O Verbo de Deus

-Tema:
João 1.1-14
-Introdução: Este texto é uma bela descrição do gênese. Na verdade o apóstolo João narra a origem da origem. Tudo foi criado pela Palavra de Deus (Hebreus 11.3). Por isso este texto repete tantas vezes a expressão ‘verbo’ usada por João Ferreira de Almeida para a tradução em português. Algumas traduções modernas trazem o termo ‘palavra’ também corretamente. Mas o original grego é logoV (logos) que significa ‘expressão do pensamento’1.
Um verbo é uma palavra que representa uma ação. Este verbo ou palavra não se refere a uma língua qualquer. Nem mesmo a uma palavra específica. De todas as palavras de todos os idiomas, algo muito mais sublime, que não pode ser pensado ou expresso pelo homem: a Palavra de Deus. O Verbo de Deus mostra o que Deus pensa, como se expressa e como age2.
Que verbo Deus usa para você?
Vamos refletir sobre as características do Verbo de Deus:

1- Verbo ETERNO: v.1,2
O Verbo de Deus não é do passado, de um presente momentâneo ou de um futuro distante. Este verbo é eterno,  porque “passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão (Mateus 24.35). Antes de existir qualquer coisa, só havia Deus e seu pensamento, mas quando o Senhor expressou palavras de sua boca, tudo foi sendo criado.
Embora tudo neste mundo seja passageiro, “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente (Isaías 40.8). O Verbo de Deus fala e a sua Palavra se cumpre porque “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei (Isaías 55.11). Se Deus falou algo com você, saiba que sua Palavra ainda está de Deus e se cumprirá em sua vida.
O Verbo de Deus é Eterno!
                              

2- Verbo CRIADOR: v.3 e 10
Tudo que existe foi criado quando Deus falava verbos ordenando o seu surgimento (Gênesis 1.3-25). Deus foi o primeiro a pensar e falar. Por isso “pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem (Hebreus 11.3). Quando Deus fala uma palavra, até o que não existe passa a existir (Romanos 4.17).
O ser humano herdou a criatividade de Deus, mas quando cria alguma coisa nova, apenas transforma uma matéria já existente. Por exemplo, uma mesa de madeira, foi uma árvore transformada em móvel. O homem apenas modificou o seu formato. Mas Deus tem o poder de criar o tudo através do nada. O nada é a matéria prima de Deus. Se você não tem nada, Deus não precisa de nada porque Ele é o tudo.
O Verbo de Deus é Criador!

3- Verbo da VIDA: v.4
A vida não existia antes de Deus dizer qualquer palavra. O Verbo de Deus gerou vida (Gênesis 1.11-25). Quando tudo já estava pronto, “criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou” (Gênesis 1.27). Mas para dar vida ao homem, “formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gênesis 2.7). Talvez Deus estivesse sem palavras, por isso apenas soprou dando um pouco mais de si e gerando a vida humana.
A Palavra de Deus gera vida. Quando tudo está morto e o inimigo tem matado e destruído vidas, o Senhor vem com apenas uma palavra e refaz todas as coisas dando vida (João 10.10). Uma palavra tem o poder de matar ou dar vida, porque “a morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto (Provérbios 18.21). Mesmo que alguém tenha te matado com palavras, Deus te ressuscita com seu verbo de poder como Jesus chamou “clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! (João 11.23).
O Verbo de Deus é Vida!

4- Verbo de LUZ: v.5
A primeira expressão dita por Deus foi “haja luz” e quando Deus falou, simplesmente “houve luz” (Gênesis 1.3). Em seguida “viu Deus que a luz era boa” (Gênesis 1.4). A luz foi o princípio para que toda a vida pudesse existir e tudo que é belo pudesse ser visto. Sem luz nada poderia viver e nada poderia ser contemplado.
O Verbo de Deus é luz porque “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o m eu caminho” (Salmos 119.105). Muitas pessoas estão em trevas neste mundo, mas quando conhecem a Palavra de Deus são iluminados (II Coríntios 4.4,6). Quando precisamos de uma luz para qualquer decisão, a Palavra de Deus nos orienta o que fazer. Então podemos orar “SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas (Salmos 18.28). A luz faz parte da essência de Deus e onde o Senhor está existe luz (I Marcos 1.5).
O Verbo de Deus é Luz!

5- Verbo de PODER: v.12,13
O Verbo de Deus é poderoso para transformar todas as coisas. Ele é poder porque não se baseia na “vontade do homem, mas de Deus” (v.13b). A palavra do homem não pode nada em si mesma. O ser humano é incoerente e fala uma coisa hoje e outra amanhã. Você pede uma coisa para alguém e a pessoa pode fazer ou não o que você disse. Mas quando Deus fala, não pede e sim “ordena sua bênção” (Salmos 133.3).
Devemos fazer como Pedro que lançou as redes novamente sob a Palavra de Jesus (Lucas 5.5). E como o centurião que conhecia o poder da palavra de uma autoridade e por isso pediu a Jesus que “apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado (Mateus 8.8).
O Verbo de Deus tem poder de mudar as coisas. Deus nos transforma de criaturas em “filhos de Deus” (v.12). O maior título que você tem não está escrito no diploma e sim na Palavra de Deus. Você não é o que as pessoas dizem e sim o que Deus diz: “tu és meu filho” (Marcos 1.11). Muitas pessoas tentam mudar e não conseguem porque não é o homem que muda o homem e sim a Palavra de Deus que transforma nossas vidas.
O Verbo de deus tem Poder!


6- Verbo em CARNE: v.14ª
Deus falou muitas vezes e através de muitas pessoas. Mandou muitas palavras para os seus servos. Até que um dia todas as profecias se materializaram na pessoa de Jesus Cristo. O Messias veio e não apenas cumpriu as Escrituras, mas viveu como a própria Palavra de Deus. O Verbo de Deus se tornou uma pessoa que viveu tudo que Deus disse.
“havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1.1-3ª).
De tudo que pode ser dito sobre o verbo de Deus, se resume em apenas um nome: Jesus. O nome de Jesus é a coisa mais poderosa que existe, “porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos(Atos 4.12). Jesus nos mandou orar em seu nome porque Ele já conquistou tudo por nós (João 14.13,14). O nome de Jesus tem autoridade de ação como um verbo de Deus e opera milagres.
O Verbo de Deus se fez carne e tem nome: Jesus!

7- Verbo de GLÓRIA: v.14b
Jesus glorificou a Deus vivendo a sua Palavra. O Senhor mostra sua glória em tudo que faz ou fala (Salmos 19.1-4). O Verbo de Deus glorifica ao Senhor o tempo todo. Deus jamais falaria algo que o envergonhasse. O objetivo de uma Palavra de Deus é glorificar ao Senhor em tudo. A glória de Deus é inexplicável, por isso somente o Verbo de Deus pode expressar.
Quando vivemos a Palavra de Deus, estamos glorificando ao Senhor, porque “nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto (João 15.8). Se você quer expressar o Verbo de Deus, precisa louvar ao Senhor em todo o tempo (I Tessalonicenses 5.17). Deus quer mostrar a sua glória em sua vida. O Verbo de Deus é se ‘encarna’ em nós quando abrimos nossos lábios para glorificar a Deus.
O Verbo de Deus mostra a Glória do Senhor!

Deus tem um Verbo pra você!
-CONCLUSÃO:
Deus fala conosco em sua Palavra e usa Verbos que mostram o que o Senhor pensa e quer fazer em nossas vidas. Este Verbo é Eterno, Criador, cheio de Luz e Poder. Mas principalmente este Verbo é Jesus que em seu nome pode mostrar a Glória de Deus em sua vida.
O tempo todo Deus fala verbos, que são ordens e ações que deseja realizar em nossas vidas. Esteja atento ao que Deus diz. Confie. Espere. Creia que vai se realizar.
Ouça o Verbo de Deus falando com você!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
1VINE, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2006 – 7ª edição. Página 845.
2 STONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2286.



Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. muito bom pastor me edificou bastante !! que DEUS continuei a te iluminar sempre com essas palavra !!

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DA PREGAÇÃO PASTOR EDIFICOU MUITO DA MINHA VIDA!! DEUS TE ABENÇOE SEMPRE COM MUITA SABEDORIA.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.