A posição da Família diante de Deus

Tema: FAMÍLIA

pregação para família

Efésios 5.21-33 e 6.1-3

Introdução: Vivemos em um tempo de inversão de valores. Isso tem influenciado muitas famílias que estão literalmente de cabeça para baixo. Se fizermos uma escala de prioridades, muitas pessoas colocam o trabalho ou dinheiro em primeiro lugar, outros priorizam os filhos e ainda existem aqueles que colocam o cônjuge ou a si mesmo acima de tudo na vida. Isto tem gerado muitas decepções e conflitos familiares.

Qual o seu papel na família?

Vamos refletir sobre o papel de cada um na família:

1- DEUS: Efésios 5.31

Deus é quem constituiu a família. Este texto é um resumo da constituição da família desde a criação (Gênesis 2.24) e confirmada por Jesus (Marcos 10.6-9). A função ou posição de Deus na família é como criador e sustentador do lar.
Quando uma família é formada, precisa dar lugar a Deus em seu lar, mas não é um lugar qualquer e sim o primeiro e mais importante de tudo. Deus é o criador da família. Quando um casal se une é porque Deus os fez com a capacidade de se amar e o próprio “Deus é amor” (I João 4.8). Este amor que homem e mulher sentem vem de Deus.
Muitas famílias se desfazem porque não colocam Deus em primeiro lugar. Pensam que  o surgimento de sua família foi por causa de um sentimento que já acabou ou por qualquer outro motivo, mas na verdade a família existe pela vontade de Deus. Se você crer que foi Deus quem te ajudou formar sua família, então será capaz de enfrentar o que for preciso e acreditar que o mesmo Deus que criou, também irá restaurar.
Deus merece o primeiro lugar na sua família!

2- ESPOSA: Efésios 5.21-24

O texto acima tem gerado muita polêmica quando diz que a mulher deve ser submissa ao marido. Isso acontece porque estamos muito longe do padrão bíblico para o lar. A submissão ensinada aqui é que a mulher cumpra o propósito para que foi criada como “auxiliadora idônea” (Gênesis 2.18,20), ou seja, igual. Submissão é estar sob missão ou com o mesmo objetivo. Então o texto está ensinando a mulher a lutar junto com o marido.
A mulher foi subjugada por milhares de anos e nos últimos tempos tem buscado seu lugar na sociedade. Mas infelizmente isso tem sido mal interpretado criando um clima de competição entre homens e mulheres. Com isso, a mulher tem mostrado sua capacidade superando muitos homens. Mesmo assim, não há necessidade da mulher ser rebaixada e nem se exaltar. Dentro de casa, marido e mulher têm uma mesma missão, pois “se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir” (Marcos 3.25).
A mulher tem uma sensibilidade que pode ajudar muito o homem. Então a mulher que está em submissão e auxiliadora no lar, sempre está motivando seu marido, que também deverá tratar a mulher com amor (Efésios 3.25). Uma mulher amada não acha difícil ser submissa ao esposo.
MULHER: assuma seu papel de incentivadora do lar!

3- ESPOSO: Efésios 5.25-29

O homem é cobrado insistentemente para tratar a mulher com amor. E não é apenas com exemplo de um amor natural e sim de acordo com a intensidade do amor de Cristo pela igreja. Isso significa um amor capaz de sacrificar a si próprio, de dar vida numa entrega total.
O homem que trata mal sua mulher está maltratando a si mesmo (v.29). E o homem que trata bem a mulher, recebe a recompensa em amor (v.28). O papel do marido é manter vivo o sentimento que declarou a sua mulher desde a primeira vez.
O papel do homem não é apenas provedor da família, sustentando a casa. O marido precisa cuidar que sua família e principalmente a esposa nunca se esqueça de que é amada.
HOMEM: assuma seu papel de manter o amor no lar.

4- CASAL: Efésios 5.33 e 6.4

Um grave equívoco acontece quando o casal vê o cônjuge como ‘outro’, pois desde que se uniram não são mais dois e sim apenas um. Deste modo nunca irão se dividir ou pensar em seus próprios interesses, caindo na cilada do egoísmo ou da competição.
Como pais o casal deve ensinar os filhos com o mesmo respeito e amor, sem raiva e muito menos com mimos, mas com disciplina e ensinamento do que é correto. O casal deve vigiar para não retirar a palavra um do outro e os filhos servirem “a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro” (Mateus 6.24).
O papel do casal na família é se amar como uma só carne e nunca perder o respeito. Quando falta o respeito de um pelo outro, uma série de outros problemas se desencadeiam na família. As palavras não são mais escolhidas e as ofensas tomam lugar das declarações e elogios. Mas quando o casal mantém o respeito, então os problemas são superados e com o tempo o amor prevalece.
CASAL: assuma seu papel de manter o amor e respeito no lar!

4- FILHOS: Efésios 6.1-3

Quando os filhos chegam, ocupam o espaço que faltava no lar. Contudo não podem ocupar espaço demais além do que lhe é devido. O homem continua tendo seu lugar e a mulher também. Agora o casal assume juntos, em maior união, o papel de pais.
Quanto ao cuidado, os filhos passam a ser prioridade para o casal. Isso é bom para unir mais ainda os pais. Contudo os filhos não podem assumir a frente de tudo, para que o amor do marido e da mulher não seja confundido ao ponto de se esquecerem de amar a si para dedicar todo o seu amor apenas aos filhos.
O papel dos filhos na família deve ser de obediência aos pais. Quando os pais, desde a primeira infância, deixam os filhos terem tudo o que desejam, eles se acostumam a exigir tudo pensando que os pais devem lhe obedecer. Com o passar do tempo, quando os pais tentam assumir seu papel de autoridade requerendo obediência dos filhos, então acontece uma crise na família.  A rebeldia tem sido um grave problema nas famílias (II Timóteo 3.1-5)
Muitos jovens sofrem porque não aprenderam a ouvir o NÃO. Tiveram tudo o que quiseram na infância e não aprenderam a controlar suas vontades. Então quando ouvem o não de alguém num relacionamento ou emprego, estão despreparados. Por isso é importante criar os filhos com ensino e obediência. Assim não terão problema com autoridades e quando ouvirem um não, estarão preparados para suportar.
FILHOS: assumam seu papel de obediência na família!

Assuma sua função na Família!

CONCLUSÃO 

Efésios 5.21 “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”

A posição da família diante de Deus está bem clara neste texto:
Deus: criou e sustenta a família;
Homem: ama e cuida da esposa e do lar;
Mulher: apoia e motiva a família;
Casal: luta junto como uma só carne;
Filhos: obedecem aos pais.

Infelizmente muitas casas estão de cabeça pra baixo. Esquecem que cada um tem seu papel na família. A primeira coisa a fazer para reorganizar uma família é dar a Deus o seu lugar de direito acima de tudo. Depois tudo se acerta. Mas para manter tudo em ordem, o texto estudado começa ensinando que cada um se sujeite ao outro (v.21) e não que um sujeite o outro abaixo de si. Fazendo isso a família se manterá com amor.
 Assuma seu papel na família!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp