Valores Imutáveis

Tema: VIDA CRISTÃ

formiga segurando graveto sol

“Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”. 
Tiago 1.16,17

Introdução: Atualmente vivemos um tempo de inversão de valores, sincretismo, secularismo e relativização dos conceitos éticos. Por isso precisamos refletir sobre princípios inegociáveis instituídos pelo próprio Deus. Infelizmente, o mundo e o diabo, além do homem, têm mudado coisas que Deus criou para serem conservadas.
Os valores de Deus são eternos. Tudo que Deus criou é bom (Gênesis 1.31) e por isso durará eternamente (Eclesiastes 3.14), pois vela por sua Palavra para cumpri-la (Jeremias 1.12). Deus não muda (Malaquias 3.6) nem tem variação de opinião ou vontade (Salmo 11.7,8). Sua vontade é “perfeita, boa e agradável” (Romanos 12.2).

Quais princípios Deus quer conservar?

Vamos meditar sobre instituições criadas por Deus:

1- O Valor da VIDA HUMANA

Gênesis 1.26 “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”.

O primeiro valor a ser preservado por Deus é a vida humana. Deus criou o homem para que “tenha ele domínio” (v.26) e não para ser dominado. Tudo o que altera este princípio, vai contra a vontade de Deus. Qualquer conceito que desvalorize o ser humano, não agrada a Deus.
O diabo tem ódio do ser humano porque este é semelhante a Deus. Como satanás não consegue fazer nada contra o Senhor, então intenta contra a humanidade para aborrecer ao seu Criador. O que mais entristece a Deus é ver sua imagem desfigurada e destruída pelo inimigo (João 10.10).
Com relação ao tempo de vida, somente “o SENHOR é o que tira a vida e a dá (I Samuel 2.6). Ninguém tem o direito de interferir no tempo do homem, senão Deus. Por isso temos um mandamento: “não matarás” (Êxodo 20.13).
Com respeito a este assunto podemos nos basear para discutir vários temas como: pena de morte, eutanásia, clonagem, mudanças genéticas, etc. Tudo isso deve ser refletido para que não fira aos princípios da vontade de Deus. O homem tenta mudar coisas que Deus reservou para si próprio e comete muitos erros, não conseguindo controlar suas consequências.
Como saber se um conceito é de Deus ou não? Os valores de Deus trazem “vida e vida em abundância”, enquanto os conceitos malignos vêm para “roubar, matar e destruir” (João 10.10). Tudo o que degenera o ser humano não é de Deus e tudo o que edifica vem do Senhor.
Deus ama o ser humano!

2- O Valor da FAMÍLIA

Marcos 10.6-10 “porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”.

O segundo princípio imutável para Deus é a família. Deus criou a humanidade para viver em família. Nem Deus gosta de solidão, por isso resolveu criar todas as coisas, a natureza, animais e o ser humano para se relacionar com ele.
O homem é um ser relacional. Precisa interagir com o seu próximo. O ambiente ideal para este relacionamento é a família. Deus quer que todo homem e mulher constituam família (Gênesis 1.22) e por isso o casamento é abençoado por Deus (Gênesis 5.2).
A família tem sido atacada de maneira constante e cruel. A apologia ao divórcio, a uma vida descomprometida e ao sexo livre tem sido os principais aliados desta campanha de desvalorização da família. Enquanto isso surge uma geração sem referencial de união familiar, com pessoas desapegadas pelo seu próximo e cheias de frustração nos relacionamentos.
Ninguém é descartável. Nem esposo ou esposa. Nem pai ou mão. Muito menos os filhos. Até os nossos parentes, amigos e vizinhos devem fazer parte indiretamente da família, colaborando para protegê-la (Gálatas 6.10).
A família é a primeira instituição criada por Deus, por isso “o que Deus ajuntou não separe o homem(Marcos 10.10). Tudo o que prejudica o seio familiar não vem de Deus. Qualquer opinião ou mudança que ‘separe’ a família, não procede do Senhor que a criou e sustenta. Ninguém está autorizado a separar uma família (Malaquias 2.16) e qualquer que se descuidar do lar nega a sua fé (I Timóteo 5.8).
Deus ama a família!

3- O Valor da IGREJA

Mateus 16.18 “sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

O terceiro valor instituído por Deus é a sua Igreja. A ekklesia (εκκλησία), ou os chamados e escolhidos para Deus, foi uma ideia de Deus e não do homem. O fundador da Igreja é Cristo e Ele mesmo quem a sustenta com o seu Espírito Santo (Atos 2.1). A Igreja pertence a Jesus, pois “Ele é o cabeça do corpo, a igreja” (Colossenses 1.18), então a Igreja pertence a Cristo que a comprou.
As portas do inferno lutam contra a Igreja. Elas se abrem para que as pessoas entrem por seus caminhos largos (Mateus 7.13,14). Além disso, os ensinamentos mundanos tentam adentrar para a Igreja o tempo todo. Mas sabemos que não podemos nos conformar com este mundo (Romanos 12.2). O inimigo luta contra a Igreja de Cristo, pelejando contra os santos (Apocalipse 13.7), mas não vencerá.
Os piores problemas da Igreja não estão na luta contra o diabo, a quem vence apenas resistindo-o (Tiago 4.7), nem mesmo no mundo onde deve ser luz (Mateus 5.14). Os maiores problemas da Igreja estão dentro dela, nas pessoas e principalmente nos modelos de organização. Quanto mais hierarquia e governo humano houver numa igreja, mais problemas terão. Além disso, os escândalos, o mau testemunho e consequentemente a falta de compromisso, prejudicam a Igreja.
A Igreja precisa voltar a perseverar “na doutrina dos apóstolos, na comunhão do pão e nas orações” (Atos 2.42). Uma comunidade de fé saudável deve unir as pessoas para que “acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3.14). Sua administração deve ser mais espiritual ou teocrática e não seguir o modelo empresarial. A Igreja deve ser mais valorizada e dar menos ‘valor’ a coisas materiais. Deve ser mais Cristã ou cristocêntrica.
Deus ama a Igreja!

O que Deus faz não pode ser mudado!

CONCLUSÃO

Romanos 1.20 “porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”.

O inimigo tem lutado para destruir os princípios divinos. Tenta desvalorizar o que Deus valoriza. Inventa mentiras para enganar as pessoas (João 8.44). O mundo cria novos conceitos e muda o sentido das coisas tentando atrair as pessoas. Mas tudo isso é passageiro e apenas o que fica pertence a Deus, “porque tudo passa rapidamente, e nós voamos (Salmo 90.10). Quando um valor permanece é porque Deus está “sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder (Hebreus 1.3). A Palavra de Deus é o valor supremo que jamais passará (Marcos 13.31).
Precisamos voltar aos conceitos criados por Deus, aprendendo o propósito da vida humana, a importância da família e da Igreja de Cristo. Jesus veio para estabelecer o Reino de Deus e vencer as mentiras do diabo, porque “para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo (I João 3.8b). Quem sustenta estes valores é Deus e nada pode mudar sua vontade.

Volte aos princípios Divinos!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp