O Homem e a figueira

-Tema: PECADO


Gênesis 3.7,8
- Introdução: A figueira é o pé de figos. Em toda história bíblica ela acompanha os pecadores desde a primeira vez que a humanidade pecou e cozeu folhas de figueira para esconder sua nudez e culpa do pecado (v.7). A figueira então passa a ser símbolo do esconderijo humano que após o pecado se esconderam entre as árvores do jardim (v.8).

Onde você está se escondendo?

Vamos aprender sobre a experiência de dois homens na Bíblia em relação a duas figueiras:

1- Natanael em baixo da figueira: João 1.43-51

Natanael estava em baixo da figueira. O pé de figo é conhecido por sua fruta doce e saborosa. Mas ali debaixo daquela sombra Natanael refletia sobre as amarguras de sua vida. Pensava que ninguém estava o vendo, mas Jesus o percebeu.
Muitos homens se escondem embaixo de árvores para que os outros não vejam. Pensam que suas obras são frondosas como os troncos de uma árvore capaz de esconder quem realmente são.
Jesus nos vê quando ninguém nos olha e sabe tudo o que pensamos ou sentimos. Lá debaixo da nossa figueira particular Jesus nos contempla e nos aceita com seu perdão.
O que você está escondendo?
Abra sua vida para Jesus!

2- Zaqueu em cima da figueira: Lucas 19.1-10

Zaqueu estava em cima de um sicômoro (v.4), que é uma figueira-brava, ou seja, um tipo diferente pé de figos mais antigo, grande e robusto. A figueira brava pode alcançar até 15 metros de altura e sobreviver por mais um século.
O propósito de Zaqueu ao subir na figueira era conseguir ver o Mestre Jesus (v.3) e quem sabe ser visto por ele. Jesus viu e chamou Zaqueu para estar com ele em sua casa (v.5).
Muitos homens querem subir na vida como Zaqueu que buscava o sucesso a qualquer custo (v.7). A árvore se torna uma forma de crescer e ocultar sua pequenez. De certa forma Zaqueu gostava de mostrar para os outros o que fazia (v.8).
Muitas vezes usamos uma figueira como trampolim para subir. Ou seja, nossos frutos são o motivo para nos elevarmos acima dos outros e exibir nossos feitos de forma que os outros pensem que somos melhores. Essa também é uma tentativa de esconder a verdade e mostrar só o nosso lado bom.
O que você quer mostrar para os outros?
Jesus sabe mais de você que você mesmo!

Deus te conhece melhor que ninguém!

CONCLUSÃO
Um ditado popular diz que todo homem precisa ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Realmente a árvore acompanha a história de todo homem. Por toda vida retiramos o sustento de árvores. Embora as árvores existam para perdurar mais que o ser humano, este muitas vezes a destrói ao invés de cultivar.
Muitos de nós tem usado uma figueira para se abrigar em baixo ou subir em cima, tudo com o propósito de nos esconder de Deus ou mostrar o que não somos.
Você está em baixo ou em cima da figueira?

Jesus está te chamando: sai!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp