O Caminho de Jericó

Tema: CONVERSÃO  

pregação solidariedade

“Certo homem descia de Jerusalém para Jericó...” Lucas 10.30-35

Introdução: A parábola do Bom Samaritano traz grandes lições para a vida cristã, ensinando sobre o preconceito e também sobre o dever de ajudar ao próximo. Mas por que Jesus citou o caminho de Jericó e não outra rota conhecida na época? O caminho de Jericó era perigoso. Histórias de assaltos naquela região eram comuns naquele tempo.
A distância entre Jerusalém e Jericó é de 27 km, mas o caminho se dificulta devido ao relevo extremamente acidentado e a altitude de Jerusalém fica a 786 metros acima do nível do mar e Jericó há - 258 metros abaixo do nível do mar, próximo ao lugar mais profundo da terra que é o mar morto 1, passando de um quilômetro de diferença na altitude. Por isso o caminho era muito difícil e propício a esconderijos de assaltantes.


Em que direção você está indo?

Vamos refletir sobre os detalhes desta história fazendo uma analogia com lições práticas para nossas vidas:

1- Jerusalém - CÉU: Apocalipse 21.2

A cidade de Jerusalém era o lugar do templo e da presença de Deus. Também era a sede da terra prometida pelo Senhor. Aquele lugar mais alto, o Monte Sião era o local mais sagrado para o povo de Deus. A nossa maior esperança é um dia receber a vida eterna e viver para sempre com Deus (I João 2.25).
Jerusalém representa o céu!

2- Jericó - PECADO: Josué 6.26

A cidade de Jericó era conhecida por sua grande fortaleza que foi derrubada pelo poder de Deus (Josué 6.1-20). Isso aconteceu porque Jericó se opôs ao projeto de Deus em dar a terra prometida ao seu povo. Por isso, Jericó foi destruída e também amaldiçoada por Josué (Josué 6.26). Do mesmo modo o cristão não deve amar este mundo de pecado (I João 2.15).
Jericó representa o pecado!

3- O Caminho - JESUS: João 14.6

O caminho que nos tira do mundo de pecado e nos leva para o céu é Jesus Cristo que veio ao mundo para nos salvar (João 3.17). Cabe a nós decidir qual direção vamos tomar: se para Jerusalém que é o céu ou Jericó na direção do pecado. Jesus disse: “eu sou a porta” (João 10.7 e 9), porque Jesus é a única saída para o pecador.
O único caminho é Jesus!

4- Viajante – CRISTÃO: Filipenses 3.14-16

Cada um de nós vive neste mundo de forma passageira (Eclesiastes 3.14), pois um dia não estaremos mais aqui (Eclesiastes 9.10). Enquanto estamos neste mundo caminhamos no meio do pecado, mas devemos tomar a direção do céu no caminho de Cristo (João 17.15). Às vezes também somos assaltados e ficamos ‘semimortos’ (v.30) diante da maldade neste mundo, mas Deus sempre nos levanta e dá uma nova chance (Salmos 37.23,24).

O livro “O Peregrino” escrito em 1687 por John Bunyan na Inglaterra é uma alegoria da vida cristã contando a viagem do cristão da cidade da destruição para a Jerusalém celestial, também ilustra de forma simples e clara a jornada de quem caminha na presença de Deus2.
O viajante representa a caminhada do cristão!

5- Assaltantes - MUNDO: João 10.10 e 14.27

Os assaltantes nos lembram de tantas coisas ruins neste mundo. O propósito do inimigo é “roubar, matar e destruir” (João 10.10), mas Jesus nos dá vida abundante e nos ajuda a vencer o mundo. As surpresas e tribulações que passamos são assaltos que nos pegam despreparados muitas vezes. Por isso devemos ter cuidado e não andar no caminho do mundo (Salmos 1.1,2).
Os assaltantes representam o mundo!

6- Sacerdote - RELIGIOSOS: Marcos 7.7-9

A primeira pessoa que passou pelo homem caído foi um sacerdote, mas ele não parou para ajudar. Provavelmente estava com pressa vindo de seu turno sacerdotal (Esdras 6.18). Quando apenas vamos à igreja e não ajudamos o nosso próximo estamos sendo apenas religiosos seguindo tradições humanas (Tiago 1.27).
O sacerdote representa os religiosos que cumprem rituais!

7- Levita - SIMPATIZANTES: Marcos 7.6

A segunda pessoa que passou pelo homem caído foi um levita, que também não parou para socorrê-lo. Os levitas cumpriam turnos como os sacerdotes e quando estavam escalados deviam servir no templo para os sacrifícios e louvores (II Crônicas 8.14 e 31.2). Por isso o levita nos lembra de pessoas que são simpatizantes da fé e gostam de louvar ao Senhor, mas só fazem isso quando estão na igreja (Isaías 1.11-17). O verdadeiro louvor que Deus quer é “em espírito e em verdade” (João 4.24), pois o que glorifica a Deus é uma vida frutífera (João 15.8).
O levita representa os simpatizantes que não praticam a fé!

8- Samaritano - JESUS: João 3.16

Os samaritanos eram desprezados pelos judeus porque no passado haviam se conformado com a idolatria (II Reis 17.29). Mas isso se tornou um preconceito mais forte do que o erro deles. Contudo, o propósito de Jesus ao usar a figura de um samaritano como a pessoa boa da história, é mostrar que o Messias poderia ser quem menos esperavam. Jesus veio ao mundo para nos salvar, erguendo o pecador caído pelo mundo (Lucas 19.10).
Nós também podemos ser como o samaritano quando nos tornamos representantes de Cristo (I Pedro 2.9) e quando ajudamos o nosso próximo (Mateus 25.35-40). Como Corpo de Cristo na terra, devemos fazer as obras de Deus (I Coríntios 12.27).
O Samaritano representa Jesus!

9- Vinho e Azeite -  COMUNHÃO e UNÇÃO: I João 1.7 e Eclesiastes 9.8

O samaritano fez os primeiros socorros no homem ferido usando o que tinha em mãos: óleo e vinho (v.34). O vinho, ou polpa de uva era usado para saciar a sede durante a viagem. O óleo ou azeite servia para passar na pele ressecada pelo calor do deserto, além de espantar as moscas. Naquele momento, o samaritano usou o vinho para desinfetar os ferimentos do homem e o azeite para cicatrizar suas feridas.
O vinho representa o perdão de Deus através do sangue de Jesus (I João 1.7), que nos leva à comunhão com Deus (I Coríntios 10.23-26). O azeite é um símbolo da unção do Espírito Santo que ilumina as nossas vidas (Eclesiastes 9.8). Para resgatarmos vidas, precisamos destas duas coisas: a comunhão através do perdão de Deus e a unção do Espírito Santo.
Leia mais sobre o vinho e o azeite no estudo: CURANDO AS FERIDAS.
O vinho e o azeite representam comunhão e unção!

10- Hospedaria - IGREJA: Romanos 15.7

O samaritano levou o homem ferido para uma hospedaria e pediu que cuidassem dele. Esta hospedaria representa a Igreja, que deve ser um lugar de cuidar das pessoas feridas neste mundo (III João 1.8). A Igreja é o hospital de Deus, onde o médico é Cristo, o remédio a Palavra de Deus, os enfermeiros os servos do Senhor e os enfermos todos aqueles que chegam para ser curados.
A hospedaria representa a Igreja!

11- O Preço – Jesus pagou: I Coríntios 6.20

O samaritano pagou a despesa da hospedaria para o homem ferido. Isso nos faz lembrar que Jesus morreu por nós perdoando nossos pecados e nos curar (Isaías 53.4,5). Do mesmo modo que o samaritano disse que voltaria e pagaria o restante que faltasse (v.35), Jesus também prometeu um dia voltar para nos buscar, quando nos dará o galardão (Apocalipse 22.14).
O preço foi pago por Jesus!

Você faz parte desta história!

CONCLUSÃO

Esta mensagem conta um pouco de cada um de nós e nos alerta sobre os perigos deste mundo e que muitas pessoas estão indo da direção errada, ao invés de subir para Jerusalém, estão descendo para Jericó, mesmo sabendo dos riscos que correm. Por isso são assaltados e feridos.
Também aprendemos que não podemos ser como os assaltantes, ferindo o nosso próximo. Não adianta ser religiosos como o sacerdote ou apenas simpatizantes como o levita. Mas podemos ser como o samaritano e deixar Deus nos usar para socorrer as pessoas.
Se você tomou uma direção errada e foi atacado de surpresa, derrubado, assaltado e ferido, saiba que Jesus te estende a mão e cura com seu vinho da comunhão e azeite da unção. A hospedaria é o seu lugar, onde será tratado e curado.
E você... Por onde você tem andado?

Suba para Jerusalém e não desça para Jericó!

______________________________

1 Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jericó 
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp