SAL da terra

-Tema: VIDA CRISTÃ


"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens" Mateus 5.13

-Ilustração: Entregar uma pedrinha de sal grosso na mão de cada ouvinte e pedir que reflitam sobre as propriedades e utilidades do sal. Conversar com os presentes a respeito do sal que pode ser usado como remédio, para conservar, não tem prazo de validade, deve ser usado em quantidade correta, etc.

-Introdução: O sal é conhecido por seu sabor universal. Em qualquer lugar do mundo ele tem o mesmo teor. Pode ser encontrado nos mares e salmouras – lugares onde o mar já banhou. Se for em quantidade forte demais impede que haja vida, mas se for em quantidade equilibrada ele proporciona cura e estabilidade.

Por que Jesus disse que somos SAL?

Vamos aprender três lições do SAL para a Vida Cristã:

1- Perseverança: Lucas 14.34,35

O sal não tem prazo de validade, seu tempo é indeterminado.  A validade do sal doméstico não é do sal e sim do iodo que pode estragar e prejudicar alimentos.
Se quiser conservar algum alimento perecível basta salgá-lo que durará muito tempo. Além disso, há perfumes, tintas e outros produtos que têm sal para não estragar.
De um dia para o outro o sal aumenta seu sabor na comida e a cada dia mais. Assim também nossa vida com Deus deve aumentar a cada dia e não diminuir mas aumentar.
Como o sal dura muito tempo assim nossa vida com Jesus deve ser para a eternidade. Muitos cristãos não conseguem perseverar na igreja ou levar adiante seu propósito de trabalhar para Jesus por que estão sem sal.
Peça ao Senhor para curar sua vida e te dar durabilidade, firmeza e perseverança principalmente para servir a Deus e ao próximo.          

2- Pureza: Colossenses 4.6

O sal é puro e cristalino. Além disso, ele pode purificar coisas e lugares. Cura feridas e pode ser um remédio em doses corretas.
Do mesmo modo para cozinhar deve ser usado de maneira certa. Nem demais e nem de menos.
A pureza é equilibrada como o sal.  A vida cristã deve ter essa pureza.
Nossas palavras mostram o que somos por isso o apóstolo Paulo dia que devemos temperar nossas palavras com sal. Não ser salgado demais e nem sem sabor.
Jesus quer que nossa vida seja pura! Peça ao Senhor que purifique seus lábios para ter palavras temperadas!

3- Sabor: Marcos 9.50

Com certeza a principal característica que dá valor ao sal é seu sabor único. Pode ser usado em muitos alimentos como carnes, cereais, frutas e até em doces há uma porção pequena de sal para equilibrar o sabor.
A vida com Jesus também tem sabor. Quem disse que quem serve a Deus não tem prazer? O cristão tem uma vida de prazer (Salmos 1.2) e sabor, mas é diferente do mundo por que é um sabor eterno, alegre e sem mal algum.
O sabor do sal satisfaz. outros alimentos não satisfazem tanto quanto a comida salgada. Assim também o crente que tem Jesus é satisfeito e completo, por isso não procura alegrias e prazeres no mundo.
Há pessoas que gostam de mais sal e outros menos. Mas em grande quantidade pode ser prejudicial. Deus também não quer exageros, precisamos ser equilibrados para não ficar salgados demais.
Peça ao Senhor que dê sabor e alegria à sua vida!

Você é Sal da terra!

-CONCLUSÃO:
Jesus disse que somos o sal da terra por que onde estivermos vamos ser perseverantes fazendo o bem perdurar e vencer sobre o mal. Também podemos levar a pureza do sal para este mundo cheio de pecados curando vidas adoecidas pelo pecado. Muito maior do que as alegrias passageiras do mundo é o sabor as vida com Jesus.
Assim como o sal nossa vida deve ter perseverança, pureza e sabor!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp