Valores perdidos

Tema: VIDA CRISTÃ

mulher segurando colar

Lucas 15.8-10

-Introdução: O texto de Lucas 15 reúne três parábolas com o tema perdas. Parece que o Mestre Jesus estava preocupado em ensinar que devemos buscar o que perdemos. Jesus descreve o cotidiano das pessoas de forma que entendessem. Embora esta história pareça simples, traz uma mensagem importante e prática para nossas vidas.

O que você perdeu?

Vamos aprender com esta parábola:

1- A mulher 

v.8ª “Ou qual é a mulher”?

O texto começa perguntando “qual é a mulher?”. Esta mulher que procura suas moedas representa a Igreja de Cristo (Efésios 5.23,25). A noiva do cordeiro, que deve estar preparada para receber o seu Senhor (Apocalipse 22.17).
As moças da época guardavam moedas para ser como dote, que também representava sua pureza e virgindade1. Estas moedas eram utilizadas como ornamento em forma de colar sobre seu véu na cabeça. Estar sem uma moeda seria uma prova de perder sua pureza, um motivo de vergonha para uma jovem, podendo custar até mesmo a sua própria vida (João 8.4,5). Isto explica sua ansiedade em encontrar a dracma.
Jesus quer encontrar sua Igreja e para isso quer nos preparar “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5.27). Por isso, a Igreja precisa voltar à pureza do amor e da vida de santidade. Quando a Igreja se mistura com o mundo, está traindo ao Senhor (Tiago 4.4,5).
A Igreja deve estar preparada para se encontrar com Cristo!

2- A dracma

v.8b “tendo dez dracmas, se perder uma”.

A dracma é uma moeda grega que equivale ao denário romano. Ambos tinham valor aproximado de um dia de trabalho2. Diante da situação social da época, era considerada uma quantia valiosa e indispensável para o sustento da família. Perder uma dracma era o mesmo que ficar sem comer por um dia inteiro ou mais.

A dracma representa um valor. Por isso podemos ilustrar as dracmas com 10 valores que estão sendo perdidos atualmente:
1- Ser humano: a falta de amor ao próximo chega ao limite (Marcos 12.30), O inimigo quer desfigurar as pessoas para perder sua semelhança com Deus (Gênesis 1.26,27).
2- Família: cada vez menos protegida, dividida (Marcos 3.25) e perseguida (Marcos 10.6-10).
3- Relacionamentos: ter amigos atualmente é uma coisa rara, pois os relacionamentos são superficiais e considerados descartáveis (II Timóteo 3.4).
4- Igreja: muitas pessoas estão abandonando seu compromisso com o Corpo de Cristo (I Coríntios 12.27).
5- Liderança espiritual: os pastores têm sido desvalorizados e desrespeitados em muitas igrejas (Hebreus 13.7).
6- Autoridades: devido às decepções, nossa geração não tem aceitado obedecer às autoridades (Romanos 13.1). As instituições como governo, escola e polícia estão sendo questionadas.
7- Trabalho: por causa da má distribuição de renda e da facilidade em obter recursos de forma ilícita, muitas pessoas não querem trabalhar (II Tessalonicenses 3.10).
8-  Respeito: falta de consideração com pessoas mais velhas, com pessoas do outro sexo (Tito 2.8).
9-  Palavra de Deus: não podemos esquecer que a maior fonte de riqueza que temos está nas Escrituras (João 5.39).
10- Amor: Não existe sentimento maior que o amor, nem atitudes maiores que o que é feito com amor (I Coríntios 13.13).

Qual destes valores você perdeu?
Precisamos resgatar estes valores que se perderam. Mesmo que o mundo não os tenha, na Igreja isso deve ser diferente. Devemos ser exemplo para que as pessoas possam ver Jesus em nós (Atos 11.26).
A Igreja precisa resgatar os valores perdidos!

3- A busca

v.8c “acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?”.

A mulher não se conformou com a perda da moeda, nem deixou para depois, mas foi na mesma hora em busca da dracma até encontrar.

O processo de procura pela moeda perdida passa por três etapas:
a)      Acender a luz: A Igreja precisa ser “luz do mundo” (Mateus 5.14) e para isso precisa primeiro acender a luz da Palavra de Deus (Salmo 119.105). A luz prevalece sobre as trevas (João 1.5).
b)     Varrer a casa: a igreja precisa ser limpa de toda sujeira do pecado buscado o perdão e santificação (I João 1.7-9). Jesus disse que a videira precisa ser limpa para produzir frutos (João 15.2). Às vezes a Igreja precisa de uma limpeza (Salmo 1.5).
c)      Perseverança: como a mulher que não desistiu, precisamos ser perseverantes e não nos render à influência do mundanismo que nos impede de enxergar os valores do Reino de Deus (Romanos 12.1,2).

Jesus ensinou “buscai e achareis” prometeu que “quem busca encontra” (Mateus 7.7,8). Mesmo que tudo pareça contrário, não podemos desistir de procurar de volta os valores do Reino de Deus. Isso só é possível com a luz da Palavra de Deus, com uma limpeza na casa e com muita perseverança.
Não desista de buscar os valores de Deus!

Procure o que você perdeu!


CONCLUSÃO: v.9.10

A alegria é o resultado de encontrar o que se perdeu. Viver uma vida correta, de acordo com os princípios da Palavra de Deus não significa ser sisudo, mas sim ser alguém que tem o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22,23). As alegrias do mundo são apenas aparentes e momentâneas, mas com consequências tristes e duradouras. Deus quer nos dar alegria e prazer de viver corretamente em sua presença.

Você tem valor para Deus!

______________________________
1 Howard MarshallThe Gospel of Luke: A commentary on the Greek text, Eerdmans, 1978, p. 603.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp