Os sete nomes de Jesus

COMPARTILHE:

6 comentários

-Tema:
Isaías 9.6 e 7.14
-Introdução: Uma pessoa é conhecida pelo nome. Em alguns casos o título vem à frente do nome. Algumas pessoas são chamadas por apelido ou expressão que mostre quem realmente é, ou como é conhecida.
Os títulos de Jesus na Bíblia nos ensinam muito sobre seu poder e sua pessoa excelente. Nos textos de Isaías citados acima, uma lista de nomes explicam como seria o Messias. Quando refletimos em cada um destes atributos, entendemos seu propósito e conhecemos melhor.
Quais os 7 nomes de Jesus?
Vamos refletir sobre os 7 títulos de Jesus:

1- MARAVILHOSO: Juízes 13.18 “Respondeu-lhe o Anjo do SENHOR e lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso?
Quando a Bíblia traz a expressão Anjo com letra maiúscula se refere à manifestação da presença do próprio Deus. O Senhor apareceu a Manoá, pai de Sansão para lhe revelar seu propósito para sua família e quando Manoá perguntou o nome ao Anjo, Deus lhe disse que seu nome é maravilhoso. A expressão ‘maravilhoso’ significa que é muito grande e especial ou acima da capacidade da compreensão.
Jesus é Maravilhoso!
                              
2- CONSELHEIRO: João 14.26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito
Jesus prometeu que enviaria o seu Espírito para estar conosco como um Conselheiro que ensina o que fazer e um Consolador que nos fortalece em nossas dificuldades. Quando encontramos uma situação que não sabemos o que fazer e ficamos triste, clamamos ao nosso amigo Jesus que nos consola e aconselha.
Jesus é Conselheiro!

3- DEUS FORTE: Salmos 89.8 “Ó SENHOR, Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu és, SENHOR, com a tua fidelidade ao redor de ti?!
Deus é Onipotente, ou seja, não existem limites para o seu poder. Deus forte também é uma forma de falar EL SHADAY, o Deus todo poderoso (Gênesis 17.1). Jesus mostrou o seu poder quando operou milagres sobre coisas impossíveis aos homens. Chamar Jesus de Deus forte também confirma a Divindade de Cristo para não confundirmos ou esquecermos “que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser (Hebreus 1.3), como o próprio Deus encarnado e “a imagem do Deus invisível” (Colossenses 1.15).
Jesus é Deus forte!

4- PAI DA ETERNIDADE: Salmos 90.2 e 4 “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” “Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite”
Jesus sempre existiu, pois “Ele é antes de todas as coisas” (Colossenses 1.17). Antes de ser gerado pelo Espírito Santo no ventre de sua mãe, Jesus já preexistia sendo parte da Trindade Divina “subsistindo em forma de Deus” (Filipenses 2.6). Jesus estava na criação de tudo como o “verbo de Deus” (João 1.1, 14). A ressureição de Jesus também é uma prova de que sempre existiu para a eternidade.
Jesus é Pai da Eternidade!

5- PRÍNCIPE DA PAZ: Colossenses 1.20 “havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus
Jesus nos dá a sua verdadeira paz (João 14.27) que Ele mesmo conquistou na cruz (Efésios 2.15). Shalom significa paz no sentido de vida completa, sem faltar nada. Sem Jesus não existe paz, pois Ele venceu todas as coisas que nos atrapalhavam de viver uma “vida em abundância” (João 10.10). Ser Príncipe da paz significa ser quem manda na paz ou quem tem autoridade de ordenar a verdadeira paz.
Jesus é o Príncipe da Paz!

6- EMANUEL: Mateus 1.23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”
A presença de Jesus na terra apresentou para a humanidade que Deus não estaria mais longe e sim bem perto de cada um dos que creem. Jesus mostrou um Deus pessoal e amigo que sofre por seus filhos e entende suas dificuldades (Hebreus 4.15). Por isso Jesus prometeu em suas últimas palavras quando foi assunto ao céu “eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20). Isso porque quer ser um Deus conosco, bem perto de nós.
Jesus é Emanuel, Deus conosco!

7- JESUS: Salmos 27.1 “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
O nome Ieshuah é a tradução do nome Josué em hebraico, ambos com o significado de ‘o Senhor é Salvação’. Era um costume antigo dar um nome a alguém de acordo com o seu modo de vida ou do que se esperasse da pessoa, por isso “o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles (Mateus 1.21). Este nome revela o propósito da vida de Jesus em salvar os perdidos.
Jesus é o Salvador!
O nome de Jesus tem poder!
-CONCLUSÃO: Atos 4.12 “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos
A cada título aprendido sobre Jesus ficamos surpreendidos com a grandeza de seu nome. Sabemos que em seu nome vemos maravilhas, temos conselho, fortaleza, por toda a eternidade, com paz, sua presença conosco e acima de tudo podemos clamar por sua salvação, pois “todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo (Joel 2.32).
Clame o nome de Jesus!

SLIDE:

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

6 comentários:

  1. e muito bom a palavra de Deus ela esta sempre renovando o nosso dia a dia temos que esta sempre com Deus

    ResponderExcluir
  2. Se acredita que estes são os nomes de Jesus devem acreditar que ele é o unico Deus e não existe nenhuma trindade e o batismo para ser salvo tem de ser no nome de Jesus conforme os apostolos batizava. Acaso fazem isso ou negam o nome dele na hora do batismo apenas?

    ResponderExcluir
  3. Se acredita que estes são os nomes de Jesus devem acreditar que ele é o unico Deus e não existe nenhuma trindade e o batismo para ser salvo tem de ser no nome de Jesus conforme os apostolos batizava. Acaso fazem isso ou negam o nome dele na hora do batismo apenas?

    ResponderExcluir
  4. Quem mandou batizar em nome do Pai,Filho e Espírito Santo foi Jesus,não é Ele maior que os apostolos?Se Ele tivesse mandado batizar em nome do chapéu,camisa e chinelo teríamos que obedecer pois,a ordem foi D'ele se alguém quer contender então diga pra quem deu a ordem.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,só uma ressalva Maravilhoso-Conselheiro é um nome só.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.