A Lei da Semeadura e da Colheita

Tema: FIDELIDADE

estudo bíblico semeadura e colheita

Gálatas 6.6-9
-Introdução: A lei da semeadura e da colheita rege tudo o que fazemos em nossa vida. O conceito bíblico de semear e colher se refere às consequências de nossos atos, pois “o que semear a perversidade colherá males” (Provérbios 22.8) e “o que semeia justiça recebe galardão seguro” (Provérbios 11.18). A família também é comparada na Bíblia com o que semeamos e colhemos para nossa vida (Salmos 128.3 e 144.12).

Você tem semeado?

Veja como é a Lei da Semeadura e da Colheita:

1- Somente quem planta colhe

v.6 “aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui

A primeira regra da Lei da Semeadura e da Colheita ensina que somente quem planta é que colhe.
Quem deixa de semear por causa de situações adversas, aumenta sua dificuldade, pois “quem observa o vento, não semeará e o que atenta para as nuvens não colherá” (Eclesiastes 11.4). Ninguém pode dizer que não planta por falta de semente, pois quem provê a semente é Deus (II Coríntios 9.10). 
Existem pessoas que estão passando necessidades por não terem plantado para o futuro e ainda outros que viveram privações no passado, mas se prepararam e agora estão colhendo abundantemente, porque “os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão, quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo seus feixes” (Salmos 126.5,6).
A Palavra nos ensina que devemos “pela manhã semeia a tua semente e à tarde não retenhas a tua mão, pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas” (Eclesiastes 11.6). No tempo bíblico, o fato de não colher era considerado uma maldição.
Você não esta colhendo?
Plante e então colherá!

2 – Você só colhe o que foi plantado 

v.7,8“não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”

A segunda regra da Lei da Semeadura e da Colheita ensina que somente colhemos daquilo que semearmos.
Quem planta cereal colhe cereal, quem planta frutas colhe frutas e assim por diante, tudo que plantarmos será colhido. Este conceito é muito sério, baseado na justiça de Deus, nos dando a garantia de que “os que lavram iniquidade e semeiam o mal, segam o mesmo” (Jó 4.8).
Devemos semear a Palavra de Deus (Marcos 4.14) e a fé (Marcos 4.31) para colhermos bênçãos espirituais. Plante coisas boas e espere colher seus benefícios. Por outro lado, não temas a quem está plantando coisas ruins “porquanto semeiam vento e hão de colher o turbilhão” (Oséias 8.7).
Jesus contou a parábola do joio e do trigo para ensinar que às vezes plantamos algo de bom e o inimigo vem e mistura uma semente ruim (Mateus 13.24-30). Mesmo assim, não podemos separar o bom do ruim por nós mesmos para não arrancarmos o que é bom junto com o que é mal, “por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos” (Gálatas 6.10).
O que você tem plantado?
Plante somente coisas boas!

3- A colheita é proporcional ao plantio 

v.9 “e não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”

A terceira regra da Lei da Semeadura e da Colheita diz que a quantidade que colhemos é proporcional ao tanto que semeamos.
A quantidade de sementes plantada determina quanto será colhido, porque “aquele que semeia pouco, pouco também ceifará e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará” (II Coríntios 9.6). Jesus mesmo ensinou que devemos plantar sabendo que embora não sejam todas as sementes que germinam, aquelas que crescem produzem “a trinta, sessenta e cem por um” (Marcos 4.20). Deus é quem “aumentara a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça” (II Coríntios 9.10).
Quando semeamos devemos confiar que “quem dá o crescimento é Deus” (I Coríntios 3.7), que é justo para nos dar uma colheita abençoada. Por isso devemos plantar o máximo possível para alcançar uma farta colheita, sabendo que existe o “tempo de plantar e tempo de colher” (Eclesiastes 3.2).
Você quer uma colheita abundante?
Plante o máximo que puder!

Sua colheita será farta!

CONCLUSÃO

A Lei da Semeadura e da Colheita nos ajuda a compreender muitas coisas em nossas vidas. O porquê de muitas coisas pode ser explicado através deste ensino, pois “quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem” (João 4.36).
Se você plantou coisas ruins em sua vida, peça a Deus misericórdia e perdão. Talvez você deva enfrentar as consequências, mas o Senhor lhe ajudará a vencer tudo. Então comece a plantar coisas boas para colher posteriormente. Para quem plantou coisas boas a vida toda e espera a recompensa de Deus, saiba que algumas bênçãos espirituais serão colhidas na eternidade e outras aqui nesta vida (Salmos 27.13).
Concluindo, aprendemos que quem planta colhe aquilo que semeia e proporcionalmente à quantidade que plantou.

Você só colhe se plantar, o que plantar e o quanto plantar!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp