Tipos de amizade

Tema: RELACIONAMENTO  


pregação sobre amizade

“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” Provérbios 27.17

Introdução: Falar de amizade no mundo atual está ficando cada vez mais difícil. Até mesmo porque o sentido de muitas palavras está mudando por causa da inversão de valores, que tem feito o amor esfriar (Mateus 24.12). Ter amigos não significa um número de seguidores na rede social e estar sozinho numa mesa ao lado de outras pessoas olhando para o celular. O ‘melhor amigo do homem’ não pode ser apenas um animal de estimação, mas alguém que seja ‘humano’, no sentido profundo da palavra.
O livro de Provérbios traz palavras de sabedoria que servem para muitas áreas da vida, principalmente relacionamentos como amizade. Num mundo em que a vida humana tem sido desvalorizada como objetos descartáveis e as pessoas são facilmente difamadas no mundo virtual (Provérbios 16.28), precisamos reaprender sobre a verdadeira amizade.

Você tem amigos de verdade?

Vamos refletir em palavras do livro de Provérbios a respeito dos tipos de amizade:

1- Amizade Circunstancial

Provérbios 19.6 “Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes”.

Amizade circunstancial acontece quando você conhece uma pessoa e se torna amigo, mas esta amizade se limita ao lugar e momento em que estão. Por exemplo um amigo na escola, que quando terminam os estudos você não o vê mais, nem é procurado por esta pessoa.
Infelizmente muitas pessoas têm apenas amigos desta forma ou não sabem fazer uma amizade perdurar além da situação em que conhece a pessoa. Lamentável também é o fato de existirem amigos interessados apenas no momento, como uma festa, por exemplo (Provérbios 19.4) ou na situação em que a pessoa está como um cargo importante e fama (Provérbios 14.20).

Provérbios 27.10 “Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe”.

Procure valorizar amizades conquistadas com o tempo e reconhecer pessoas que estiveram com você e agora não têm tanta convivência, mas enquanto puderam foram verdadeiros amigos.
Na era das redes sociais, todos procuram fazer muitos ‘amigos’, que na verdade podem ser apenas virtuais. Procure amizades que superam situações difíceis e que perdurem além de momentos bons, além de ir mais profundo do que a tela de uma rede social.
A verdadeira amizade vai além das circunstâncias!

2- Amizade por Afinidade

Provérbios 15.30 “O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos”.

Amizade por afinidade é um tipo de relacionamento agradável, onde um procura no outro aquilo que gosta e também busca agradar. Mas este tipo de amizade pode estar baseado apenas nos interesses comuns entre as pessoas. Por exemplo: amigos que torcem pelo mesmo time, têm gostos pelo mesmo tipo de comidas, praticam o mesmo esporte, etc. Estas e outras situações servem para aproximar a pessoa, mas a verdadeira amizade precisa ir além disso tudo (Provérbios 18.24).

Provérbios 19.7 “Se os irmãos do pobre o aborrecem, quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com súplicas, mas não os alcança”.

Amigos por afinidade sabem conquistar as pessoas, mas nem sempre conseguem preservar a amizade. Quando descobrem que a pessoa pensa diferente, não aceitam a sua opinião e a amizade se acaba. Amigos verdadeiros falam a verdade e conquistam as pessoas apesar de seus erros. (Provérbios 22.11)
Verdadeiros amigos procuram fazer coisas que gostam juntos, mas continuam sendo amigos independente das diferenças. Aliás, os bons amigos sabem reconhecer suas próprias falhas e aceitam o outro com suas dificuldades. Procure fazer amigos que façam as coisas junto com você, mas que também possam superar as diferenças.
A verdadeira amizade vai além da afinidade!

3- Amizade Incondicional

Provérbios 17.17 “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”.

Amizade incondicional vai além da circunstância e da afinidade. O amigo verdadeiro não está com você por acaso ou por ter o mesmo gosto e opinião, mas por amor. Esta amizade baseada no amor de Deus que “jamais acaba” (I Coríntios 13.8). Nas horas mais difíceis é que descobrimos os maiores amigos.

Provérbios 27.9 “Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial”.

O conselho de um amigo tem muito valor. Amigos incondicionais não dizem: ‘se eu fosse você’, mas se colocam em seu lugar, sentindo o que você está passando. A pessoa amiga sabe confrontar e dizer a “verdade em amor” (Efésios 4.15).

Provérbios 27.17 “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu AMIGO”.

A amizade verdadeira pode ser comparada com duas navalhas que se afiam. O verdadeiro amigo e amiga faz o outro ficar cada vez mais ‘afiado’, ou seja, melhor. São pessoas que te edificam, mesmo que não falem o que você deseja ouvir, mas estão sempre prontos a te escutar e dar uma palavra confiável.
A verdadeira amizade é incondicional!

Seja um amigo verdadeiro!

CONCLUSÃO

Muitas vezes queremos encontrar verdadeiros amigos, mas na verdade precisamos aprender a ser amigos primeiro para então encontrar pessoas certas, que correspondam a esta amizade sincera.
Você pode ter amigos circunstanciais porque precisa fazer amigos em todas as circunstâncias e também pode ter amigos por afinidade para fazer juntos o que gostam, mas acima disso precisa ser uma pessoa confiável e estar com pessoas que possa confiar (Provérbios 17.9).

É possível ser verdadeiros amigos!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp