Eunice e Lóide, mães espirituais

-Tema: MÃE

II Timóteo 1.5 e 3.15

-Introdução: Cada personagem da Bíblia tem o seu valor único e seus nomes não são citados por acaso. Timóteo é muito conhecido como discípulo do apóstolo Paulo, que o chama de “filho na fé” (I Timóteo 1.2). Mas Timóteo tinha além da herança paulina, um legado familiar valoroso.
Como diz o ditado: ‘por traz de todo grande homem existe uma grande mulher’. Eunice e Lóide, a mãe e a avó de Timóteo, exerceram importante influência sobre sua formação cristã ao ponto de o apóstolo Paulo reconhecer isso. Além de cumprir seu papel maternal, também cuidavam da vida espiritual de seus filhos.

Como ser uma mãe espiritual?

Vamos refletir sobre algumas características destas duas mulheres:

1- FÉ sem fingimento

II Timóteo 1.5 “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti”.

Lóide ensinou sua fé para sua filha Eunice, e juntas transmitiram sua fé para Timóteo. Paulo se preocupava com a religiosidade aparente no meio da igreja (I Timóteo 1.5), mas reconhece que nestas mulheres havia simplicidade e pureza em sua forma de crer. Por isso o jovem Timóteo era tão temente a Deus.
A primeira característica da mãe espiritual é a fé sem fingimento. As crianças percebem se realmente acreditamos naquilo que falamos. Notam se o comportamento na Igreja é o mesmo dentro de casa. A fé é um escudo espiritual que protege a família (Efésios 6.16). A maior influência que uma mãe pode ter sobre os filhos é transmitindo sua fé.
Uma mãe espiritual exerce sua fé sobre os filhos!

2- PALAVRA de Deus

II Timóteo 3.15 “e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”.

Paulo lembra que Timóteo foi educado nos caminhos do Senhor, aprendendo a Palavra de Deus deste cedo. Certamente este aprendizado veio de sua mãe Eunice e sua avó Lóide. Estas mulheres, que provavelmente nem sabiam ler ou escrever, cumpriram o sacerdócio familiar ensinando as Escrituras para os filhos (Deuteronômio 6.6-9).
A maior parte do tempo dos filhos não é na Igreja, então os pais devem aproveitar cada minuto para ensinar a Bíblia, não deixando isso apenas para quando for ao culto. Por isso é importante “ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Provérbios 22.6). No dia a dia em família é preciso haver espaço para falar e estudar as Escrituras.
Uma mãe espiritual ensina a Palavra de Deus para os filhos!

3- TESTEMUNHO de Vida

Atos 16.1 “Chegou também a Derbe e a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego”.

Desta vez Lucas é quem está falando sobre a família de Timóteo ao descrever como este conheceu ao apóstolo Paulo. Nesta citação, revela que Eunice, mãe de Timóteo, e por consequência a avó Lóide, eram de origem judia, mas cristãs. O testemunho de conversão destas mulheres era conhecido pela igreja. Além disso, Timóteo via o tratamento que Eunice dava para Lóide, honrando-a (Efésios 6.2) e com este exemplo aprendeu também a ser obediente.
A incoerência entre o que falamos e o que fazemos impede que os filhos também vivam o evangelho. Muitos saem da igreja quando se tornam adolescentes porque os pais não tinham testemunho de vida cristã em casa. Paulo também deixa claro ao escrever para Timóteo a respeito do testemunho em família, que “se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente (I Timóteo 5.8). O testemunho de vida é imprescindível para educar os filhos (Tiago 1.22).
Uma mãe espiritual procura dar testemunho de vida!

Procure ser uma mãe espiritual!

CONCLUSÃO

Estas mulheres, que embora não saibamos muitos detalhes a respeito, tiveram sua vida marcada pelo sucesso de seu sucessor Timóteo. Certamente se orgulhavam de ter um homem de Deus na família.
O nome de Eunice significa ‘vencendo gloriosamente’1. Já o nome de Lóide foi muito usado por grandes companhias de navegação, dando a conotação de prosperidade2. Isso serve de ilustração para mostrar que o maior sucesso que uma mãe pode ter é ver seus filhos na presença de Deus. Para isso é preciso aprender a exercer a autoridade espiritual sobre os filhos.

Mãe: você tem autoridade espiritual!

______________________________
1 BOYER, O.S. Pequena Enciclopédia Bíblica, 1996, 22º Edição, São Paulo: Editora VIDA, 664 pág.
2 http://www.dicionarioinformal.com.br/loide/
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp