Natal: por que e como?

Tema: NATAL 

enfeites de natal bíblia aberta

“Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo”. Mateus 2.1,2

Introdução: Já imaginou uma festa sem o homenageado? Esta pergunta nos faz pensar que não podemos pensar no Natal sem Jesus. Mas é justamente esta a impressão que temos ao ver o Natal como o mundo celebra. Por isso, precisamos pensar mais o porquê celebrar o Natal e como fazer de forma correta.
Dos personagens envolvidos no cenário do nascimento de Jesus, os magos se destacam por sua dedicação àquele momento. Os pastores foram surpreendidos, pois não sabiam o que iria acontecer (Lucas 2.1-11), mas os magos buscaram intencionalmente pelo menino Jesus.

Você celebra o Natal?

Baseado na história dos magos que foram até Jesus, vamos buscar resposta para duas perguntas sobre o porquê e como celebrar o Natal.

1- Por que celebrar o Natal? v.1,2

A primeira pergunta que fazemos é o porquê da celebração natalina. Se tivermos os motivos certos para celebrar o Natal, então teremos certeza de que será correto comemorá-lo.

Motivos para celebrar o Natal:


a) Porque Jesus veio ao mundo

v.1ª “Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia...”.

O Natal é uma festa que celebra que Jesus veio ao mundo. Se fosse o contrário, não poderíamos comemorar (I João 4.2,3), por isso sabemos que procede do Espírito de Deus (II João 1.7).  Não podemos deixar de celebrar um fato tão importante. Enquanto o comércio comemora de forma errada, devemos dar exemplo fazendo do modo correto. Quando confessamos Jesus (Romanos 10.9,10), o Espírito Santo habita em nós (I Coríntios 12.3). A vinda do Salvador ao mundo deve ser comemorada, pois Jesus veio para nos salvar.
Celebre o Natal porque Jesus veio ao mundo!

b) Porque precisamos buscar Jesus

v.1 “... eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém”.

Os magos andaram muito procurando Jesus e quando encontraram ficaram muito alegres (Lucas 2.10). Do mesmo modo devemos buscar a Deus de todo o nosso coração (Jeremias 29.13) e servir a Deus com alegria (Salmo 100.2). Desde que a humanidade pecou e se afastou escondendo-se de Deus, precisamos buscar a Deus todo tempo para voltarmos para o Senhor (Gênesis 3.1-24). O Natal é uma oportunidade para buscar a Deus em família e com amigos nos aproximando mais de Deus (Tiago 4.8). Jesus prometeu que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, estaria presente (Mateus 18.20), então devemos celebrar o Natal buscando a presença de Jesus.
O Natal é um momento para buscar a presença de Jesus!

c) Porque Natal é nascimento

v.2 “...Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? ...”.

A palavra Natal significa nascimento, o que nos lembra que precisamos nascer de novo como Jesus ensinou (João 3.3 e 7). Todos os dias precisaram nascer novamente nos tornando uma “nova criatura” (II Coríntios 5.17), morrendo para o mundo e vivendo para Deus (Gálatas 2.20). Não precisamos nos conter ao dia 25 de Dezembro, que é uma data simbólica. Todos os dias, Jesus deve nascer em nossos corações e acontece uma festa no céu (Lucas 15.7 e 10).
Natal acontece quando você nasce de novo!

Estes três motivos são suficientes para ensinar o porquê celebrar o Natal: porque Jesus veio ao mundo para nos salvar, porque precisamos buscar a presença de Jesus e porque Natal é nascimento e também necessitamos nascer de novo para Deus.
Você tem motivos para celebrar o Natal!

2- Como celebrar o Natal? v.2 e 4,5

Depois de ter a motivação certa para celebrar o Natal, também precisamos saber a forma correta de fazê-lo. Não adiantaria fazer a coisa certa da forma errada (Salmo 37.3).

Formas de celebrar o Natal:


a) Seguindo a luz

v.2 “... Pois do oriente vimos a sua estrela...”.

Os magos seguiram a estrela, um fenômeno impressionante para seu tempo, mas sabiam que aquela luz tinha um significado profético (Isaías 9.2). Diante de tanto brilho e ornamentos, ocorre o risco de perdermos o foco no personagem principal da história do Natal (João 3.19). Precisamos buscar lembrar mais de quem nasceu e se tornou o motivo da festa natalina. Jesus é “a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (João 1.9). Somente Jesus é a luz que precisamos para iluminar nossas vidas (João 8.12). Quando seguimos a luz de Jesus passamos a ser a “luz do mundo” (Mateus 5.14), iluminando a vida das pessoas.
Celebre o Natal com a luz de Jesus!

b) Adorando a Deus

v.2 “... viemos adorá-lo”.

Os magos caminharam muito em busca de Jesus e quando o encontraram, o adoraram com muita alegria (Mateus 2.10,11). Os judeus que tanto esperavam o Messias, o rejeitaram, enquanto os Magos do Oriente, que eram considerados pagãos foram adorar a Cristo (João 1.11).  Se nós conhecemos e amamos a Jesus, devemos celebrar seu nascimento, pois fomos criados por Deus para adorá-lo (Isaías 43.7) e devemos adorar “em espírito e em verdade” (João 4.24). Não celebre o Natal sem louvar e orar a Deus. Participe de cultos natalinos, cantatas e toda forma de adoração. Também aproveite as reuniões de familiares e amigos para agradecer a Deus em oração (Colossenses 4.5).
Celebre o Natal adorando a Deus!

c) De acordo com a Palavra de Deus

Mateus 2.4,5 “então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer. Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta”.

Os magos se orientaram pelas profecias bíblicas a respeito do Messias e o próprio Herodes procurou saber o que dizia as Escrituras (Mateus 2.3-6). Quando falamos do Natal, aprendemos muito sobre a Bíblia. Tudo o que aconteceu no nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus foi para cumprir as profecias das Escrituras (João 5.39). No entanto, não precisamos aceitar os símbolos do comércio, que não confessam a Jesus (Isaías 8.20), criando outros personagens e histórias que não estão na Palavra de Deus (Mateus 22.29). Mas não podemos deixar de aproveitar para ensinar sobre o nascimento de Jesus e ignorar esta parte tão importante da Palavra de Deus (Apocalipse 22.18,19). O Natal é uma oportunidade para pregar o evangelho anunciando que o Salvador veio ao mundo.
Celebre o Natal de acordo com a Palavra de Deus!

Estas três formas nos ensinam muito sobre como celebrar o Natal seguindo a luz de Deus, adorando a Deus e fazendo tudo de acordo com os ensinamentos da Palavra.
Celebre o Natal de acordo com a vontade de Deus!

Você pode celebrar o Natal!


CONCLUSÃO

Oséias 4.6 “meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...”.

Do mesmo modo como comemoramos a morte e ressurreição de Jesus, podemos também celebrar seu nascimento. O fato de as pessoas festejarem o Natal com motivações erradas e da forma incorreta não significa que não podemos fazer pelo motivo certo e da forma correta.

Celebre o Natal com Jesus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp