Penitência
-Tema: PECADO
-Introdução: A
penitência pode ser definida como um caminho entre o pecado e o perdão, ou uma
forma da pessoa que cometeu o erro receber o perdão. O ato da penitência funciona
como um mecanismo de defesa, um alívio para a pessoa sentir-se digna de ser
perdoada ou pensar que fez alguma coisa para receber o perdão.
PECADO - PENITÊNCIA - PERDÃO?
A penitência também é praticada para se receber uma bênção. Como um voto feito para alcançar um favor diante de Deus. Contudo a Bíblia exorta seriamente a não se precipitar com este tipo de promessas (ver Eclesiastes 5.1-7).
Há necessidade de fazer Penitências?
Vamos aprender um pouco sobre a Penitência na Bíblia:
Ponto de vista
Para nós Evangélicos, não há necessidade de uma penitência para se receber a remissão de um erro ou conseguir uma bênção. Cremos que somos perdoados pela Misericórdia de Deus (Lamentações 3.22,23) e recebemos as bênçãos através da graça (favor imerecido) de Deus (João 1.16; Atos 15.11) quando cremos. O que temos a fazer quando estamos precisando de um perdão é arrepender, confessar e converter.
Obs: Não digo aqui que o
penitente na sua fé não recebe a bênção ou perdão ou que não crê na graça e
misericórdia de Deus.
PECADO
|
ARREPENDIMENTO
|
CONFISSÃO
|
CONVERSÃO
|
PERDÃO
|
Romanos
3
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 Sendo justificados
gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
|
II Coríntios
7
10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação,
da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
|
Provérbios
26
13 O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que a
confessa e deixa, alcançará misericórdia.
|
Atos
3
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os
vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do
Senhor.
|
Isaías
43
25 Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim,
e dos teus pecados me não lembro.
|
Errar o alvo,
fazer a coisa errada
|
Desistir do que fez;
se entristecer pelo erro |
Reconhecer o erro diante do ofendido
|
Fazer o contrário; corrigir
|
Liberação da pena.
|
Exemplo: Ver II Samuel 11.1-27 e 12.1-25.
O Rei Davi era um servo de Deus (escreveu Salmos), mas era homem e pecador como todos nós. Certa vez ele cobiçou uma mulher casada que se chamava Bete-seba e aproveitou que o marido dela, Urias, estava na guerra para se deitar com ela. Bete-seba engravidou e Davi mandou chamar Urias para casa no intuito de que não desconfiasse de traição ao saber da gravidez. Mas Urias não aceitou voltar para casa por lealdade à pátria e ao rei. Então o rei Davi mandou uma carta ao comandante da guerra, pelas mãos do próprio Urias dizendo para colocar este na frente da batalha em local perigoso para que venha a morrer. O soldado morreu e Davi se casou com Bete-seba. Ela ficou muito deprimida e ganhou a criança, mas esta morreu. Davi tentou consertar o erro com outros maiores ainda e teve que enfrentar as consequências, mas se arrependeu e se converteu a Deus confessando seus pecados de adultério, mentira, traição e assassinato.
Uma das mais belas orações da Bíblia é o Salmo 51 que traz uma confissão e de arrependimento de Davi pelos seus pecados de adultério, mentira, traição e assassinato.
Você não precisa pagar promessas!
CONCLUSÃO
Na sociedade atual, raramente se vê alguém que tem coragem de admitir seus erros, seja diante de si mesmo, diante dos homens ou de DEUS. Voltar atrás é um confronto muito grande para o nosso Ego. Talvez reconhecer o erro seja o maior sacrifício e consertar o erro quando possível, o maior desafio. Contudo, há consequências do erro e mesmo após pedir perdão e voltar atrás no que fez é preciso enfrentar as consequências.Não há necessidade de penitência para se receber perdão ou bênção, pois Deus tem prazer em seu amor para conosco e ouve nossas orações quando temos fé nele. O sacrifício de Jesus Cristo na cruz foi completo, dando liberdade a todo que crê de se achegar a Deus e receber dele graça e misericórdia. Deus é amor e não quer castigar ninguém, mas quer nos perdoar e abençoar-nos grandemente.
Caro Sr,
ResponderExcluirEsclareça para nós, por favor. Está aqui a refutar a necessidade e o valor da Penitência? É correto o meu entendimento?
O sr crê que o cristão, porque foi redimido de seus pecados pelo Sangue de Cristo não precisa mostrar remorso? É isso?
Se for isso, como o sr explica o que disse o Santo Apostolo Paulo:
13. De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, (Rom 8, 13)
Definição de Mortificar:
1 Castigar o corpo com penitencia para dominar as paixões
2 Produzir dor, remorso
Agora eu alegro-me de sofrer por vós, pois vou completando na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, a favor do seu corpo, que é a Igreja. (Col 1, 24)
S. Paulo afirma alegra-se por sofrer pela Igreja porque sabia que completava na própria carne aquilo que faltava nos sofrimentos de Cristo. Isso, não quer dizer de forma alguma que o sofrimento de Cristo fora insuficiente, jamais! Mas sim, que cada membro, justamente porque está ligado à Cabeça, e é, portanto, parte do Corpo, sofre com ele e Cristo nele.
Eis o que disse o protestante João Calvino sobre o tema:
Como, portanto, Cristo padeceu uma vez em sua própria pessoa, então ele sofre diariamente em seus membros, e desta forma são preenchidos os sofrimentos que o Pai designou para seu corpo por seu decreto.
A penitência e a mortificação, não são portanto, noções restritas à Velha Aliança e portanto, abandonada no Cristianismo. Isso é, na verdade, mais uma das muitas confusões do neo-evangelicalismo não denominacional, não-hierárquico do mundo protestante moderno.
Pax Domini
Penso que a Igreja Romana entende errado o conceito de Penitência. Penitência em seu sentido puro é o mesmo que Arrependimento, não tem nada a ver com confessar o pecado cometido a um "sacerdote" e fazer um "sacrifício" à fim de receber o Perdão de Deus por meio disso. A verdadeira Penitência é Arrepender-se do ou dos Pecados cometidos, confessá-los a Deus, pedir perdão crendo no Sacrifício Vicário e Santo de Cristo e abandonar a prática pecaminosa. Uma vez confessado o Pecado cometido, Deus outorga ao penitente (arrependido) o seu perdão por Graça através da Fé do penitente, Deus aplica os Méritos de Cristo ao penitente mediante o Verdadeiro arrependimento e Confissão do Pecado a Deus por parte do arrependido. Esse é o conceito de "Penitência encontrado na Bíblia, tanto que "impenitente" biblicamente falando é o ser humano de coração obstinado que não se arrepende. Esse também é o conceito defendido pelos Pais da Igreja. Então sempre que nos arrependemos de nossos pecados e os confessá-los a Deus, já estamos fazendo Penitência.Temos um Sumo Sacerdote no Céu, Cristo nosso Senhor e Salvador, e é a Ele que devemos confessar nossos pecados, é Ele quem faz Mediação em nosso favor diante de Deus Pai.
ResponderExcluir