Pureza Cristã

-Tema: FAMÍLIA

I Coríntios 6.12-20

-Introdução: A sexualidade faz parte da vida humana independente de sua religião. Como cristãos, não perdemos nossa sexualidade, mas devemos vive-la de acordo com a vontade de Deus. O sexo é tão antigo quanto a humanidade. Contudo ouvimos falar de “sexo em moda”, mas não como Deus criou e sim o sexo precoce e descomprometido.
O que é sexualidade? Não é somente o ato sexual como um momento ou uma área separada da vida humana. A sexualidade envolve sentimentos, emoções, afetividade das pessoas nos níveis físico, emocional e espiritual.

Como deve ser a sexualidade cristã?

Vejamos alguns princípios sobre sexualidade cristã em I Coríntios 6:


1- Autocontrole

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” I Coríntios 6.12
Domínio próprio é uma característica do Fruto do Espírito (Gálatas 5.22), que deve ser aplicada na área sexual. Tanto homem como mulher devem procurar se dominar para não pecar contra seu cônjuge. É muito importante ressaltar que devemos ter domínio próprio e nunca domínio do próximo. O autocontrole é a capacidade de saber a hora, forma e pessoa certa para o relacionamento sexual.
A causa de muitos conflitos conjugais tem sido a sexualidade reduzida aos órgãos genitais, fazendo do ato conjugal uma relação egoísta. A sexualidade é ampla, envolvendo o físico através do contato, prazer, intimidade e o emocional que pode ser o carinho, ternura e afeto. Uma pessoa viciada em sexo não consegue se controlar nem mesmo ter o sentimento apropriado, tornando-se e fazendo do outro um objeto de prazer.
A sociedade mundial tem sido bombardeada pela mídia através do mercado do sexo, que tem alcançado todas as áreas da sociedade. Com isso a população tem já implantada em nossa cultura essa fissura lasciva, onde podemos ver até crianças inocentes, vestindo, falando e encenando insinuações à pornografia. O número de termos obscenos e de duplo sentido tem crescido e usado com frequência cada vez maior.
Você tem autocontrole sexual?
Não deixe a necessidade sexual virar vício!

2- Santidade

“Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne” I Coríntios 6.16
A sexualidade reduzida aos órgãos genitais retira seu significado principal que é constituir relações entre as pessoas, unidas em amor. Uma pessoa que não está preparada para assumir responsabilidades não está preparada para o leito conjugal, o que requer muito compromisso.
O mercado do sexo tem corrido a quilômetros por hora para conquistar e seduzir as pessoas a uma vida sexual desregrada, criando conceitos e distorcendo valores dos mais modernos meios de comunicação. Enquanto isso, os pais, a família, a escola, a sociedade e a Igreja têm caminhado a passos lentos em direção à moral, usando de métodos arcaicos e com medo de falar no assunto ainda considerado tabu. A Igreja está calada, o mundo tem falado e as pedras estão clamando.
A busca de santidade em oração e leitura da palavra, bem como o jejum são ferramentas de Deus para uma sexualidade saudável. Quem disse que cristão não tem prazer? Certamente um casal honesto diante de Deus tem uma vida sexual prazerosa e sem pecado, onde “cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” (I Tessalonicenses 4.4).
Você tem buscado santidade sexual?
Você pode ser santificado e ter prazer!

3- Dignidade

“Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo” I Coríntios 6.18
O sexo tem sua dignidade através do casamento. A cama é um altar para o casal que ama a Deus, pois “digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros (Hebreus 13.14).
O casamento não nasce do sexo e nem o sexo do casamento. Sexo e casamento foram feitos um pro outro, sendo reciprocamente frutos do amor entre um casal. O objetivo do casamento é unir as pessoas para sempre, constituindo família e não para prestar contas à sociedade, para esconder um erro, dar satisfação à família, acobertar uma gravidez ou para não ficar sozinho. Todas essas são atitudes egoístas e o egoísmo não tem lugar na felicidade conjugal.
De sua forma cada espécie animal pratica o sexo, mas a sexualidade é peculiar do ser humano que vive em sociedade e constitui laços familiares. Por isso, o sexo não pode ser vendido nem forçado sem a vontade do outro, pois as pessoas não são um objeto que pode ser usado para o prazer e deixado de lado sem qualquer dignidade.
Você sente culpa depois da relação sexual com seu cônjuge?
Não precisa ter medo, pois o sexo é digno do casamento!

4- Espiritualidade

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Coríntios 6.19
O ser humano é corpo, alma e espírito, e se o seu corpo estiver bem, mas o seu espírito não, nada estará bem. Da mesma forma o casal não se satisfaz só com a vida sexual, ou só afetiva, ou só espiritual, é preciso haver harmonia nas três áreas.
A sexualidade nos planos de Deus é integral para o ser humano, nunca prejudicando seus sentimentos, mas conduzindo-os à felicidade em todos os aspectos, não só o físico, mas o social, sentimental e emocional, pois somos seres carentes de atenção, afeto, contato, carinho, prazer, intimidade e amor.
Uma família começa quando o amor surge entre um casal e estes decidem constituir um lar para si. O amor é o sentimento que cria e sustenta a família. O amor é a força que une o casal “de modo que já não são dois, mas uma só carne (Marcos 10.8). Se “Deus é amor” (I João 4.8) então o sexo como fruto do amor também vem de Deus.
Você sente que Deus está em sua relação?
Cultive a vida espiritual junto com seu cônjuge!

O sexo é um dom de Deus!

-CONCLUSÃO
I Coríntios 6.20 “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”
Homem e mulher foram feitos imagem e semelhança de Deus, “porque para com Deus não há acepção de pessoas (Romanos 2.11). Mas com a queda vieram diferenças entre a humanidade e Deus e como consequência as diferenças entre o homem e a mulher. A identidade sexual não existe para diferenciar homens de mulheres, criando restrições e obrigações, mas sim para uni-los e ensiná-los a viver livres juntos.

A sexualidade cristã tem autocontrole, santidade, dignidade e espiritualidade!


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

15 comentários:

  1. a masturbação é pecado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voçê pensa em muheres que podem ser: sua namorada (o), noiva(o),amiga(o), para imaginar algo dessa pessoa e ai como voçê ainda não casou, esta pecando no pensamento e quem peca no pensamento peca no corpo e na alma, agora eu ja não sei se voçê pode fazer isso pensando na sua esposa(o), ai eu já não sei se é pecado.

      Excluir
    2. é pecado pois o nosso corpo é templo do espirito santo.

      Excluir
    3. No meu blog falo um pouco sobre isso, acesse: http://alysson99.blogspot.com

      Excluir
  2. a masturbação e pecado sim cara,
    porque voçê tem que levar seu pensamento em algo que lhe dar prazer. e ai o que voçê pensa na hora ?
    voçê vai pensar em mulheres nuas e muitas outras coisas, que lhe estimulha seu pensamento e aquela sensação "ereção". entendeu ?
    espero lhe te ajudado. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc então não tem desejo ex:quando estou com frio me agasalho.

      Excluir
  3. sexo oral é pecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N ADIANTA SE RESERVAR TANTO NO SEXO E PECAR EM OUTRAS ARIAS DA SUA VIDA ,MUITOS ESTAO SE ENGANANO NA PRESENÇA DE DEUS HOMENS QUE SE DIZ EVANGEL E N AGUENTA VER UMA MULHER COM ROPA DE ACADEMIA SO DEUS MESMO NA NOSSA VIDA E UM DESABAFO

      Excluir
  4. em tudo samos desafiados servi a Deus é um desses desafio pois servir a Deus de verdade.tem que quere e quere Muiitoo e é ormal que ser vc tá servindo a Deus as suas atitues e costumes tem que ser mudado.. pois Deus não é a favor desses casais que fazem de tudo na cama..temos que se enforma direito mais tem uma pessoas que pode te enforma e tira a sua duvida qual que duvida nele pvc pode confiia ser Chama ESPIRITO SANTO pois dize deus que era necessário que ele fosser para que viesse o consalado que tiria toda verdade então é nele que temos que tira duvidas ele sim pode te ajuda

    Amem fique com Deus...amodos..irmãos.
    Jéssiica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou de acordo com sigo, falando no consolador espirito santo, que só permanece no nosso corpo consoante os nossas atitudes e efeitos devemos nos firmar na palavra do nosso Deus.........Deus abençoe

      Excluir
  5. Masturbacao é pecado por sexo dentro do contexto bíblico é entre homem e mulher o homem procurando fazer o desejo da mulher e ela do homem

    ResponderExcluir
  6. Fazer sexo durante menstruaçao e pecado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ,É pecado , pois na biblia fala que durante o ciclo num período de 7 dias somos impuras e devemos nos resguardar esses 7 dias para nossa purificação. Leia : Levítico.15:19. Para entender melhor.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Sim .Como vc vai praticar tal coisa uma vez quando ua boca foi feita para louvar o senhor e vc pratica desagrados ao espirito santo de Deus?! É pecado!

      Excluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.