Amizade Verdadeira

-Tema: AMIZADE 
 “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão” Provérbios 18.24
-Introdução: Existem pessoas que são apenas colegas e não amigos. Para formar uma amizade gasta tempo. Mesmo que devamos ser simpáticos com todas as pessoas, precisamos ter discernimento para reconhecer uma verdadeira amizade e principalmente não ficar iludidos com falsos amigos. A falta deste conhecimento gera muitas decepções.

Como reconhecer um verdadeiro amigo?

Vamos estudar os versículos de Provérbios que falam de amizade:

1- Os falsos amigos:

O texto de Provérbios deixa vários conselhos sobre amizades falsas:
a) INTERESSES: Precisamos tomar cuidado com amigos interesseiros, pois “o pobre é odiado até do vizinho, mas o rico tem muitos amigos” (Provérbios 14.20). Gostam de estar em festas e momentos alegres apenas, mas quando surge um problema esquecem a pessoa, pois “as riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa” (Provérbios 19.4). Você percebe pessoas que só estão com você por causa de algo que você tem, faz ou onde está porque “ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes” (Provérbios 19.6). Estes amigos são circunstanciais.
b) LISONJAS: Além disso, devemos evitar amizades com pessoas do sexo oposto, que podem confundir as coisas. Também as pessoas que elogiam demais devem ser observadas por que podem estar querendo alguma coisa. Isso serve “para te livrar da mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras, a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus” (Provérbios 2.16,17). Pessoas que não temem a Deus não sabem o que é uma verdadeira amizade.
c) FOFOCA: Outro perigo que alerta falsas amizades são as fofocas, porque “o homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos” (Provérbios 16.28). Se uma pessoa fala dos outros, certamente falará de você também, porém “o que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos” (Provérbios 17.9 ). Se você for amigo de um fofoqueiro ficará sabendo da vida dos outros e os outros saberão da sua.
Estas três características resumem as falsas amizades. Se você está no meio de pessoas interesseiras, que te elogiam demais, mas falam mal de todo mundo. Então estes não são amigos verdadeiros. Principalmente aqueles que desprezam a Deus como Amigo não devem fazer parte de nosso círculo de amizades para não estarmos numa “roda de escarnecedores” (Salmos 1.1).  
Cuidado com falsas amizades!
                              

2- Os verdadeiros amigos:

Os Provérbios também ensinam quem são os amigos verdadeiros:
a) RESPEITO: um amigo verdadeiro sabe respeitar até ”o olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos” (Provérbios 15.30). Uma pessoa respeitadora é aquele “que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei” (Provérbios 22.11). O respeito às opiniões e até mesmo à privacidade de cada um faz parte de uma verdadeira amizade.
b) SINCERIDADE: ser conselheiro é uma característica da amizade verdadeira “como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial” (Provérbios 27.9). Além de conselheiro, o amigo sempre fala a verdade, mesmo que para isso tenha que confrontar, “como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Provérbios 27.17). Bons amigos se ‘afiam’ e desejam ao outro o melhor.
c) PERSISTÊNCIA: nas horas difíceis que se reconhecem os verdadeiros amigos, pois “em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17.17). Um amigo de verdade sempre está perto e nunca te deixa sozinho, para que “não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe” (Provérbios 27.10). Se por causa de um problema a pessoa te abandona, então não era seu amigo.
Estas três características da verdadeira amizade mostram que devemos procurar estabelecer relacionamentos de respeito, sinceridade e ser perseverante. Com o tempo a amizade vai se construindo sobre as diferenças e dificuldades. Deus é o maior exemplo de amigo que nos ama e respeita dando-nos o livre arbítrio, também quer a verdade para nos libertar (João 8.32) e nunca nos deixa sozinhos (Mateus 28.20). Então procure pessoas de Deus para ser seus amigos.
Procure amigos verdadeiros!

Existe amizade verdadeira!

-CONCLUSÃO:
A verdadeira amizade existe, mas no meio de um mundo mal é difícil encontrar porque muitas pessoas são “mais amigos dos prazeres que amigos de Deus (II Timóteo 3.4). Muitas pessoas não conseguem ser amigas de verdade porque nem sabem como é ser isto, nunca conheceram ninguém assim e estão marcadas por decepções do mundo. Por isso a base para aprender a ser amigo é conhecer a Jesus, que é o verdadeiro amigo. Então você poderá cantar ‘achei um bom amigo, Jesus o Salvador’¹ e todos vão querer ser amigos de uma pessoa agradável e feliz assim.

Jesus quer ser seu amigo!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

3 comentários:

  1. Palavra abençoada pelo Espírito Santo amizade essencial só do Senhor Jesus.
    Deus te abençoe sempre pastor que o Espírito Santo te use cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. É verdadeira amizade vem de Deus! mais ele nos permitiu ter amigos, porém muitos não gosta de ser afiados, e quando falamos ou tentamos mostrar a realidade, mudam! será que esse é verdadeiro amigo?

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.