Não deixe sua chama apagar

Tema: RENOVAÇÃO  

fogo aceso

Levíticos 6.13 “O fogo queimará continuamente sobre o altar; não deve ser apagado.”

Introdução: Deus fez a luz e viu que era boa (Gênesis 1.3,4). Por isso colocou sua luz em nossas vidas e nos ensinou a andar na luz (João 11.9,10). Mas infelizmente algumas coisas acontecem para apagar a luz, esfriando a chama que está em nosso coração.
O texto de Levítico 6.8-13 fala sobre o sacrifício no altar, que ficava fora do Tabernáculo e o fogo era levado para dentro do santuário para acender as lâmpadas e o incensário (Levítico 16.12,13). Nadabe a Abiú desobedeceram a esta regra e por isso foram condenados (Levítico 10.1). Todos precisavam ver o fogo e fumaça subindo do Tabernáculo, como sinal de que o sacrifício estava sendo oferecido e as orações subiam para Deus (Apocalipse 8.1-5), por isso era muito importante manter esta chama acesa constantemente.

tabernáculo antigo testamento

O altar hoje é a nossa vida, como “templo do Espírito Santo” (I Coríntios 3.16), por isso devemos entender esta mensagem de forma pessoal e entendendo o significado desta chama.

Como está a chama em seu coração?

Vamos refletir sobre essa chama aplicando às nossas vidas:

1- O que é a chama?

A chama do altar hoje tem um sentido para nossas vidas e por isso precisamos entender, para cuidar e manter acesa a brasa em nosso coração.
Esta chama pode simbolizar:
A Consciência: que é nossa luz interior (II Coríntios 4.6);
O amor: que aquece nosso coração (Salmos 39.3);
A fé: que ilumina os olhos espirituais (Efésios 1.18);
A Palavra de Deus: que é luz para o caminho (Salmo 119.105);
A luz de Deus vem sobre a nossa consciência renovando a nossa mente (Romanos 12.1,2), então o amor de Deus nos aquece com sua presença e fé nos faz acreditar no invisível (II Coríntios 5.7), através das Escrituras que nos ensinam a verdade que liberta das trevas (João 8.12).
Há uma chama acesa em seu coração!

2- O que apaga a chama?

Existem coisas que servem para nos esfriar e apagar a luz de Deus em nossas vidas, por isso precisamos identificar e evitar tudo o que nos afasta da luz.
Situações que apagam a chama:
Pecado: que leva às trevas (I Pedro 2.9);
Desamor: que esfria os corações (Mateus 24.12);
Medo: que nos faz duvidar (I João 4.18);
Desconhecimento: a respeito da verdade (Oseias 4.6).
Infelizmente muitas pessoas estão tomadas pelas trevas e frieza por causa do pecado, que faz esfriar o amor, levando ao medo (Gênesis 3.10), por não conhecer a verdade da Palavra de Deus que liberta (João 8.32).
Cuide da chama em seu coração!

3- Como reacender a chama?

Quando percebemos que nossa chama está apagando, precisamos cuidar para reacender esta luz em nosso coração.
Para reacender a chama precisamos:   
Vigilância: precisamos estar sempre atentos (Marcos 14.38);
Renovar o amor: voltar ao primeiro amor (Apocalipse 2.4 e 3.15);
Fortalecer a Fé: não ser morno na fé (Romanos 10.17);
Perdão de Deus: através de Jesus que nos salva (Isaías 6.5-7).
Para reacender a chama no coração é preciso sempre vigiar para perceber sinais de esfriamento, então renovar sempre o seu amor totalmente para Deus (Marcos 12.30), sempre se fortalecer na fé, recebendo o perdão de Deus que nos renova (I João 1.7-9).
Acenda a chama em seu coração!

Não deixe sua chama apagar!

CONCLUSÃO

A chama em seu coração precisa ser cuidada para não se apagar, por isso precisamos sempre estar atentos e buscar constantemente a presença do Senhor para não esfriar. Se algo aconteceu como “um balde de água fria” em sua vida, saiba que o Senhor te ama e quer reacender esta chama para fazer de você uma brasa viva e uma luz neste mundo (Mateus 5.14).
Reacenda sua chama!
______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp