O que é Família?

Tema: FAMÍLIA

pregação sobre família

“todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do SENH
OR” 
Isaías 61.9

Introdução: Atualmente existem vários modelos de família diferentes do tradicional. Muitas casas não são formadas por pai, mãe e filhos como antigamente. Questões como divórcio e até mesmo as crises financeiras têm distanciado os familiares. Várias pessoas preferem viver descomprometidas a assumir uma casa.
A palavra família em inglês forma uma sigla interessante: 

FAMILY = Father And Mother I Love You

A tradução ilustra o verdadeiro significado, composição e propósito da família: papai e mamãe eu amo vocês!

Como definir família?

Vamos montar um acróstico com a palavra FAMÍLIA e refletir sobre seu significado:

1- Fundamento: Mateus 7.24-29

A família foi criada pelo próprio Deus (Gênesis 2.24) para ser base de nossa existência. Sem família, a pessoa se torna frágil diante dos problemas. Contudo a família só é forte se estiver sustentada em Deus.
A Família é o Fundamento da bênção de Deus!
 

2- Altar: I João 2.12-14

O altar é um lugar de sacrifício e adoração a Deus. Por isso, cada casa deve ser um lugar onde nos sacrificamos em prol um do outro e para o Senhor. Também precisamos louvar a Deus em nossas casas fazendo dela um altar para sua glória.
Família é um Altar da presença de Deus!

3- Modelo: Salmos 128

A família deve ser um modelo para a sociedade e deve tomar cuidado para não ser sufocada pelos valores invertidos do mundo. Este salmo descreve uma família tradicional na Bíblia citando o homem, a mulher, os filhos, os netos e o trabalho doméstico. Precisamos cuidar para manter o formato familiar criado por Deus.
A família é um Modelo da vontade de Deus!

4- Importante: Gênesis 12.3

Deus quis abençoar a humanidade e para isso sempre usou famílias, desde Adão e Eva, depois através da família de Noé, a família de Abraão, o povo de Israel e até que através da Igreja formou a “família de Deus” (Efésios 2.19). Todo projeto de Deus passa pela família.
A família é Importante para Deus!

5- Luz: Êxodo 10.23

Uma casa precisa de luz. A partir do século XX com a distribuição da energia elétrica, nunca uma geração dependeu tanto de luz como atualmente. Mas a verdadeira luz que uma família precisa é Jesus (João 8.12). Enquanto as casas dos Egípcios estavam em trevas, a casa do povo de Deus tinha a luz. Deste modo Jesus quer iluminar a família.
A família é onde Deus mostra sua Luz!

6- Incentivo: Efésios 6.1-4

Entre familiares é onde buscamos o apoio que precisamos para realizar nossos sonhos. Por isso devemos cuidar da boa convivência. Cada um precisa saber o seu papel na casa. Tanto o marido para com a mulher e filhos para com os pais e vice-versa são cuidadores um do outro.
A família é lugar de Incentivo!

7- Abrigo: Salmos 127.1

A casa é onde descansamos nos alimentamos e sentimos mais à vontade. Por mais que alguém goste de sair, sempre deseja voltar para sua casa, onde se sente melhor. Mas se Deus não estiver presente na família, as pessoas se dispersam e não encontram abrigo no lar.
A família é fonte de Abrigo em Deus!

Família é bênção de Deus!

CONCLUSÃO

dinâmica família

A Família é Fundamento, Altar, Modelo, Importante, Luz, Incentivo e Abrigo. Se sua família não é assim aos seus olhos, você deve buscar a Deus para que ela seja abençoada de acordo com a vontade de Deus.
Deus abençoe a sua Família!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp