A sabedoria de 4 animais

-Tema: SABEDORIA


“Há quatro coisas mui pequenas na terra que, 
porém, são mais sábias que os sábios”
Provérbios 30.24-28

-Introdução: Conhecimento não é sabedoria. Uma pessoa pode não ter estudos e ser grandemente sábia. Somente quem está atendo aos detalhes consegue perceber a riqueza da sabedoria de Deus, como “exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos” (Mateus 11.25). Tudo que Deus fez serve para nos dar sabedoria e ensinar sua vontade. Nas pequenas coisas podemos aprender muitas lições.


Você tem buscado sabedoria?

Vamos aprender a sabedoria destes quatro animais:

1- Formigas > ORGANIZAÇÃO 

v.25 “as formigas, povo sem força; todavia, no verão preparam a sua comida”

As formigas são um exemplo de trabalho (Provérbios 6.6). Sua sabedoria consiste em guardar alimento durante o verão para quando chegar o inverno estarem abastecidas. Disto depende a sua sobrevivência, por isso são tão dedicadas. É impressionante ver a organização das formigas andando em fila e carregando alimentos aparentemente muito mais pesados do que ela própria.
Muitas pessoas são capazes e têm condições de ser bem sucedidas em tudo que fazem, porém são desorganizadas, não planejam ou controlam seus gastos e param pelo caminho tudo que começaram. Por isso devemos colocar em ordem a nossa casa (Isaías 38.1).
Você é organizado?
Dedique-se mais ao seu sonho!

                              

2- Roedores > EQUILÍBRIO 

v.26 “os arganazes, povo não poderoso; contudo, fazem a sua casa nas rochas”

Os arganazes são espécies de roedores pequenos que fazem tocas nas rochas das montanhas. Sua sabedoria consiste em procurar segurança em lugares altos onde podem ver seus predadores antecipadamente. Os roedores não são poderosos, mas conseguem se equilibrar sobre pedras, subir em paredes e locais de difícil acesso.
A falta de equilíbrio e perseverança é o motivo de fracasso de muitas pessoas. Precisamos aprender a edificar nossa casa sobre a rocha (Mateus 7.24). Somente firmados em Jesus podemos nos proteger dos inimigos e ter o equilíbrio que precisamos para não sermos “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1.8).
Você é uma pessoa equilibrada?
Firme-se em Jesus e você permanecerá de pé!

3- Gafanhotos > UNIÃO 

v.27 “os gafanhotos não têm rei; contudo, marcham todos em bandos”

Os gafanhotos são semelhantes aos grilos e comem folhas de plantas. A sabedoria deles é que não trabalham sozinhos nunca. Quando atacam uma plantação em questão de minutos despelam todas as folhagens que podem ser vistas.
Existem pessoas que não conseguem se unir a outros porque têm medo de compartilhar o que têm ou se abrir para não sofrer decepções. Contudo não podemos viver como uma ilha solitária. Deus não nos criou para viver sozinhos porque “não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2.18). Procure ajuda de pessoas mais experientes porque “na multidão de conselheiros está a vitória” (Provérbios 24.6).
Você está sozinho?
Peça ajuda de alguém!

4- Lagartixa > OUSADIA 

v.28 “o geco, que se apanha com as mãos; contudo, está nos palácios dos reis”

O geco é uma espécie de lagartixa ou camaleão que pode ser encontrado em todo lugar. Sua sabedoria consiste em ser corajoso. Por ser pequeno consegue entrar em lugares que outros animais não conseguiriam. Sua esperteza é destacada por entrar até em palácios de reis onde poucos são convidados.
O medo é uma mentira de satanás que coloca dúvidas no coração da pessoa para que não consiga prosseguir. Os apóstolos estavam com medo depois da morte e ressurreição de Jesus, mas quando receberam o Espírito Santo, ficaram cheios de intrepidez para anunciar a Palavra. Não precisamos temer porque não estamos sozinhos quando Deus está conosco.
Você tem medo?
Peça ao Senhor que te dê coragem!

Busque sabedoria para vencer!

CONCLUSÃO 

Tiago 1.5 “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”

A sabedoria é essencial para tudo em nossas vidas. Sem ela andamos no escuro e tudo que fazemos dá errado, mas com a sabedoria de Deus somos sempre vencedores. A sabedoria do homem é falha, mas a sabedoria de Deus é infalível.

Para ser sábio procure ser mais:
         Organizado;
         Equilibrado;
         Unido;
         Ousado.

Com a sabedoria de Deus você vai vencer!


SLIDE:4 animais sábios


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp