Símbolos da Páscoa

-Tema: PÁSCOA   

“Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito neste livro do pacto”. II Reis 23.21


   Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. Por isso, a Páscoa deve ser considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, celebrada dignamente com alegria. 
   Uma forma de celebrar, no sentido de 'se lembrar' é através dos símbolos que tê uma função didática de ensinar e recordar fatos impostantes. Contudo precisamos tomar cuidado para não usar símbolos errados ou de forma incorreta.
   Infelizmente, esta data na maioria das vezes, é lembrada pelas famílias, inclusive cristãs, apenas pela distribuição de coelhos e ovos de chocolate, ou porque desconhecem o seu verdadeiro significado bíblico, ou porque preferem fazer-se de “inocentes”, a fim de evitarem maiores conflitos com os filhos, amigos ou familiares, que sempre insistem em dizer: “não há nenhum problema...”; “são apenas símbolos inocentes...”; “afinal de contas, todos praticam desta forma...”.

 Você conhece os símbolos da páscoa?

Vejamos os símbolos falsos, os adaptados e os verdadeiros símbolos da páscoa:

I - A PÁSCOA E SEUS PSEUDO-SÍMBOLOS (falsos)

a) Ovos de chocolate

De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.
Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pela igreja católica, no século XVIII. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. Com o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra o consumo de ovos de chocolate aumentou.

b) O coelho

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.
Historiadores retratam o surgimento do coelho como símbolo a partir de festividades praticadas anualmente pelos egípcios no início da primavera, que utilizavam o animal como representação de nascimento e nova vida.
Ao longo da história observamos que o coelho passou a ocupar o status de símbolo máximo na festa da Páscoa, em detrimento daquele que deveria estar no centro das atenções, Jesus Cristo, o CORDEIRO de Deus. Vale lembrar que no Antigo Testamento bíblico, o coelho era tido como animal impuro (Levítico 11.26).

c) A quaresmeira

Muito representada pelas flores roxas chamadas quaresmeira que são comuns neste período.
A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para jejum especialmente de carne como lembrança dos quarenta dias de jejum de Jesus no deserto.

II - A PÁSCOA E SEUS PROTO-SÍMBOLOS (adaptações)

a) GIRASSOL

Outro símbolo da páscoa é o girassol. Para o girassol sobreviver, ele precisa ter a sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente. O girassol sempre acompanha o percurso do sol. Ele precisa da sua luz.
O símbolo do girassol nos quer ensinar que devemos estar voltados para o Senhor e viver conforme o seu exemplo. Assim como o girassol sempre está voltado para o sol, nós podemos estar sempre vivendo conforme a vontade de Cristo.


b) Colomba Pascal

O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo que aconteceu depois da páscoa.
Diz uma lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.




c) Ovo cozido ou frito

Há muito tempo as pessoas davam ovos de verdade, pois os cristãos trocavam alimentos como presentes. O ovo escondeu uma nova vida dentro dele, assim como o sepulcro de Jesus ocultava uma VIDA NOVA que apareceu na noite pascal. A vida está intimamente ligada ao ovo, sendo grande parte dos seres provenientes de um ovo fecundado (óvulo).


d) O Peixe

De mesma forma, se usou o peixe, que era um alimento, pescado no Mar da Galileia. Os cristãos eram perseguidos pelos romanos e pelos judeus e o ovo e o peixe se tornaram um símbolo para eles se comunicarem e se identificarem.




e) A borboleta

A borboleta também é um símbolo devido as suas diversas fases de transformação, desde os primeiros estágios dos ovos, larvas, casulo e, enfim, uma borboleta com cores vivas e livre para voar. Assim serve como figura para lembrar a ressurreição.



f) A pipoca

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho de pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer.
Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.

III - A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS VERDADEIROS

a) CORDEIRO

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.
Não é mais preciso tingir os umbrais das portas com o sangue do cordeiro, (Êxodo 12), mas Cristo mesmo se dá em pão e vinho, na Santa Ceia, (Lucas 22,14) apagando os pecados daqueles que o buscam e o adoram (João 1.29).

b) PÃO E VINHO

O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
A instituição da Ceia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura".
A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade.
Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição (Mateus 26.26).

c) Cruz vazia ou túmulo vazio

 Para os cristãos a cruz vazia não é adorno ou objeto de adoração mas um símbolo da morte e principalmente da RESSURREIÇÃO de Jesus. Da mesma maneira a figura de um túmulo aberto e vazio é usada para representar isso.





CONCLUSÃO

Mas, como agir com nossos filhos, que estão inseridos numa cultura que quase sempre valoriza apenas o imediato? Como podemos nos posicionar contra um valor, muitas vezes alimentado pela nossa sociedade, que não tem nada a ver com os valores cristãos?
Amados, se temos a consciência de que ovos e coelhos de chocolate nada têm a ver com a celebração da Páscoa, como homens e mulheres de Deus temos que nos posicionar incutindo a verdade nos corações dos nossos filhos. É claro que precisamos agir com sabedoria perante os familiares que não conhecem a Palavra de Deus, que em momentos assim presenteiam os nossos filhos, com a melhor das intenções.
Outro lugar onde a pressão é grande sobre os nossos filhos é na escola, através dos amigos e até mesmo dos professores. Sendo assim, se necessário for, dê a eles uma barra de chocolate para que saciem sua vontade. Uma coisa é ganharmos algo dado com carinho por alguém que não possui o entendimento bíblico e outra é nós mesmos nos tornarmos cúmplices e propagadores de uma mentira como se fosse verdade (Isaías 5.20,21), vivendo uma vida de faz-de-conta!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp