Daniel 12: Profecia do tempo do fim

-Tema: DANIEL

profeta Daniel escrevendo

Daniel 12

Introdução: O capítulo 12 é o último do profeta Daniel, com a conclusão das visões proféticas e uma mensagem de esperança para o povo de Deus. O livro de Daniel é um dos livros proféticos do Antigo Testamento que contém visões e revelações dadas por Deus durante o cativeiro do povo de Israel na Babilônia. As profecias em Daniel têm tanto um contexto histórico imediato, no cativeiro em si, como um contexto profético mais amplo, abordando eventos futuros relacionados à vinda do Messias, o estabelecimento do Seu reino e a consumação final. 

Provavelmente o profeta Daniel já estava no final de seus dias, quando escreveu o capítulo 12. O primeiro capítulo diz que “Daniel continuou ali até o primeiro ano do reinado de Ciro (Daniel 1.21). Nabucodonosor levou os prisioneiros para a Babilônia em 586 a.C. e o rei Ciro tomou o império babilônico em 539 a.C. que é um prazo de 47 anos. Daniel já deveria ser idoso, sobreviveu ao império Babilônico e chegou até o império Persa. 

Muitas pessoas não entendem o porquê falar do tempo do fim, sem entender que isso envolve a vida de cada um de nós, além de que muitas pessoas já estão encontrando o seu fim todos os dias. Então precisamos compreender esta mensagem da revelação.



Como será o tempo do fim?

Vamos aprender o que ensina o texto de Daniel 12:


1. A visão Profética do tempo do fim: v.1,2

Daniel 12 começa com uma referência a um "tempo de angústia" que será muito difícil para o povo de Deus. No entanto, nesse tempo de tribulação, há esperança: a promessa da ressurreição para a vida eterna. Esta ressurreição envolve a ressurreição dos justos e dos ímpios para o julgamento final.

- v.1a: Miguel, o arcanjo aparece para defender o povo de Deus;

- v.1b, 7 e 11,12: A grande tribulação sobre todo o mundo;

         3 anos e meio (v.7), 1290 dias ou 1335 (v.11,12).

- v.2 e 13: A ressurreição dos mortos;

- v.4: O aumento da ciência;

O tempo da Grande Tribulação confere com Daniel 9.27 que fala de uma semana de anos, em duas partes: 3 anos e meio (Daniel 7.25; 12.7; Apocalipse 12.14), que corresponde a 1290 dias (Daniel 12.11) ou 42 meses (Apocalipse 11.2; 13.5,6). A variação de 45 dias para 1335 dias em Daniel 12.12, ou a diminuição de 30 dias em Apocalipse 11.3, podem ser eventos finais da tribulação. A diferença de contagem de tempo pode ser por causa do calendário lunar usado na época, com 354 dias.


2. O que precisamos fazer? v.3,4

Deus promete que os justos serão recompensados ​​e brilharão como as estrelas do céu. Aqueles que têm sabedoria e entendimento serão recompensados ​​e farão a diferença em meio à tribulação.

Daniel pergunta o que fazer e recebe alguns conselhos (v.8):

- v.1: Ter o nome inscrito no livro da vida;

- v.3: Buscar sabedoria para viver;

- v.9: Seguir o caminho de Cristo (João 14.);

- v.10: Santificar a vida através do arrependimento;

- v.13: Descansar e confiar em Deus.

Jesus disse que quando acontecerem as profecias, não adianta correr, mas precisamos estar preparados (Lucas 21.21). Agora sim devemos correr para a presença do Senhor enquanto há tempo (Isaías 55.6).


3. As Visões Seladas: v. 5-7

Daniel ouve o anjo perguntando a outro anjo quanto tempo levará até que essas coisas se cumpram, porque as visões permanecerão seladas até o tempo do fim. A mensagem é que, embora muitas coisas não sejam compreendidas plenamente agora, no futuro, Deus revelará tudo e cumprirá Suas promessas completamente (João 13.7).

Um livro selado devia ser guardado e só poderia ser aberto no tempo certo, pela pessoa responsável. Isso significa que Deus abrirá os selos no tempo final (Apocalipse 5 e 6). Existem mistérios que somente o Espírito Santo revelará o significado das profecias no tempo final (Deuteronômio 29.29 e João 13.26), por isso o texto diz que “os sábios entenderão” (v.10).


4. A necessidade de vigilância: v.8-13

Daniel está curioso e pede mais detalhes. Ele é instruído a seguir seu caminho, pois as palavras estão seladas até o fim (v.9). A ênfase é que o povo de Deus deve continuar obediente e confiante em Deus, mesmo sem entender completamente todas as coisas (v.10).

A resposta de Deus às dúvidas de Daniel era que ele precisava se resguardar na presença do Senhor e esperar o cumprimento das profecias (v.9, 13). Ninguém pode fazer acontecer o propósito de Deus, mas ninguém pode impedir sua vontade. Então deveria apenas aguardar e confiar na presença do Senhor. Isso nos ensina que não adianta querer saber tudo sobre as profecias se não guardarmos nossas almas para a salvação em Cristo (Mateus 24.13).


Prepare-se para a volta de Jesus!

Conclusão

Daniel fecha o livro com promessas de tribulação, ressurreição, sabedoria e confiança no cumprimento das promessas de Deus. É um lembrete para nós, como crentes, sobre a importância de permanecer fiéis em meio às dificuldades e confiar na sabedoria e no plano de Deus para o futuro. Que possamos aplicar essas lições em nossa vida e nos mantermos preparados para a vinda do Senhor e a consumação final de Seu reino.

______________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Devocionais - Desafio METANOIA

 pregações no whatsapp

Oferte abençoando este ministério: PIX CNPJ: 39291393000175