As sete Palavras da Cruz

-Tema: PÁSCOA   


Marcos 15.37
“Mas Jesus, dando um grande brado, expirou”
-Introdução: Através dos séculos ou milênios, o homem construiu muitos altares e neles sacrificou para absolver-se dos seus pecados e dos outros. Todavia, um altar foi escolhido no lugar conhecido como Gólgota (lugar duma caveira), por causa da conformação geográfica (Mateus 27.33), onde o Cordeiro de Deus ”entregou-Se a Si mesmo a Deus pelos nossos pecados, como um sacrifício duma vez para sempre” (Hebreus 10.12). Jesus passou seis horas sobre a cruz e durante este tempo disse sete frases que têm significado profundo.
Quando passamos por momentos difíceis, ou enfrentamos a nossa cruz, muitas vezes falamos palavras duras e tristes, sem pensar e depois lamentamos que dissemos aquilo porque foi num momento de dor ou raiva. Jesus, mesmo se fazendo humano, não fez isso. Foi no momento mais difícil que disse palavras maravilhosas.

O que Jesus disse na cruz?

Vamos refletir sobre as sete palavras ditas por Jesus na cruz:

1ª Palavra- PERDÃO

“Pai, perdoa-lhes,  porque  não  sabem o  que  fazem” Lucas 23.34
Na oração de Jesus, ele expressa seu profundo amor e pede a Deus para perdoar seus malfeitores. O amor leva-nos a perdoar. O perdão tem  mão dupla. Ele cura quem perdoa e quem se sente perdoado. O perdão é melhor do que dez caixas de  sedativo porque alivia a angustia do coração humano. Jesus perdoou para testemunhar seu propósito ao subir à cruz e cumprir seu próprio ensinamento sobre o perdão.
Quem você precisa perdoar agora?
Declare o perdão para quem te ofendeu!

2ª Palavra- ESPERANÇA

“Em verdade te digo hoje, que estarás comigo no paraíso” Lucas 23.43
Em meio a tanto sofrimento Jesus não perdeu o foco principal da sua missão de salvar garantir a felicidade eterna aos que são salvos. Mesmo sofrendo terríveis dores, Jesus foi capaz de dar uma palavra de esperança para quem estava ao seu lado. Quando todos o abandonaram Ele nunca abandonou seus amigos. Quantas vezes falamos palavras duras em momentos de dor e isso só piora as coisas.
Precisa de uma palavra de esperança?
Jesus é seu amigo te fortalece!

3ª Palavra- RESPONSABILIDADE

“Jesus, vendo sua mãe perto de João, a quem amava,disse-lhe: mulher, ele é seu filho” João 19.27
Imagine o olhar de Maria para Jesus ali na cruz, quando Jesus demonstra por ela uma, preocupação familiar. Dá a entender que José já havia falecido e João tornou-se a pessoa mais próxima capaz de ajudar na sua vida espiritual. Jesus cuidou de sua mãe assumindo a responsabilidade de filho mais velho, mas sabia que a partir dali não poderia mais. Então pediu o apoio de João para ajudar sua família.
Você tem assumido suas responsabilidades?
Seja responsável ao levar sua cruz!

4ª Palavra- HUMANIDADE

“Tenho sede” João 19.28
Aqui está o grande paradoxo: Jesus é a fonte da água da vida e tem sede. Sua sede era humana, porém, a sede maior era “buscar e salvar o perdido” e os mortos nos seus delitos e pecados (Efésios 2.1). O vinagre que deram era um líquido corrosivo, mas Jesus é a água da vida que elimina o efeito corrosivo do pecado que corrompe a vida humana. A sede revela a fragilidade humana e nos faz sentir necessidade de buscar a Deus.
Qual tem sido a sua maior fraqueza?
Jesus pode saciar sua sede e suprir suas necessidades!

5ª Palavra- SACRIFÍCIO

“Jesus clamou: Eli, Eli lama sabactâni? Que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Mateus 27.46
Alguém disse que esse clamor tem duplo significado. Primeiro, foi o grito de dor como ser humano no momento em que, o caldeirão da ira de Deus, que deveria ser derramado sobre nós, caiu sobre Ele. Segundo, foi o brado de vitória pelo fato de estar cumprindo o projeto de Deus para salvar o mundo, citando o Salmo 22.1.
No momento de dor, a quem você tem clamado?
Clame ao Senhor e Ele te responderá!

6ª Palavra- REDENÇÃO

“Está consumado!” João 19.30
Jesus cumpriu com perfeição o plano de salvação projetado por Deus, do Éden até o dia da sua ascensão ao céu. Jesus selou com seu sangue o pacto na Nova Aliança. Esta  palavra “está consumado” (tetelestai) significa que sua obra está completa, como um carimbo, cuja tinta é o sangue de Cristo, para a remissão de pecados. Aquele que crer e aceitar que o sangue de Jesus Cristo foi derramado para a remissão de seus pecados, “está livre da lei do pecado e da morte” (Romanos 8.1-2).
O Deus começou em sua vida e precisa completar?
Deus cumprirá suas promessas em sua vida!

7ª Palavra- ENTREGA

”Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” Lucas 23.46
Ele deu um brado em alta voz citando o Salmo 31.5 e constatou-se sua morte física. A salvação é de graça, mas custou alto preço, o Cordeiro imaculado foi sacrificado por nós na cruz. Jesus não foi assassinado, Ele morreu voluntariamente e o que o matou não foram os cravos e espinhos e sim os pecados da humanidade que pesaram sobre Ele.
O que você gostaria de entregar para Deus hoje?
Entregue ao Senhor completamente agora!

O que você diria se estivesse na cruz!

CONCLUSÃO

A cruz é o evangelho que o crente deve viver. Cada situação dolorosa pode ser uma ferramenta para crucificar o homem carnal e ressuscitar o ser espiritual. Se você está sendo crucificado por algo que te faz sofrer, tome sua cruz sabendo que após a crucificação vem a ressurreição. Quantas vezes temos uma sexta-feira de dor, mas depois vem um domingo quando revivemos para Deus.
Você está sendo crucificado?
Deus vai te ressuscitar! 

SLIDE da Mensagem:As sete palavras da cruz 


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp