Uma nova Identidade

Tema: CONVERSÃO

identidade digitais

Atos 9.1-19
Introdução: A transformação na vida de Saulo, tornando-se o apóstolo Paulo é um dos grandes exemplos de conversão na Palavra de Deus. Saulo tinha dupla nacionalidade, pois nasceu em Tarso na Cilícia, uma província romana (Atos 21.39), sendo filho de judeus (Filipenses 3.5) e isso permitia que ele tivesse duas identidades: romana e judia. Por isso conseguia tanta autoridade entre os judeus e os romanos. Mas essa dupla identidade foi revogada quando precisou assumir sua nova vida seguindo a Cristo como cidadão celestial “pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3.20). Jesus conhecia Saulo e o chamou pelo nome para mudar a sua história (Atos 9.4,5).
Assim como Paulo, muitas pessoas tentam viver uma dupla identidade sendo “homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1.8). Quando conhecemos Jesus como Senhor e Salvador, nascemos de novo e nossa vida é transformada pelo evangelho (João 3.3-7) e esta duplicidade é substituída pela integridade da Palavra de Deus (Tiago 4.8).

Uma pessoa pode mudar sua personalidade?

Vamos refletir como a identidade de Saulo foi transformada no homem de Deus, o apóstolo Paulo:

1- A velha identidade de Saulo: v.1-9

Saulo odiava os cristãos (Atos 9.1,2), mas um encontro com Cristo transformou sua vida para sempre (Atos 9.3-9).
Algumas informações sobre a vida de Saulo antes de conhecer Jesus:
Família: era filho de judeus (Atos 22.25-29).
Estudos: aos pés de Gamaliel, um grande sábio das escrituras (Atos 22.3).
Religião: judeu zeloso “circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu” (Filipenses 3.5).
Caráter: “quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Filipenses 3.6).
Temperamento: enérgico “respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote” (Atos 9.1).
Saulo era cego e não sabia (Atos 9.8,9). Sua religiosidade e seu ego o cegavam para não ver Deus nem as pessoas. Somente quando conheceu verdadeiramente o Cristo a quem perseguia, pode ver que estava errado e precisava de uma mudança em sua vida (Atos 22.4).
Jesus quer transformar a sua vida!

2- A nova identidade de Paulo: v.10-19

Saulo passou a ser chamado de Paulo após seu envio como missionário (Atos 13.1-3), como sinal de que sua vida foi totalmente transformada (Atos 13.9).
Algumas informações sobre a nova identidade de Paulo:
Família: a Igreja, como “família de Deus” (Efésios 3.19).
Estudos: a Palavra de Deus viva “não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (II Coríntios 3.6).
Religião: Cristo “sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo” (Filipenses 3.8).
Caráter: transformado “mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo” (Filipenses 3.7) de perseguidor passou a ser perseguido (I Timóteo 1.13).
Temperamento: passou a ser um instrumento de Deus como “o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome” (Atos 9.15,16).
Paulo teve seus olhos espirituais abertos (Atos 9.18) e se tornou um homem cheio do Espírito Santo (Atos 9.17). Sua nova identidade foi marcada por Cristo que o transformou em um grande homem de Deus.
Jesus quer te dar uma nova identidade!

Jesus pode transformar uma pessoa totalmente!

CONCLUSÃO

O perverso Saulo que atormentava a vida dos cristãos foi transformado no apóstolo Paulo, que passou a ser perseguido por seguir ao evangelho de Cristo. Aparentemente sua vida piorou, mas na verdade melhorou muito, porque tinha a presença de Deus em sua vida (Gálatas 2.20).
A mudança de hábitos não é algo fácil, mas com a força do Senhor isso é possível de maneira extraordinária, pois não se trata apenas de mudanças de práticas, mas em toda a essência do ser, tornando-se uma nova criatura, pois “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Coríntios 5.17). Deus nos conhece como somos e quer mudar para sempre nossas vidas (Isaías 43.1).

Deixe Jesus mudar sua vida!

______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp