Luz do Mundo

-Tema: VIDA CRISTÃ


Mateus 5.14-16
-Introdução: Imagine o mundo sem luz. Não haveria plantas ou seres vivos por que todos dependem da luz. Mesmo que houvesse algo não veríamos nada. Num mundo dominado pela tecnologia, imagine também se faltasse energia elétrica por uma semana. Creio que os alimentos perecíveis estragariam. Os criminosos se aproveitariam da situação de despreparo e insegurança. Seria um caos.
Isso nos leva a concluir que somos dependentes da luz. Sem luz não sabemos viver. Por isso Jesus disse que devemos ser luz e que ela deve estar em evidência em nossas vidas e não as trevas. Devemos ter luz dentro de nossas vidas e essa luz provém dele mesmo. Somos como a luz que não tem luz própria, mas apenas reflete a luz do sol. Precisamos ser como o girassol que segue a luz para onde ela vai.

Como viver na luz?

Vamos aprender algumas características da luz de Deus:

1- A LUZ é boa: Gênesis 1.3,4

A primeira coisa que Deus disse sobre a luz é que ela é boa. De fato para criar luz é preciso de energia ou combustível. Deus é a força criadora de luz em nossas vidas. Quando sua luz em sobre nós tudo fica bom.
Mas por ser boa, foi preciso separar a luz das trevas. Isso nos ensina sobre a necessidade de santificação. Precisamos sair de tudo que é trevas e procurar andar na luz.
Quem faz a luz é Deus e quem separa também. Se você precisa de uma luz em sua vida ou também quer se separar do mundo peça ao Senhor que te ilumine.

2- A LUZ é forte: João 1.5

A força da luz pode cegar os olhos. Quem suporta olhar para o sol? É impossível sem ajuda de algum aparelho ou redutor de luz. O calor da luz queima.
Isso nos ensina que a força que precisamos em nossa vida provém da luz de Deus. Além de ser separada das travas, a luz não precisa fugir da escuridão. Aonde a luz chega as trevas vão embora.
Em nosso viver a luz de Jesus chegou e todo mal tem que sair por que a luz prevalece sobre as trevas.

3- A LUZ é rápida: João 8.12

Jesus disse que Ele é a luz do mundo. Como então também disse que nós somos a luz do mundo? Jesus é a luz original e nós temos luz se Ele estiver em nós.
A luz é a coisa mais rápida que existe. Quando tem um trovão, a luz vem primeiro e depois o barulho. Isso por que a luz é mais rápida que o som. Então será assim a volta de Jesus, mais rápido que um piscar de olhos (I Coríntios 15.52). A obra de Deus em nossa vida é urgente como a rapidez da luz. Deixe esta luz entrar em sua vida e verá tantas coisas que lutava por tanto tempo acontecerem ao entrar a luz em sua vida.

Deixe a luz de Deus entrar em você!

-CONCLUSÃO:
Jesus nos manda mostrar a nossa luz. Ela não pode estar escondida. Precisamos deixar brilhar em nossos corações como Moisés quando descia do monte e seu rosto brilhava por que teve um encontro com Deus (Êxodo 34.29).
Deixe a luz de Deus entrar em sua vida e em seu lar para iluminar totalmente por que a Luz de Deus é boa, forte e rápida.

Fonte da imagem: https://pixabay.com/photos/religion-faith-cross-light-hand-3717899/
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp