Os Cinco pilares da Igreja

-Tema: DOUTRINA IGREJA
Mateus 16.18
-Introdução: No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Catedral em Wittenberg 95 teses contra as os erros da igreja romana. Lutero estabeleceu cinco pontos de fé como base para a Igreja, conhecidos como cinco ‘sós’.
Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse:
“A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”.

Quais são as bases de uma Igreja Verdadeira?

Baseado na Reforma Protestante¹ e nos cinco fundamentos:


1. SOMENTE A BÍBLIA: 

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.16-17).
A Bíblia estava esquecida, chegando a ser proibida sua leitura pelo povo que só ouvia alguns trechos na missa em latim, de maneira que não compreendessem. Lutero gastou anos de sua vida traduzindo a Bíblia para a língua de seu povo, reuniu recursos possíveis e publicou a Bíblia para todos lerem.
A Bíblia na mão é marca do cristão protestante. A leitura bíblica é o centro do culto de uma Igreja verdadeira. Não existe outra verdade acima da Bíblia. Ela é a Palavra de Deus! A única regra de fé e prática para a vida cristã é a Sagrada Escritura.
Sua Igreja tem a Bíblia como única regra de fé e prática?
Somente a Bíblia é a Palavra de Deus!

ASSISTA:

2. SOMENTE CRISTO: 

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2.5).
No tempo de Lutero havia muitos santos e imagens na Igreja e o povo acreditava que para cada coisa devia pedir a um santo especial. De tantos personagens que havia na Igreja que a pessoa de Jesus Cristo ficava de lado e quase nada se sabia a seu respeito.
Por isso Martinho Lutero protestou por uma Igreja cristocêntrica. Jesus é o centro da Igreja. Foi Cristo quem morreu para dar vida e levantar uma Igreja. Somente Jesus é o nome que salva todos que o invocam (Atos 4.12). A Igreja deve orar somente ao Pai em Nome de Jesus (João 14.13,14).
Um cristão verdadeiro acredita que somente Jesus salva e somente Ele é digno de receber nosso louvor e ouvir nossas orações. Não podemos confiar em homens, pois Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17.5). Nem mesmo um pastor poderoso ou cantor gospel famoso tem o poder que só Jesus tem ou merece a honra que só Ele merece. Por isso a Igreja Verdadeira deve estar firmada em Jesus e não em homens.
Você e sua Igreja confiam somente em Jesus para Salvação?
Somente Jesus pode salvar e ouvir sua oração!

3. SOMENTE A GRAÇA: 

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9).
As indulgências eram cobranças que a igreja fazia como forma das pessoas pagarem por seus pecados. Lutero se revoltou contra isso ao ver o luxo das igrejas romanas e a pobreza do povo que juntava trocados para pagar em dinheiro pelo perdão de seus pecados e ainda tinham que cumprir penitências acreditando que por suas obras seriam salvos.
Quando Lutero leu na Bíblia que Jesus com seu sangue apagou todos os nossos pecados e por sua graça somente nos perdoava sem necessidade algumas de obras, ele não aceitou e rasgou a bula papal que determinava o perdão para quem pagasse uma indulgência vendendo a salvação para quem tivesse o dinheiro para tirar um parente morto do purgatório.
As obras não podem salvar ninguém. Boas obras são conseqüência de nossa salvação (Efésios 2.10), pois como servos de Deus somos capacitados pelo Espírito Santo a exercer misericórdia, revelando o Amor de Deus ao próximo.
Um cristão verdadeiro depende da Graça de Deus para tudo (II Coríntios 12.7). Uma Igreja verdadeira proclama o perdão dos pecados gratuitamente por Jesus Cristo sem necessidade de pagar ou cumprir rituais com Jesus ordenoude graça recebestes, de graça dai” (Mateus 10.8).
Sua Igreja proclama a Graça de Deus em tudo o que faz ou cobra pela bênção?
Somente a Graça de Deus pode perdoar pecados!

4. SOMENTE A FÉ: 

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1.17).
Num tempo em que as relíquias e objetos santos eram venerados, carregados em procissões e as multidões caminhavam em romaria em busca de uma experiência religiosa através de um contato com um lugar ou objeto sagrado, Lutero pregou que nada disso era necessário.
A Bíblia define a Fé como a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem(Hebreus 11.1) e quesem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). Baseado nisso Lutero determinou que não deveria reverenciar objetos visíveis e nem fazer uma grande caminhada para agradar a Deus. A fé é invisível (II Coríntios 5.7). Somente pela fé podemos receber a resposta a nossas orações.
Um cristão de verdade vive pela fé, não pelo que é palpável e visível aos olhos humanos.  A Igreja verdadeira ensina a exercer a fé sem necessidade de amuletos ou obras. No século XXI em meio ao capitalismo é muito comum as pessoas se apegarem a coisas e lugares. Por isso é um desafio pregar uma vê no que ninguém vê, masBem-aventurados os que não viram e creram (João 20.29).
Você e sua Igreja vivem esta fé ou procuram coisas para acreditar?
Somente pela Fé recebemos a Salvação e somos abençoados!

5. SOMENTE A DEUS TODA GLÓRIA: 

“Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Isaías 42.8).
Muitos idólatras dizem que não estão adorando as imagens e que estas são apenas para lembrar a história da pessoa e suas obras. Engano! Como então conversam, cantam e fazem pedidos para a imagem? Essa é uma forma de adoração.
Lutero não aceitou as centenas de imagens na igreja e os cultos prestados a pessoas que já haviam morrido. A Palavra de Deus declara que somente a Deus pertence a Glória, honra e louvor (Apocalipse 5.12). Jesus é o único digno de receber toda adoração!
Jesus disse que um cristão verdadeiro presta toda glória somente a Deus e não recebe louvor pelos seus feitos (João 5.44). Uma Igreja verdadeira não louva a homens, mas somente a Deus. O meio gospel precisa urgentemente se livrar do estrelismo que tem enriquecido cantores e iludido o povo de Deus com a dependência de um personagem famoso ou canções novas para adorar a Deus.
Você sua Igreja têm adorado ao Senhor ou presta admiração para homens?
A Deus somente toda a Glória!

Como reconhecer uma igreja verdadeira?

-CONCLUSÃO: “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1.8).
A Igreja ficou muito tempo distanciada da verdade e custou muito para ser restaurada. Hoje existem muitos tipos de igrejas e religiões ao ponto de confundir a cabeça das pessoas. Precisamos de discernimento para entender o que é certo e o que é errado. Por isso o apóstolo Paulo deixou bem claro quem nem mesmo uma manifestação sobrenatural como o aparecimento de um anjo com outro tipo de pregação diferente do evangelho, não deve ser aceita como verdade.
Baseados nestes cinco princípios enumerados por Martinho Lutero podem saber se uma igreja ou cristão é verdadeiro. Também podemos refletir sobre a necessidade de uma nova reforma na Igreja Evangélica e retornar às nossas origens como uma Igreja Verdadeiramente Cristã.
Os Cinco pilares da Igreja são:
Somente a BÍBLIA é a Palavra de Deus!
Somente a GRAÇA perdoa pecados!
Somente a FÉ leva à Salvação!
Somente CRISTO é o Salvador!
Toda a GLÓRIA somente a Deus


_________________________
BIBLIOGRAFIA:
¹LUTERO, Martinho. Do cativeiro babilônico da Igreja. São Leopoldo-RS: Sinodal,. 1982. 142p.
SPENER, Phillip Jacob. Mudança para o Futuro: Pia Desideria. Curitiba e São Bernardo do Campo: Encontrão Editora e IEPG Ciências da Religião, 1996.


SLIDE: Cinco pilares da Igreja Protestante 



Uma pesquisa histórica que analisa a prática da evangelização cristã até o final do segundo século, buscando descobrir elementos da organização da Igreja, dos modelos de discipulado e de capacitação dos novos convertidos e das lideranças cristãs. A questão de fundo é como se dava a evangelização e o crescimento da igreja a partir dos primeiros cristãos com reflexões para a igreja atual.
88 páginas formato 14x21
Adquira:

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Siga Google+.

27 comentários:

  1. PR.Wellfany,
    Que a igreja moderna resgate os princípios das 5 solas!

    God bless you,

    Microscopicamente (João 3.30),
    Walter Filho
    http://blogdowaltim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pregado Evangelho Everton, se você não acredita em santos e acha que eles são Demônios adorados pelos católicos, é bom você saber que no Céu só entra Santos, isso significa que você não tem esperanças de entrar no Céu?

      Excluir
    2. Marco Antonio, você precisa saber que Jesus quando Ressuscitou se tornou Deus, portanto quem primeiro intercedeu junto a Jesus Cristo foi sua Mãe Maria nas bodas de Canaã, se você não sabe onde ela está; no Céu intercedendo por nós.

      Excluir
    3. Mesmo assim adorar a Deus somente e saiba que se não fosse Lutero estaríamos escravos das igrejas católicas até os dias de hoje.E por favor me mostre aonde está escrito adorai Maria? Vai aprender a palavra Rapaz!!! A Maria foi muito especial sim más só o Senhor é toda honra e toda Glória OK?!!! Fica na paz varão!!!

      Excluir
  2. temos que ser lutero de hoje,a igreja evangélica está caminhando a passos largos para os mesmos erros da católica,só muda os nomes os objetos,estamos num momento difícil,precisamos reformar de novo e segundo Wesley a Metodista tem essa missão.

    ResponderExcluir
  3. Pr. joão Batista de Medeiros15 de dezembro de 2011 17:46

    que a graça maravilhosa do senhor jesus cristo continue com o amado! e parabéns pelas belas mensagens. querido precisamos sim em nossos dias, pregar o evangelho da cruz, não podemos abrir mão dessa mensagem sadia deixada pelo próprio cristo, talvez estejamos é com a necessidade de uma nova reforma protestante em nosso próprio meio, pois estamos perdendo a verdadeira identificação do evangelho, muitos pregam só curas, outros só bens matérias, e o verdadeiro evangelho não pode ainda em nossos dias encoberto como disse o apostolo paulo. logo precisamos seguir a cristo conduzindo a cruz, Mateus 16.24-26. que Deus nos ajude a cada dia. abraço.

    ResponderExcluir
  4. Errais,errais...Mostre-me a sua fé sem obras que eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras...uma fé sem obras é uma fé morta...
    Aonde está a palavra de Deus como base de uma igreja verdadeira?A ignorancia dos homens tira o texto biblico do contexto e contorce o seu verdadeiro sentido,é uma ignorancia tao grande que nem a propria doutrina conhece...
    Quando Martinho Lutero se desfez da unidade da Igreja,ele nao deixou de ser devotissimo de Maria:''Maria é digna de suprema honra na maior medida(Martinho Lutero)...Mas através dele as pessoas contorceram a doutrina da Igreja de Jesus dando origem a mil e uma "igrejas",Pra que tanta igreja se existe um so Deus?Jesus Ama cuida e cuidará sempre da sua Igreja(Una Santa Catolica Apostolica Romana),e esta vivo e presente na Sagrada Eucaristia que Ele nos mandou celebrar..."para cada coisa devia pedir a um Santo especial".Nam nanim nam nao,Jesus é Deus vivo,só ele é Aquele que é(Deus),as imagens de Maria e dos Santo nao servem para ser cultuadas muito menos adoradas,eles nos mostraram o que é servir a Jesus na humildade,caridade e obediencia,ou seja,ser perfeitos como nosso Pai é perfeito,Ser santos como nosso Pai é santo.Maria é antes de tudo,um átomo diante de Deus,pois só Ele é Aquele que é,ela encontrou Graça diante de Deus a se tornar digna de Mae do Salvador,e nós devemos encontrar através dela,seguindo seu doce exemplo de amor e humildade.Jesus quer pessoas humildes que se reconhecem incapazes de chegar sozinhos e diretamente a Ele.As pessoas saem da Igreja e dizem que é por falta de Graça.Graça nao falta a ninguem,é por falta de humildade,por nao se reconhcer fracos suficientes e incapazes de guardar os tesouros que Jesus nos concede.Quem confia seus tesouros a Maria,os guarda com maior proteçao,pois a quem muito foi dado muito lhe será exigido,somos mendigos e temos muito pouco pra oferecer ao Senhor Jesus,nós o damos através de Maria,pois que se damos uma maça para a Rainha entregar ao Rei,ela o dá numa bandeja de ouro,e muito mais o agrada de receber pelas maos da sua amabilissima Mae.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonito,se estivesse em seu lugar também escreveria em anonimo, pois amigo(a), acho que nem vc acredita verdadeiramente no que defende.

      Excluir
    2. caro católico: por que deturpa a verdade, se voce não conhece a Biblia, realmente voce só fala daquilo que tu não sabes. Volte-se pra escritura, ame a Jesus e o aceite como Seu Senhor e Salvador.... pos ainda da tempo de Jesus transforma seu coração mau.

      Excluir
    3. AMIGO CATÓLICO, SÓ EXISTE UM MEDIADOR ENTRE DEUS E O HOMEM E ELE SE CHAMA JESUS CRISTO, A PROPÓSITO ONDE ESTÁ MARIA A ESTA HORA? COM TODO RESPEITO QUE ELA MERECE.

      Excluir
    4. Maria e todos os outros santos da igreja católica não são " atomos " diante de DEUS e sim DEMONIOS aos quais a igreja católica presta culto e adoração.........
      por que pagam tanto voto aos santos e não servem a DEUS como Ele exemplifica pelas cartas do apostolo Paulo? desculpe amigo, vc até pode entender um pouco de Lutero e tal mas de doutrinas do Esp. Santo vc esta longe de saber, precisa se converter irmão!!!!!

      Excluir
    5. Porque Pedro, Paulo, João, Tiago e Judas, nunca sequer uma vez mencionaram o nome de Maria em suas cartas, uma vez que ela foi dada como a mãe da humanidade segundo vocês? Pedro conheceu Maria pessoalmente, mas nem toca no nome dela, mas deveria, uma vez que ela é a mãe da humanidade, ou será que tudo isso não foi uma mentira criada por algum Papa? Você sabe o que é o regime de morgadio? Ele foi a causa de muitos padres terem entrado para a igreja romana, não por vocação, mas por falta de opção... isso fez com que homens interesseiros e inescrupulosos se tornassem sacerdotes como opção de emprego, não almejando o reino de Deus... daí a causa de Papas corruptos e enganadores...

      Excluir
    6. "Disse, então Maria: Eis aqui a serva do senhor ; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. Lc 1.38
      " Disse então Maria : A minha alma engrandece ao senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu salvado" Maria precisava de um salvador como nós e como e que ela pode nós salvar ? o único intercessor entre Deus e o homem é Jesus, Amem

      Excluir
  5. O que vocês tem a dizer sobre os 10 mandamentos, eles são validos?

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que Martinno Lutero fez
    Tudo certo.

    ResponderExcluir
  7. Queridos irmãos...não iremos este espaço para debater posicionamentos com os não Cristãos....iremos para que Jesus os alcance e lhes mostra a verdadeira salvação. ..eles como nós necessitam da graça de Deus.Quanto ao estudo deixado neste site foi de grande valia....pois me instruiu naquilo que eu necessitava. ...continue escrevendo ,caro Pastor.

    ResponderExcluir
  8. Sou católico, mas tb vou na igreja Adventista. Minha filosofia de vida é o seguinte: não importa qual igreja eu frenquento. O importante é essa igreja adorar e acreditar no msm Deus que eu creio, que é Jesus Cristo. Então, tô nem aí se é evangélico ou católico. Até pq Deus n vai nos julgar por isso. Ngm é melhor que o outro só pq alguém segue uma doutrina diferente, até pq, quem garante que sendo católico ou evangélico vc ta sendo uma pessoa boa? Conheço tantos que vivem na igreja e são piores do que as pessoas que não vão. Muitas estão na igreja, mas nn praticam e vivem do evangelho. Muitos preferem ficar nesse julgamento de achar que tal religião é superior q a outra etc.Enfim, vms amar a Deus e seguir seus ensinamentos, pois no final da vida só terão salvação aqueles que seguiram seus conselhos como se discípulo fosse. Deus n vai conceder a salvação usando como critério ser católico ou evangélico.

    ResponderExcluir
  9. Meus amigos, respeito o posicionamento de cada um e suas crenças, no entanto, quero chamar-lhes a atenção para o texto do Evangelho segundo escreveu João, capítulo 03. Quando Nicodemos perguntou a Jesus como ganharia a vida eterna, Jesus não falou na valorosa Maria, não falou das boas obras e sequer tocou no nome de qualquer igreja. Ele simplesmente falou: "Necessário vos é nascer de novo". O próprio Cristo nos deu a fórmula; e a fórmula para salvação é o Novo Nascimento, portanto vos concito a deixarem as discussões de posicionamento que não nos leva a nada e refletir nos textos de João 03:03 e 05; João 12:32; Romanos 06:04 a 07, Efésios 02:05 e 06 e Gálatas 02:19 e 20. Então amados, em resumo, Necessário vos é nascer de novo!!!! Meu nome é Artur Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como seria esse "NASCER D NOVO" ?
      Opnioes diferentes ,tdo muito complicado
      So da discusoes ,exatamente oq o diabo gosta ver irmaos discutindo se desindendendo
      Amai uns aos outros
      Como eu vos amei

      Excluir
  10. a) Sola Scriptura (Só a Bíblia)

    É tão grotesca mentira, que apenas a leitura da Bíblia, já a derruba: Jo 20,30 e Jo 21,25. E fica ainda mais claro, quando comparamos com outras passagens como a promessa do Paráclito (Jo 14,16.26; 15,26; 16,7.13...) e seu efetivo derramamento(At-2): Para que precisaríamos do Espírito Santo, se tudo já está na Bíblia? O que Ele viria ensinar, se tudo já foi ESCRITO?

    Além disso a Bíblia não caiu pronta do Céu. É uma síntese da pregação dos Apóstolos.

    Se não fosse a Igreja Católica, com seus monges a copiarem manualmente as Escrituras durante 1.500 anos, onde estaria a Bíblia?Se ela fosse suficiente, como saberíamos a lista dos livros canônicos, se ela não traz a lista deles?

    Acho que para qualquer pessoa de mediana inteligência, já é o suficiente para entender que a TRADIÇÃO APOSTÓLICA é indispensável para o entendimento da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado o entendimento da Biblia é você hora antes no pés da sua cama pedir entendimento a Deus e com muita fé e dedicação ler as palavras depois meditar e pedir pra Deus lhe tirar tuas dúvidas e crê só no pai no filho e o espírito Santo. Não importa as religiões o que importa é você buscar Deus e si você vê que o pastor ou padre foge da palavra que Deus deixou para nós você procura outra sembleia ou fique na mesma e faça sua parte sem vê a vida do proximo ee nas suas orações ore por ele. A paz amados não vamos corregir ninguém afinal Deus é de rodos que nele crê e swgue seu livramento. Amém.

      Excluir
  11. b) Sola Fide (Só a Fé)

    Esta é tão grotesca, que as passagens da Escritura que ela contradiz são tantas, que qualquer criança da pré-catequese é capaz de dizer. Satanás só consegue cegar e convencer os eruditos com essa mentira, pois se cumpre aqui a Palavra do Senhor em Mt 11,25 e Lc 10,21.

    Mas vamos logo à sua incoerência: Diante das dezenas de textos, vou citar só três, depois você a Bíblia toda (com os 73 livros)

    Mt 16,27: "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará a cada um segundo suas obras.";

    Tg 2,26: "Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.";

    Ap 14,13: "Sim, diz o Espírito, descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os seguem".

    Se ainda restar alguma dúvida, leia Mt 25,31-46, onde vemos que o destino final de cada um está intrinsecamente vinculado às obras que praticou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A salvação é a porta principal! Pela Fé!
      O Galardão é o que vem depois de passarmos por esta porta! Segundo as suas obras!

      Se não passar pela primeira não terá a segunda.

      Excluir
  12. c) Sola Gratia - (só a Graça)
    Outro terrível princípio, pois diz que uma vez justificado, estamos salvos para sempre. É o "pecca fortiter" (Você pode pecar à vontade, que seu pecado está coberto pela graça de Deus).

    - Ora isto vai contra toda a Palavra de Deus: "Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele"(1Jo 2,4), é portanto contra os dez Mandamentos, que ordena todo comportamento moral.

    - E cai o terceiro embuste satânico.

    Como todo o 'edifício' do Protestantismo está assentado sobre esses três pilares, acho que não é preciso dizer mais nada, para saber que já ruiu. Não há mais pilar algum, apenas areia... e areia movediça. E não passa de insensato quem constrói sua casa sobre a areia, como nos adverte o Senhor em Mt 7,26.

    Só me resta agora, concluir com o convite fraterno de que volte para redil do Senhor, a Casa construída sobre a rocha, conf. Mt 16,16-19. É na barca de Pedro que você estará seguro. É nela que você receberá a sã doutrina, pois Jesus nos instrui a partir dela: “subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo”(Lc 5,3).

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, queridos e amados irmãos, a base para existência do cristianismo não é Lutero, temos n livro de Atos esta confirmação onde o significado de ser CRISTÃO é ser um seguidor de CRISTO, isto nos tempos remotos usando a associação da palavra. Agora temos que valorizar e respeitar as ações de Lutero como reformador não de forma pessoal, as mudanças que vieram depois de um homem levantar a bandeira foi a causa das demais mudanças, para quem é um estudioso vai perceber que tanto Lutero como muitos (lideres)de hoje não cumprem tudo aquilo que fala, mas, alguém tem que dar inicio, sou pastor formado em seminário com duração de 4 anos e tenho muitos anos de igreja protestante, mas sei bem que tudo isso não me da direito, autoridade, liberdade nem me autoriza a falar o que bem quero. Então temos que realmente aceitar que a Bíblia é a palavra de Deus, inspirada por Ele e é e deve ser nossa base de fé e prática, quanto as várias formas de fazer uso da palavra o próprio Deus nos deixou livres e Ele mesmo disse que cada um vai prestar conta de sua vida no final. Hoje temos um quadro onde em qualquer lugar que postamos, falamos, ou publicamos alguma coisa, antes de ler, refletir, meditar, nós olhamos a origem ou seja de que raiz vem a pessoa que escreveu ai desta forma começamos as criticas e julgamentos, não sobre o texto, mas sim sobre tudo aquilo que eu realmente sei ou que alguém disse sobre aquela raiz (DENOMINAÇÃO, assim nunca vamos realmente receber de Deus uma confirmação sobre ser útil para nós ou não. Gostaria de lembrar a todos que realmente estudam a palavra de Deus que isso é astucia de satanás ele quer que nós travemos uma luta entre nós, assim não vamos nunca nos concentrar em nada, vamos gastar nosso tempo brigando, discutindo e se atacando. Temos que aprender a fazer como o apóstolo Paulo nos ensina "RETER O QUE É BOM", se você percebe que seu irmão ou amigo esta errado nas colocações, dobre seus joelhos e ore ou reze para que Deus abra os olhos dele, mas não esqueça de pedir a Deus que também mantenha seus olhos abertos, agradeço a oportunidade. Pastor Teólogo,Evangelista: Enézio S. Jesus

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo grande estudo bíblico pastor, que Deus continue te usando não só para esses anônimos que não tem uma fé definida, como bem sitou o amigo Josimar, mas para todo mundo que abrir o coração, entender a verdade.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.