Jesus, o maior comunicador da história

Tema: LIDERANÇA   

imagem Jesus no barco com os discípulos acalma a tempestade

Mateus 24.35 “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.”

Introdução: Jesus estava sempre se comunicando com as pessoas. Até mesmo aqueles que não queriam sua mensagem tiveram acesso às suas Palavras. Todos sem exceção eram o alvo da pregação de Jesus. Até hoje o seu ensinamento influencia o mundo e para sempre será o maior referencial da verdade Divina. Por isso podemos aprender com Jesus sobre a importância da comunicação.

Como Jesus se comunicava?

Principais características de Jesus como comunicador:

1. Cristo é a comunicação plena de Deus com a humanidade

João 1.1 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Deus se revelou ao mundo na pessoa de Jesus Cristo e nele tem comunicação e comunhão com a humanidade. Tanto suas palavras como suas ações comunicavam o amor de Deus ao mundo. Mostrou seu poder através da natureza, de alimentos, saliva para curar um cego, com apenas um toque, um gesto, um suspiro e até com a cruz.

2. A atitude de Jesus era de um comunicador

Mateus 8.8 “Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.”

Jesus se fez carne em semelhança das pessoas para poder falar com elas. Não se fez superior, mas igual para poder comunicar.

3. Jesus se relacionava com as pessoas para as ensinar

Marcos 8.38 “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.”

Ele estava sempre perto das pessoas. Ouvia e lhes ensinava. Conhecia seus problemas e mostrava a solução.

4. Jesus é um pregador espiritual

João 8.31 “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos”

Cristo ensinou uma nova maneira de crer e servir a Deus, de dentro para fora, não através de proibições, mas através do amor ao próximo.

5. Jesus respeita as pessoas

João 12.47 “Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.”

Cristo lutou contra tudo o que fere a humanidade e gera a morte valorizando o ser humano e condenando comportamentos, ideologias e instituições que prejudicam a vida.

6. Jesus anuncia amor e misericórdia

João 14.23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”

Através de suas palavras e de seus milagres Jesus mostrava o amor incondicional a todos e a misericórdia sobre os que sofrem.

7. Jesus fala com seriedade

João 8.43 “Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra”

Não aceitou a injustiça, por isso lutou sem medo contra o erro seja nas pessoas, na religião ou na sociedade. Exemplo quando teve comportamento de raiva diante dos cambistas no templo.

8. Jesus aceita cada pessoa

Marcos 9.41 “Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.”

Morreu de braços abertos para mostrar sua acolhida às pessoas e defendendo os marginalizados pela religião e sociedade.

9. Jesus não faz acepção de pessoas

Marcos 10.15 “Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.”

Andava com os pecadores e se relacionou com todo tipo de pessoas não importando raça, classe social, temperamento, etc.

10. A linguagem de Jesus é simples e direta

Mateus 18.3 “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.”

Falou a língua do povo do jeito que entendia usando exemplos do cotidiano das pessoas e conduzindo seu pensamento a um Deus próximo de todos.

11. A argumentação de Jesus não é impositiva

João 12.48 “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.”

Fazia as pessoas pensar. Ouvia suas perguntas, ilustrava com uma parábola a resposta e devolvia a pergunta para que a pessoa concluísse.

12. Jesus usa o diálogo

João 16.23 “Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.”

Ele olhava e conversava com as pessoas. Ouvia suas histórias e respondia suas dúvidas sem reprimir suas incoerências.

13. Jesus é um modelo de audácia e valentia

João 14.24 “Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.”

Não tinha medo porque estava com a verdade e sabia que o resultado de se entregar seria mostrar o poder da ressurreição.

14. Jesus é um modelo de comunicador pela universalidade de seus destinatários

João 16.20 “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.”

Jesus falou aos corações. Não somente de sua época ou lugar, mas todos os corações. Estava no meio do povo de Israel, mas soube falar de forma que alcance todos os povos presentes.

15. Os destinatários preferenciais de Jesus são os mais marginalizados

João 15.20 “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.”

Jesus se dirigia sempre àqueles que sofriam e precisavam de uma resposta ao seu sofrimento. Defendeu aqueles que eram marginalizados. Deu valor àqueles que eram esquecidos mostrando-lhes o poder de Deus que não precisa de recompensa ou pagamento.

Jesus quer se comunicar com você!

Conclusão

Com a comunicação Jesus alcançou o objetivo final do seu ministério que é o relacionamento entre pessoas e para com Deus. A igreja é um ambiente de comunhão e comunicação onde Deus fala conosco e podemos conviver com as pessoas em amor.

Jesus nos chama para comunicar sua Palavra!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp