A renovação do casamento

-Tema: CASAMENTO



João 2.1-12
-Introdução: Como é bom participar de festas! São momentos descontraídos onde podemos confraternizar com alegria. Contudo, nem todas as festas terminam bem. Um deslize ou erro qualquer pode destruir uma festa. Mas a festa que tem Jesus sempre acaba bem.
O casamento em Caná da Galiléia é famoso por ser onde aconteceu o primeiro milagre de Jesus. Tudo ia bem até o momento em que chegou a notícia de que o vinha havia acabado. Para aquele tempo, isso seria o mesmo que dizer que a festa havia acabado. O suco da uva, comparado ao refrigerante de hoje, era a principal bebida servida.
Jesus mostrou que é o Criador e dono de tudo, que fez tanto a água como o vinho, poderia transformar todas as coisas. Deus também foi o criador do casamento e é ele que pode transformar o relacionamento do homem e da mulher.
Ali havia seis talhas de água que seria usada para lavar os pés e mãos das pessoas. Esta água era conhecida como ‘água da purificação’. Mas Jesus quis transformar aquela água em vinho para mostrar que precisamos purificar nosso interior e isso só é possível através do sangue de Jesus.
Muitos casamentos começam bem como aquela festa, mas de repente a alegria se acaba. É neste momento que o casal precisa convidar Jesus para transformar o que não está bem e renovar tudo.

Como transformar o casamento?

As seis talhas podem representar algumas coisas que precisam ser transformadas no casamento se tornando talhas reservatório:

1ª talha – IRA transformada em PACIÊNCIA

Naquele momento alguém pode ter ficado com raiva por causa de o vinho ter-se acabado, mas Jesus acalmou tudo e resolveu a situação pedindo paciência “ainda não é chegada a minha hora” e no momento certo operou o milagre.
A ira e impaciência atrapalha muito o relacionamento do casal. Mas o verdadeiro amor “tudo espera” (I Coríntios 13.4). O casamento precisa de uma talha reserva de paciência.
Jesus transforma a ira em paciência!    
            

2ª talha – DECEPÇÃO transformada em ESPERANÇA

Os convidados da festa ficariam decepcionados bem como os noivos que tanto sonharam com aquele momento, por isso Jesus deu nova esperança àquele casal.
Quando uma pessoa espera algo de alguém e esta pessoa não corresponde, fica decepcionada. O casamento precisa ser alimentado com esperança e sonhos de um futuro feliz. Todo casamento precisa de uma reserva de esperança para vencer as decepções da vida.
Jesus transforma a decepção em esperança!   
           

3ª talha – DESCRÉDITO transformado em CONFIANÇA


Aquela família e o mestre sala teriam descrédito total da sociedade se a festa acabasse pela falta do vinho. Jesus trouxe confiança a todos ao ponto de se dizer “guardaste o melhor vinho até agora” (v.10).
Com o tempo, quando as dificuldades surgem, vem o descrédito para quem não consegue ver uma solução. O casal precisa ter confiança um no outro e principalmente em Jesus para vencer seus problemas. Procure reservar confiança para nunca cair em descrédito.
Jesus transforma o descrédito em confiança!     
       

4ª talha – ANSIEDADE transformada em PAZ

Os minutos em que a notícia começou a andar que o vinho estava acabando foram de longo sofrimento para os donos da festa e quanto se acabou completamente quase veio o desespero. Quando Jesus pegou a água e transformou, a paz voltou àquela festa.
A ansiedade provoca sofrimento antecipado. Antes de qualquer problema a pessoa já sofre mesmo que nada tenha acontecido de fato. O casamento precisa de tranquilidade e paz pra que os dois vivam bem, um dia de cada vez.
Jesus transforma a ansiedade em Paz!       
    

5ª talha – TRISTEZA transformada em ALEGRIA

Quase que a festa termina com tristeza, mas graças a Jesus continuou com alegria.
A tristeza bate quando a pessoa se sente sozinha e não tem forças para continuar. O casamento deve combater a tristeza e semear alegria. Mas o casamento que tem Jesus é alegre porque a “alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10).
O casal precisa sempre alimentar seu amor com alegria reservando-a para vencer juntos os momentos difíceis da vida.
Jesus transforma a tristeza em alegria!

6ª talha – FRIEZA transformada em AMOR

Enquanto muitos convidados nem se importavam como o noivo conseguiria mais vinho, Jesus se interessou em ajudar e tudo foi resolvido.
No casamento não pode haver frieza e indiferença. O amor é como uma brasa que precisa ser mantida acesa no coração. Jesus é o dono do verdadeiro Amor, porque “Deus é amor” (I João 4.8). Por isso quando faltar amor, peça ao dono do amor que lhe aumente. Reserve sempre o amor com abundância.
Jesus transforma frieza em amor!  

Jesus quer renovar seu casamento!

CONCLUSÃO

As seis talhas são reservas que precisamos manter cheias para que o casamento permaneça abastecido e a festa nunca acabe. A bíblia não conta o nome do casal que Jesus foi ao casamento, mas este casal pode ser você e seu cônjuge.
Na simbologia bíblica, água pode significar provação, luta, obstáculo (mar vermelho) e mudança, lavagem e purificação pelo batismo. Jesus mostrou com este milagre que transforma a provação em bonança e quer lavar nosso interior com seu sangue (vinho).

A exemplo daquele casamento, você deve:
Convidar Jesus para seu casamento e melhores momentos de sua vida;
Contar tudo para Ele, principalmente quando algo faltar;
Faça tudo o que Ele disser, obedecendo ao seu mandado;
Deixe ele operar o milagre como e quando quiser.

Jesus transforma:
...ira em paciência!
...decepção em esperança!
...descrédito em confiança!
...ansiedade em paz!
...tristeza em alegria!
...frieza em amor!

DINÂMICA: pode fazer uma dinâmica com seis vasilhas de vidro onde coloca no fundo pó para refresco de uva e na hora que derrama água, falando de cada taça, a água se mistura e faz o efeito de transformação. Esta dinâmica ajuda o ouvinte a se lembrar da mensagem. Veja:

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp