Andando com Deus

-Tema: VIDA COM DEUS
Gênesis 5.28,29
-Introdução:
Todos conhecemos a vida de Noé pela história da arca, tendo a construção desta como seu maior feito. Seu nome significa repouso, descanso ou consolo, pois seu pai Lameque o abençoou dizendo que Deus usaria Noé para mudar a terra e por fim aos pecados do mundo.
Mas quem era Noé? Por que o Senhor o escolheu para construir a arca e recomeçar a vida na terra? Como era a conduta deste servo de Deus? E como era o ambiente em que vivia? 

Você tem andado com Deus?
Vamos aprender com Noé como podemos andar com Deus e ter uma aliança com o Senhor:

I – A terra corrompida: Gênesis 6.5
Há milhares de anos a terra já estava contaminada com o pecado. “Viu o Senhor” Deus vê tudo e vê a malicia do coração do homem. Nós muitas vezes não vemos, mas Deus vê.
“Era continuamente mau todo desígnio do seu coração”; às vezes erramos, e voltamos atrás, mas aqui fala de quando se continua sempre no erro e não há arrependimento, isso é ruim aos olhos de Deus.
 Gênesis 6.11 a 14 – Aos olhos de Deus estava tudo errado. Tudo o que criou e que era bom já não era mais bom (cheia de violência).
“Então disse o Senhor a Noé” (v.13)- Deus fala com seus servos e lhes mostra sua vontade (Amós 3.7)- Gen 7: 14- Deus avisou a Noé e avisa seus servos que voltará.
“Faze uma arca de tábuas de cipreste” (v.14)- Deus chama seus servos para recomeçar, para construir uma nova vida. O cipreste foi a mesma madeira usada para construir o templo (I Reis 5.10). Imagine a dificuldade e o trabalho que deu construir aquela arca. Assim Deus nos chama para trabalhar na sua obra, construir seu reino. Você esta ajudando a construir essa arca?
No meio de um mundo cheio de pecado o servo de Deus está sempre ocupado, construindo a obra de Deus. Não podemos ter tempo para pecar.
Noé já tinha quinhentos anos, provavelmente os únicos que o devem ter ajudado foram seus filhos Sem, Cão e Jafé, e a arca era muito grande, gastaria muita madeira e muito trabalho, gastaram cem anos para construí-la. Porém não olharam a dificuldade e sim a recompensa. Mesmo que gastemos a vida inteira fazendo a obra de Deus, vale a pena.
A terra está corrompida, Deus quer reconstruí-la e conta conosco.

II – Andar com Deus: Gênesis 6.8 e 9
O mundo estava cheio de pecado, “porém Noé achou graça aos olhos do Senhor” porque Deus olhava para o mundo e viu pecado, mas via Noé e se agradava, porque ele era diferente, fiel a Deus. Deus vê tudo e quer olhar para nós e se agradar de nossas vidas.
“Noé andava com Deus” – isso resume a vida de Noé, o seu maior feito, ele simplesmente andava com Deus (discípulo).
“Era homem justo e integro entre seus contemporâneos” – no meio de sua geração ele fazia diferença.
Deus quer que andemos com ele e vivamos uma vida exemplar em nossa geração.
Gênesis 7.1 – Deus chamou ele e sua casa, sua família para entrar na arca porque eram consagrados a Deus. Hoje o Senhor chama nos a entrar em sua casa, com toda a nossa família  e vivermos na presença de Deus sempre.

 III – Obedecer a Deus: Gênesis 6.22
Parece Ridículo construir um grande barco esperando chuvas que encham a terra, mas Noé obedeceu sem questionar. O mundo também acha ridículo ocuparmos nosso tempo com obra de Deus, nos preparando para a volta de Jesus.
A construção da arca era algo visível para o mundo saber que estava errado, que tudo aquilo um dia teria um fim. Noé foi caçoado pelo povo que devia achar loucura construir aquele barco, mas aquela obra anunciava a vinda do juízo de Deus (I Pedro 3.20 e 21 e II Pedro 2.5).
Quando obedecemos a Deus e construímos seu reino, estamos anunciando para o mundo a vinda de Jesus, porque como as águas inundaram todo o mundo assim será quando Jesus voltar e julgar o mundo todo.
Gênesis 7.5 – Noé fez tudo “segundo Deus lhe ordenara”, ele seguiu a vontade de Deus e não fez como quis.
Muitos atendem o chamado de Deus, querem obedecer, mas querem fazer segundo a sua própria vontade, e não a do Senhor.
Noé dedicou a sua vida a esta obra. Vivia por uma causa e foi recompensado. A que você tem dedicado a sua vida?
Gênesis 7.15 e 16 – Noé obedeceu a Deus e o Senhor cumpriu a sua palavra e mandou o dilúvio sobre a terra.
“E o Senhor fechou a porta após ele”. Quando obedecemos, Deus aprova nosso trabalho e nos protege. Quando Jesus voltar ele vai colocar seus servos dentro e vai fechar a porta do céu.


IV – Compromisso com Deus: Gênesis 6.18
Noé e sua família tinham um compromisso de fé com Deus (Hebreus 11.7). Dentro da arca tinham a certeza de estarem protegidos por Deus e que estavam cumprindo o seu propósito. A Igreja é uma família de fé, uma arca que nos abriga do dilúvio de problemas do mundo.
Gênesis 8.1“Lembrou-se Deus de Noé”. Deus não se esquece de seu servos, tem compromisso com quem o tem com Ele.
Gênesis 8.16 e 20“Sai da arca”. Cumprido o tempo determinado Deus mandou Noé sair da arca.
Deus não quer que fiquemos trancados na igreja a vida toda, Ele quer que saiamos a pregar o evangelho no mundo.
“Levantou Noé um altar ao Senhor” quando recebeu a vitória, cultuou ao Senhor, erguendo um altar de adoração a Deus.
Faça em sua vida um altar ao Senhor, vivendo uma vida de adoração. Ao sair da Igreja precisamos estar sempre em louvor a Deus. Muitos se refugiam na arca (Igreja) e são salvos do dilúvio (problemas), mas quando o problema acaba e saem da Igreja, não vivem no altar de Deus.
Gênesis 9.11 a 16“Este é o sinal da minha aliança”.
O compromisso (pacto) entre Deus e Noé tinha um sinal: um arco entre as nuvens, que lembra a paz que Deus trouxe ao mundo. Que lindo é um arco-íris, que anuncia a aliança de Deus com o homem.

Jesus é a sua Aliança com Deus!
Conclusão:
No meio do mundo em que vivemos, precisamos ser íntegros e andar com Deus. Hoje vivemos dias semelhantes aos de Noé, e temos a mesma missão de nos preparar para o fim, avisando a todos, e entrar com nossa família na arca do Senhor.
Quando Jesus subiu aos céus, foi entre as nuvens, e também entre as nuvens virá. Este é o sinal que temos de nossa aliança com Deus, Jesus é o nosso sinal (Mateus 24.37 a 39).
Como as águas vieram de surpresa para o mundo e levantou aquela arca, assim o Senhor virá e levará a sua Igreja.
COMPARTILHE esta Pregação:

3 COMENTE!

(IS.34.16) - BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE, (ES.78.6) – AGORA, O ESPÍRITO DO LIVRO DA VIDA, NO NOSSO SANTO GUIA, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (AR.104.6)
(LC.2.23) – Conforme o que está escrito na lei do Senhor: (LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) – porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo:Escreve:(BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (MT.6.25) – Por isso vos digo: ESTUDAI, PARTICIPAI, E RECICLAI-VOS N’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora.
AGORA ESCREVI O LIVRO DA VIDA, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO O NOSSO CARATER, E CRIANDO SÁBIOS E REIS, PELO SENHOR DEUS: (IL.104.6)

Respostas

ADVERTÊNCIA AOS LOBOS QUE SE TRAVESTEM DE CORDEIROS ENTRE CRISTÃOS
CONSCIENTES:
(JB.1.29)- Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: (MT.15.10)- Ouvi e entendei: (JR.11.19)– Eu era como um manso cordeiro que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam contra mim, dizendo: (MT.10.16)– Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas: (MT.7.15) – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores; (IS.9.16) -porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos, são devorados: (1Rs.22.17) - Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem Pastor; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: (AP.12.11) - Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (OS.4.6) - O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento; porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim, visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu esquecerei de teus filhos. (1SM.2.35) - Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente, edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará Ele diante do meu ungido para sempre. (ML.3.18)– Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve: (MC.6.15)- É profeta como um dos profetas, (AT.15.23) - escrevendo por mão deles: (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.12.16) – Com Ele está a força e a sabedoria (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (JÓ.19.25) – porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra: (IS.44.28) – Ele é meu Pastor e cumprirá tudo que me apraz: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (EZ.18.32) – porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei e vivei. (1PE.4.8) – Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros; porque o amor cobre multidão de pecados.

Respostas

Meu irmão a paz de Cristo, gostei muito do seu blog é uma bênção, eu já adotei. tem muitas coisas que eu tiro daqui pra estudar a bíblia. Quero saber do irmão se posso colocar um link do seu blog no meu, pra que as pessoas que mim seguem no jfcestudosbiblicos poção ter acesso ao seu trabalho que por sinal é maravilhoso e conhecer, aguardo a resposta ok? Este é meu Email: jonas.fc@hotmail.com Fica na paz.

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!