A Escolha de Deus

-Tema: SALVAÇÃO


João 15.16
-Introdução: A vida é cheia de escolhas. Muitas vezes, quando vamos a uma loja comprar alguma coisa, nos deparamos com muitas variedades de produtos e ficamos em dificuldades de escolher. No mundo espiritual, muitas pessoas também se vêem assim, sem saber que religião ou que Deus escolher diante do ilimitado número de deuses e seitas que existem.
  Hoje veremos pela Palavra de Deus que não precisamos escolher um deus ou religião, por que nós já fomos escolhidos. Isso não é predestinação por que se fosse assim, um escolhido para o bem e outro para o mal seria injustiça da parte de Deus.

O que é ser escolhido por Deus?

Você já teve em sua vida a impressão de que o que está acontecendo é algo que Deus preparou para você? Veja por quê:

1- Ele nos escolheu primeiro 

“não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros”
A melhor escolha que podemos fazer é aceitar que fomos chamados e escolhidos por Deus (Mateus 22.14). Deus chamou o mundo todo, mas poucos aceitam a condição de escolhidos. Quando aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, estamos apenas reconhecendo esta escolha. 
Foi Ele quem nos amou primeiro (I João 4.19) e depois nós conhecemos este amor e passamos amá-Lo também. Ele já perdoou os nossos pecados antes de tudo e espera que aceitemos este perdão (Efésios 1.11,12).

2- Somos escolhidos para dar frutos 

“...e vos designei, para que vades e deis fruto”
O propósito de Deus nos ter marcado e escolhido é que falemos desta escolha para que outros saibam que foram chamados também. Não somos os únicos ‘escolhidos’, além de um privilégio isso é uma responsabilidade. É preciso ir (vades) para cumprir a missão de Deus para nós pois não fomos escolhidos à toa. (Mateus 28.20).
Além disso, precisamos ter os frutos do Espírito Santo em nossa vida (Gálatas 5.22). Isso é testemunho.
Como saber quem é escolhido por Deus? Jesus disse que pelos frutos se conhece a árvore (Mateus 7.16). E por que tantas pessoas têm saído de igrejas? Jesus disse que quem não produz fruto Ele corta (João 15.2,5 e 8).
Você tem dado frutos?

3- Somos escolhidos para permanecer 

“...e o vosso fruto permaneça”.
O que é de Deus permanece e prevalece! (Atos 5.34-39)
Como um fruto pode permanecer? Quando tiramos dentro dele a semente e o semeamos novamente em terra e este produz ainda mais fruto. Do mesmo modo devemos anunciar a Palavra de Deus como uma semente para que outros também produzam frutos.
Às vezes somos até acostumados a começar algo e não continuar. Uma pessoa só consegue perseverar se for baseado na Palavra. Pela minha própria vontade isso não é possível por que Jesus disse: sem mim nada podeis fazer! (João 15.5). É preciso confiança e dependência de Jesus para perseverar.
Você tem permanecido?

4- Ele nos escolheu para nos responder 

“...a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo conceda”.
João Wesley dizia que ‘Deus não faz nada que não seja em resposta à oração’. O objetivo de Deus ao nos escolher também é nos atender ouvindo nossas orações.
Por que então às vezes não recebemos resposta de orações? Por que Jesus também disse se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós pedireis o que quiseres e vos será feito (João 15.7). É por que precisamos frutificar e permanecer na Palavra.

Você é um escolhido!

CONCLUSÃO

Deus é tão bom que nos escolhe, nos faz frutificar, permanecer e ainda ouve nossas orações.
Aceite esta escolha maravilhosa para sua vida e responda a Ele: Senhor, não fui eu que te escolhi, pelo contrário, o Senhor é que escolheu a mim e me designou para que eu vá e dê fruto e o meu fruto permaneça; a fim de que tudo que pedir ao Pai em Teu nome eu receba. Amém!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp