A maior revelação do Apocalipse

Tema: APOCALIPSE

mão páginas da bíblia luz

Apocalipse 1
IntroduçãoApocalipse significa revelação. Mas de quê? Ou melhor, de quem? A maior revelação no Apocalipse não serão apenas os fatos finais da história da humanidade e sim uma pessoa, que regerá eternamente todo o universo. Jesus é a principal revelação do Apocalipse. O objetivo do livro é mostrar quem Jesus realmente. Por isso, Jesus se revela de uma forma nova e permanente nas palavras do Apocalipse.


Quem é Jesus no Apocalipse?

Vamos estudar como Jesus se revela nas palavras do Apocalipse:

1- Jesus se revela aos seus servos: Apocalipse 1.1-3

A “revelação de Jesus Cristo” é endereçada a aos seus servos, pois a mensagem “que Deus lhe deu para mostrar”, ou seja, o livro foi escrito para ser revelado.
João foi apenas o canal de Deus para receber a revelação (v.1c), mas o objetivo é testemunhar quem é Jesus (v.2), alcançar todos os que puderem ler e ser bem-aventurados (v.3) e as igrejas (v.11).
Não somente quem ama e conhece a Jesus receberá esta mensagem, mas até mesmo aqueles que transpassaram a Cristo “todas as tribos da terra lamentarão sobre Ele” (v.7). Isso acontecerá quando Jesus voltar e todas as pessoas terão que reconhecê-lo como Senhor (Filipenses 2.9-11).
Quando Jesus estava na terra, dizia que ainda não era chegada a sua hora (João 2.4; 7.30 e 8.20), mas quando voltar, então será o momento final de se mostrar verdadeiramente para todos.
A revelação é para todos nós!

2- Jesus revela quem Ele é: Apocalipse 1.4-8

Jesus mostra para nós que Ele é o Senhor:
- ETERNO: “aquele que é, que era e que há de vir” (v.4). O “alfa e o ômega” (v.8), o “primeiro e o último” (v.17). Jesus morreu, mas agora vive “pelos séculos dos séculos” (v.18).
- SETE ESPÍRITOS: sete características do Espírito Santo em Jesus, mostrando que seu Espírito é perfeito (Isaías 11.2).
- FIEL TESTEMUNHA: que fala verdade. O Testemunho de Jesus é verdadeiro e fiel (João 3.33 e 9.35).
- PRIMOGÊNITO DENTRE OS MORTOS: o primeiro que ressuscitou e nunca mais morrerá (v.18). Todos os outros que ressuscitaram voltaram a morrer, mas Jesus vive eternamente.
- SOBERANO DOS REIS DA TERRA: Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19.16).
- O TODO PODEROSO: sua Divindade revelada (v.8), como o “Deus forte” (Isaías 9.6). Na sua primeira vinda, Jesus veio humilde, mas na sua volta, Jesus virá com poder e glória, “Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória” (Marcos 13.26).

Todos os olhos verão quem é Jesus realmente e reconhecerão o seu poder (v.7). Jesus se revela como “aquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados” (v.5).
O Apocalipse revela a pessoa de Jesus!

3- Jesus revela o que Ele faz: Apocalipse 1.12-20

Jesus mostra o que deseja fazer por nós:
- AS IGREJAS: Os sete candeeiros são as igrejas (v.20). Jesus está no meio dos candeeiros (v.13), passeia por entre as igrejas (Apocalipse 2.1) e cuida de seu povo. Jesus vem para se revelar às sua Igreja e buscar o seu povo.
- SACERDOTE: as vestes sacerdotais mostram que Jesus intercede por nós (v.13b).
- SABEDORIA: os cabelos brancos mostram que Jesus sabe tudo (v.14ª).
- JUÍZO: os olhos de fogo revelam que Jesus vê tudo e julgará com justiça (v.14b).
- FIRMEZA: os pés de bronze representam sua dureza e determinação (v.15a).
- AUTORIDADE: a “voz como de muitas águas” (v.15b), mostram o poder de Jesus como o Criador que estava presente desde quando “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gênesis 1.2). A “grande voz como de trombeta” (v.10), revela que este anúncio deve ser divulgado a todos que puderem ouvir.
- OS PASTORES: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas e estão nas mãos de Jesus (v.16 e 20). Isso mostra que o Senhor conduz os pastores com sua destra (mão direita). Então devemos confiar que o Senhor tem nossos líderes em suas mãos (Isaías 43.13), por isso não podemos tocar nos ungidos do Senhor (Salmos 105.15) e saber que eles prestarão contas a Deus (Hebreus 10.31).
- PALAVRA DE DEUS: a “espada afiada de dois gumes” (v.16b), que João viu saindo da boca de Jesus é a Palavra de Deus (Hebreus 4.12). Jesus vem para cumprir a revelação das Escrituras.
- LUZ: a luz de Jesus é tão forte como o sol (v.16c). Jesus é a luz do mundo (João 8.12). No novo céu e nova terra a luz virá de Cristo (Apocalipse 21.23 e 22.5).
- AS CHAVES: Jesus disse que tem as chaves da morte e do inferno (v.18b). Ou seja, tem o poder de abrir e fechar. Por isso Jesus vence a morte e fechará o inferno para sempre (Apocalipse 20.3 e 10).

O propósito de Jesus é mostrado no Apocalipse para consumar o plano de Salvação provido por Deus ao enviar seu Filho ao mundo e agora voltará para buscar seus filhos.
A vontade de Jesus é revelada no Apocalipse!

Jesus quer se revelar para você!

CONCLUSÃO

Aprenda a ler o livro de Apocalipse olhando para além dos fatos e profecias, dos sinais e códigos para ver uma pessoa maior do que tudo isso, o Autor de toda a história (Hebreus 1.1-3). Se você olhar para tudo como o foco na pessoa de Cristo, Ele que é o Senhor da revelação lhe mostrará todas as coisas abrindo os seus olhos para o significado da revelação.

Jesus é o mais importante no Apocalipse!


__________________________________________

ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp