Ferramentas do Homem de Deus

Tema: MISSÃO

Homem com ferramentas

Êxodo 4.2 "Então o Senhor perguntou a Moisés: — Que é isso que você tem na mão? Ele respondeu: — Um bordão."

Introdução: Vários homens de Deus usaram ferramentas que serviram para realizar seu ministério. Estes instrumentos inanimados foram potencializados por Deus para ser um canal de milagres. Isso mostra que Deus usa coisas improváveis para mostrar que o poder é somente do Senhor e não em objeto algum.
Deus usou o cajado de Moisés para realizar sinais no Egito (Êxodo 4.2-5), as trombetas com Josué para derrubar as muralhas de Jericó (Josué 6.16 e 20), o manto de Elias para abrir o Jordão (II Reis 2.8 e 14), a pedra que Davi derrubou o gigante Golias (I Samuel 17.49), os figos que Isaías aplicou para curar o rei Ezequias (Isaías 38.21), a lã para mostrar sinais a Gideão (Juízes 6.37) e até mesmo Jesus usou o barro para operar a cura em um cego (João 9.6).

Que ferramentas estão em suas mãos?

Vamos fazer o Estudo Bíblico através de uma dinâmica* com uma caixa de ferramentas onde cada peça tem um significado:

1- Metro = CÁLCULO: Salmo 37.3

O Metro ou trena tem a função de medir e calcular.
Jesus disse que antes fazer algo, precisamos calcular se estamos em condições para realizar (Lucas 14.28-31).
Para ser um homem de Deus é preciso medir suas ações e trabalhar de forma inteligente para agir com sabedoria.
O homem de Deus precisa Calcular!

2- Chave de Fenda = ORAÇÃO: Êxodo 33.21,22

A Chave de Fenda tem a função de apertar parafusos e ajustar peças.
A oração é a forma que temos que ajustar cada coisa em nossas vidas. Como Deus chamou Moisés para entrar numa “fenda na rocha” par se encontrar com o Senhor, assim também devemos estar nesse lugar apertado onde nos encontramos somente com Deus (Mateus 6.6).
Para ser um homem de Deus é necessário uma vida de oração e intimidade com Deus. A vida devocional é a principal marca de um homem que vive na presença do Senhor.
O homem de Deus precisa orar!

3- Chave de Boca = LÍNGUA: Lamentações 3.29

A Chave de Boca serve para apertar parafusos com a cabeça sextavada.
A expressão ‘chave de boca’ nos faz pensar que se existisse uma chave que controlasse nossos lábios para falar somente o que é devido seria muito bom.
Como homens de Deus, precisamos buscar o domínio próprio, que é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.23) e aprender que há “tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7b). Por isso devemos orar a Deus que nos ensine a guardar nossos lábios (Salmo 141.3).
Tiago disse que o homem perfeito é aquele que sabe controlar sua boca (Tiago 3.2). Por isso em tempo de dificuldades é melhor colocar a “boca no pó” e buscar ao Senhor do que falar sem pensar.
O homem de Deus precisa controlar o que fala!

4- Óleo = UNÇÃO: Eclesiastes 9.8

O óleo protege contra a ferrugem e lubrifica. Algo que está emperrado se solta quando é lubrificado e o que ainda está novo se conserva quando tem o óleo.
A vida de um homem de Deus precisa de busca constante da unção capacitador do Espírito Santo, que nos renova e não permite que o pecado nos envelheça e trave nossas ações. Com a unção tudo flui naturalmente, mas sem unção as coisas ficam duras e pesadas.
O homem de Deus precisa buscar unção!

5- Nível = EQUILÍBRIO: Tiago 4.8

O nível é utilizado para mostrar o equilíbrio, se está nivelado com o piso ou se estiver torto.
Pedro no lava-pés se mostrou desequilibrado quando primeiro não queria ser levado e depois se empolgou pedindo que fosse todo banhado por Jesus (João 13.1-8). Como homens de Deus precisamos deixar o “ânimo dobre” para ser mais firmes e constantes em tudo o que fazemos.
O homem de Deus precisa de equilíbrio!

6- Serra = SABEDORIA: Jó 1.1

A Serra serve para cortar e separar. Em nossas vidas também passamos por momentos em que temos que fazer escolhas e separar as coisas.
Jó foi conhecido como um homem que sabia separar o mal do bem e escolher o melhor. A Palavra de Deus é a espada cortante que separa juntas e medulas de revela os “pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12). Salomão pediu a Deus sabedoria para exercer o reinado e Deus se agradou de seu pedido (I Reis 3.10).
O homem de Deus precisa de sabedoria!

7- Alicate =  FIRMEZA: Josué 1.9

O Alicate serve para segurar e firmar. Uma ferramenta muito útil quando é necessário apoiar algo com força.
Em momentos difíceis o homem de deus deve se mostrar firme e não fraquejar. Junto com o homem de Deus está a família e outras vidas que dependem de sua força para perseverar. Deus falou com Josué que deveria permanecer firme sem se desviar para lado nenhum. A Palavra de Deus é o que nos faz ficar firmes sem vacilar.
O homem de Deus precisa ser firme!

8- Talhadeira = QUEBRANTAMENTO: Jeremias 1.10

A talhadeira serve para quebrar ou fazer um furo em um local bem duro. É uma ferramenta que exige cuidado e muita força para manejar.
Quando Deus levantou Jeremias, o avisou que precisaria quebrar muitas coisas antes de reconstruir. Assim também em nossas vidas às vezes precisamos quebrar muitas coisas antes de fazer uma reforma. O homem de Deus não pode ter medo de quebrar coisas ruins para levantar o que é bom. Às vezes estamos construindo algo e não conseguimos porque tem algo atrapalhando.
O homem de Deus precisa quebrar tudo que não é de Deus!

9- Esquadro = ALINHAMENTO: Josué 1.7,8

O esquadro serve para alinhar e dar o esquadro correto. O alinhamento de duas peças faz com que estejam paralelamente posicionadas. Uma parede desalinhada pode cair. Se começar algo sem alinhamento é difícil continuar corretamente.
Jesus ensinou que devemos estar alinhados com Deus e tudo que ligarmos na terra será ligado no céu (Mateus 18.18). Josué foi alertado que deveria manter a linha direta com a Palavra de Deus sem se desviar nem para direita ou esquerda. Do mesmo modo o homem de Deus tem que ter afinidade espiritual com o Senhor para estar alinhado com a vontade de Deus (Romanos 12.2).
O homem de Deus precisa estar alinhado com Deus!

10- Chave de Grinfo =  PERSEVERANÇA: Romanos 5.3

A chave de grinfo serve para apertar com força algo que precisa ser melhor firmado. Quando algo está preso mas precisa ser mais apertado para não dar vazamento, então se usa a chave de grinfo. Às vezes pensamos que nem dá para apertar mais, mas com esta chave é possível ajustar até o fim.
O homem de Deus precisa ser perseverante e nunca desistir. Quando pensa que a coisa está muito apertada e não consegue mais continuar, mas com perseverança ainda suporta mais um pouco. Com ajuda de Deus sempre somos fortalecidos.
O homem de Deus precisa de perseverança!

11- Compasso = TESTEMUNHO: Salmo 1.1

O compasso serve para fazer medidas iguais em espaços alternados. Para conferir uma mesma medida em locais diferentes, você pode usar o compasso apontando para os estremos que deseja medir e conferindo.
O testemunho de vida é a marca do homem de Deus. Toda a sua vida deve ser conferida de acordo com a Palavra de Deus (Tiago 1.22). Isso também mostrar que o homem de Deus deve andar no compasso com Deus em toda a sua caminhada. As pessoas olham o nosso procedimento para conferir se estamos seguindo o exemplo de Jesus.
O homem de Deus precisa dar testemunho!

12- Martelo =  PREGAÇÃO: Marcos 16.15

O martelo seve para pregar. Quem vai pregar tem que tomar cuidado para não acertar a própria mão. Muitas pessoas tentam pregar um prego e insistem até acertar. Dependendo da madeira ou material a ser pregado você precisa repetir várias vezes.
A pregação do Evangelho foi a ordem deixada por Jesus para os seus discípulos. Devemos anunciar a Palavra e ensinar “todas as coisas” que Jesus mandou (Mateus 28.19). Deus disse a Jeremias que “Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?” (Jeremias 23.29). Grandes homens de Deus como o apóstolo Paulo e João Wesley foram conhecidos por sua pregação. Onde está um homem de Deus, o seu assunto é as Escrituras.
O homem de Deus precisa pregar a Palavra!

Seja um homem de Deus!

CONCLUSÃO

Deus tem levantado homens de Deus preparados para fazer a sua obra. Peça ao Senhor que te dê a ferramenta certa para fazer sua obra. Uma ferramenta na mão de alguém que não sabe usar, não terá utilidade, mas nas mãos de um bom profissional pode fazer grandes trabalhos.
Seja um instrumento nas mãos de Deus!

*Você pode montar uma caixa com as ferramentas e colocar os versículos em cada uma, distribuindo as peças entre os participantes para que possam ler e contribuir com o Estudo Bíblico. Esta dinâmica foi elaborada para grupos de homens, mas pode ser aplicada de modo geral a outros públicos.

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp