O que dura para sempre?


Salmos 111

-Introdução: Certamente você se espantaria se encontrasse um produto com o prazo de validade escrito ‘para sempre’. Até mesmo aqueles que trazem o prazo de validade como ‘indeterminado’ também se desgastam com o tempo. Com isso chegamos à conclusão de que tudo é perecível, exceto o Criador de todas as coisas.
A ilusão do mundo faz as pessoas se esquecerem de que sua vida é passageira. Já a compreensão da transitoriedade humana é um pensamento que nos traz maturidade e paciência diante das dificuldades (Salmos 8.3-6; 90.10).

O que é permanente em nossas vidas?

O salmista no Salmo 111 traz a expressão ‘para sempre’ cinco vezes e demonstra se preocupar com o que dura eternamente. Vamos refletir em suas palavras:

1- A Justiça de Deus

v.3b “a sua justiça permanece para sempre”

Estamos tão acostumados com este mundo injusto que às vezes nem conseguimos pensar em o que seria realmente a justiça. Mas a Justiça Divina é algo que precisamos confiar a cada dia. Do contrário viveríamos frustrados com tanta injustiça neste mundo.
O cristão vive e supera tudo pensando que um dia o Justo Juiz virá e julgará retamente os bons e os maus sem qualquer imparcialidade. O Juízo final será um grande acerto de contas onde quem deve irá pagar e quem foi prejudicado será recompensado. Além disso, sabemos que Deus pode fazer ainda aqui nesta terra cumprir sua justiça defendendo seus servos.
Confie na Justiça de Deus!
                              

2- A Memória de Deus

v.4ª e 5b “fez memoráveis as suas maravilhas” lembrar-se-á sempre”

Nossa lembrança é rasa e passageira. O acúmulo de informações que recebemos é tão grande que nos esquecemos de o que ouvimos ontem para dar lugar ao que veio hoje. Às vezes parece que nosso HD cerebral está lotado e precisamos formatar.
Contudo a memória de Deus é infalível. O Senhor Deus não se esquece de nada. A cada manhã a sua misericórdia se renova (Lamentações 3.21-23). E a única coisa que Deus quer se esquecer de é de nossos erros e pecados (Miquéias 7.19). Cada oração e cada lágrima (Apocalipse 7.17). Saber que Deus se lembra de nós a cada minuto e nem dorme para cuidar de nossas vidas é motivo de grande conforto (Salmos 121.3-5).
Deus nunca se esquece de você!

3- Os Preceitos de Deus 

v.7b e 8ª “todos os seus preceitos. Estáveis são eles para todo o sempre”

O ser humano é contraditório por natureza. Um dia falamos uma coisa e depois mudamos de ideia. Contudo a Palavra de Deus é eterna e nunca volta vazia (Isaías 55.11). Muitas vezes na história tentaram destruir a Bíblia e não conseguiram porque “passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Marcos 13.31). Jesus mesmo garantiu que “nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mateus 5.18).
Vivemos em um tempo de inversão de valores onde o certo se tornou errado e vice-versa. Mas tudo o que a Palavra de Deus ensinou ainda tem seu valor espiritual e pode ser seguido com certeza de sua veracidade. Podemos confiar que todas as promessas de Deus se realizarão em nossas vidas.
A Palavra de Deus dura para sempre!

4- A Aliança de Deus

v.9b “estabeleceu para sempre a sua aliança

A cada dia que se passa menos as pessoas querem compromissos. Por isso, a instituição da família e da igreja tem sido desprezada por muitos que desejam viver relaxadamente. O modernismo tem ensinado que estes valores são coisa do passado. Em contrapartida existem pessoas que têm percebido a segurança que traz ter um compromisso de vida com o próximo e com Deus.
Deus tem um compromisso conosco. Na antiga aliança o homem quebrou os preceitos da lei, então o Senhor trouxe uma nova Aliança inviolável selada pelo sangue de Jesus (Hebreus 13.20). Este sacrifício dura para sempre e não precisa ser repetido porque foi realizado “uma vez por todas” (Hebreus 7.27; 9.12; 9.26; 10.2; 10.10; 12.26; 12.27).
Deus tem uma aliança com você!


5- O Louvor a Deus 

v.10c “O seu louvor permanece para sempre”

v.10c “O seu louvor permanece para sempre”

A música é um fenômeno universal próprio do ser humano. Uma prova disso é a infinita variedade de ritmos e estilos musicais. Sua beleza aponta para o motivo que a música existe que é para adorar a Deus. Mas muito além da musicalidade, existem inúmeras formas de glorificar ao Senhor, principalmente com nossa vida (João 15.8).
Os anjos louvam a Deus continuamente (Salmos 148.2), então o louvor a Deus é algo que nunca termina, pois é digno eternamente de ser adorado. Cada um de nós existe para o louvor de Deus e somente nos realizamos plenamente quando fazemos isso. Não há prazer maior do que sentir a presença de Deus em adoração.
Viva para louvar a Deus!

O que vem de Deus dura para sempre!

CONCLUSÃO 

Eclesiastes 3.14 “Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele”
Um dos atributos de Deus é a sua eternidade e imutabilidade. Então tudo o que vem de Deus é como Ele mesmo e permanece. Já as coisas humanas têm a característica de ser passageira e cheia de falhas. Muitos prazeres vividos na carne duram um segundo e depois as consequências são dolorosas e demoradas. Por isso precisamos buscar a cada dia o que vem da parte de Deus par nós.
Deus tem a eternidade para você!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp