Deus e foge do mundo, da carne e do pecado. A conversão é um processo que exige perseverança até que aconteça uma completa LIBERTAÇÃO (João 8.32).
Você reconhece que algo está mudando em sua vida?
Volte-se para Deus e se converta a cada dia!

3- SANTIFICAÇÃO: João 17.17

A santificação é uma busca constante por fazer a vontade de Deus. A Santificação acontece quando o cristão perde o prazer pelo pecado e mesmo sendo pecador, deseja ansiosamente viver em santidade.
O jejum, a oração, leitura da Palavra e exercícios como amor e perdão são imprescindíveis para a santificação.
Você tem perdido o prazer pelo pecado?
Ande no Espírito e seja santificado por Deus!

4- MISSÃO: Mateus 28.18-20

A Missão é a continuidade desta escada do crescimento espiritual. Todo crente tem a missão de levar outras almas a Cristo. A missão acontece através da Evangelização e do Discipulado.
Se o crente nascer de novo, se converter e buscar a santificação, mas não se ocupar com a obra missionária, sua vida espiritual tende  a se estagnar e decrescer com o tempo.
Uma diferença entre uma criança e um adulto é que a criança brinca e o adulto deve trabalhar. Do mesmo modo deve ser a vida cristã. Uma pessoa madura espiritualmente se ocupa em serviço missionário.
Você tem cumprido sua missão?
Leve outras pessoas a Cristo e seja um missionário!

Cresça espiritualmente!

CONCLUSÃO

João Wesley dizia aos metodistas que “não temos outro negócio nesta terra a não ser ganhar almas”. A razão de ser da Igreja é pregar o evangelho. Cada membro da Igreja deve entender isso e desenvolver sua salvação (Fil 2.12) procurando amadurecer espiritualmente com objetivo de atingir a “estatura de Cristo” (Efésios 4.13). 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp