Mistérios de Deus

-Tema: REVELAÇÃO 

“Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam”. Lucas 8.10

-Introdução: A Bíblia tem muitos mistérios sem respostas claras. Estas coisas servem para nos lembrar de que todo conhecimento pertence a Deus, que revela a quem quiser, quando quiser e se for de sua vontade (Daniel 2.27,28 e 30). Desde que a humanidade pecou comendo da “árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2.17), procura conhecer coisas além do que foi revelado e com isso cai em muitos enganos.
Existem verdades que são “mistério guardado em silêncio nos tempos eternos” (Romanos 16.25). Como “ministros de Cristo”, somos também “despenseiros dos mistérios de Deus” (I Coríntios 4.1). Mas estes mistérios podem ser revelados segundo um propósito especial (Efésios 1.9) para a glória de Deus (Colossenses 1.27).

Como entender os mistérios de Deus?

A respeito de coisas misteriosas, devemos saber que:

1- O que é oculto pertence a Deus

Deuteronômio 29.29 “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”.
A Palavra de Deus nos revela “o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos” (Colossenses 1.26). Então devemos nos contentar com isso e nos dedicar a conhecer mais o que já foi revelado, ao invés de procurar coisas desconhecidas.
Tudo o que foi descoberto pela ciência aconteceu pela permissão de Deus, que deu ao homem sabedoria e condições de descobrir para revelar sua glória e perfeição. A ciência não é capaz de desmentir a Palavra de Deus porque ela é a verdade (João 17.17), mas é usada para confirmar o que foi revelado. Entretanto, não precisamos de confirmações científicas para acreditar nas Escrituras porque tudo que esta revela deve ser entendido “conservando o mistério da fé com a consciência limpa” (I Timóteo 3.9) e não apenas pela razão. A nossa única fonte de revelação da verdade é a Palavra de Deus que é luz (Salmo 119.105).
Existe coisas que não nos compete saber, pois “o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade (Atos 1.7). O único que pode revelar mistérios é Deus (Daniel 2.47). Todo tipo de especulação que vá além do que foi revelado pode ser no mínimo um exagero, chegando a se tornar um engano ou heresia (Gálatas 1.8). o que podemos fazer é pedir a Deus que nos dê “a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta” (I Coríntios 2.7) para compreender através da fé o que não pode ser explicado racionalmente.
Busque conhecer o já foi revelado e não o que está oculto!

2- Entenderemos tudo na glória

João 13.7 e 16.12 “Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois” ... “Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora”.
O que não for revelado a nós nesta vida terrena, será revelado na vida eterna, quando chegarmos ao céu. Tudo o que sabemos é apenas “figura e sombra das coisas celestes (Hebreus 8.5). Então não podemos definir dogmas a respeito de coisas incertas “porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Colossenses 2.17).
No fim dos tempos, os selos que encobrem o que está oculto serão desatados pelo Cordeiro de Deus, o único digno de abrir o livro da revelação (apocalipse) de Deus (Apocalipse 5.1-3). Quando tocar a última trombeta será consumado o tempo para manifestação de toda a verdade ainda oculta (Apocalipse 10.7). A necessidade de um Juízo final é para manifestar tudo o que está oculto mostrando a verdade (Apocalipse 20.11,12).
Ainda não estamos preparados para saber toda a verdade, mas quando chegarmos à glória Deus nos mostrará toda a verdade, “porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido” (I Coríntios 13.12). A verdade é uma pessoa, Jesus (João 14.6) e não ideologias ou descobertas científicas. Mesmo assim, Deus revela seus segredos aos seus servos para nos ensinar a verdade (Amós 3.7).
Deus revelará mistérios na glória!

Os mistérios pertencem a Deus!

-CONCLUSÃO:
Não adianta querer saber de “certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles (II Pedro 3.16).
Precisamos lembrar que “Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei” (I Coríntios 13.2).
Devemos nos preocupar mais com o que está oculto em nossas vidas, como o pecado (Salmo 19.12), porque “nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido” (Lucas 12.2).
Se existe algo que você não consegue compreender, ore a Deus pedindo que lhe dê fé para aceitar ou que lhe abra a mente para entender através do estudo bíblico. Deus é a origem de toda revelação “em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos(Colossenses 2.3). Tudo o que já foi revelado é o suficiente para nossa edificação. Á medida que estivermos preparados, o Senhor revelará mais profundamente sua verdade.

Acima de tudo confie em Deus!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. LUIZ EUGENIO CLEMENTE DE GAETANO9 de março de 2016 15:10

    A palavra de DEUS é alimento. É vida!

    ResponderExcluir
  2. O que já foi revelado a nois já nos basta; a mensagem que Jesus deixou na cruz.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.