Encontre uma Pregação

28

A luta entre a carne e o espírito

-Tema: SANTIFICAÇÃO
Romanos 7.15-20
-Introdução: O apóstolo Paulo, mesmo sendo um homem santo e usado por Deus até para ressuscitar pessoas (Atos 20.1-7), descreve neste texto a sua luta contra o pecado “para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte” (II Coríntios 12.7). Estas palavras servem para todos até hoje por que mostram o sentimento de um coração que deseja se livrar do pecado.

Existe uma luta interior em cada ser humano entre a carne e o espírito. A carne deseja coisas temporais e humanas muitas vezes destrutíveis se não forem comedidas. O espírito almeja o que é invisível e espiritual. Ter consciência desta luta interior é imprescindível para quem deseja servir a Deus. Se vivermos no espírito temos vida e paz, mas se vivermos na carne, a conseqüência é a morte (Romanos 8.5-11).
Por que essa luta parece maior na vida de um cristão? Por que a pessoa do mundo se conforma em satisfazer os desejos da carne e o crente não aceita isso e começa uma batalha.
Para vencer esta batalha, precisamos saber com clareza o que é obra da carne e o que é fruto do Espírito (Gálatas 5.19-23) e alimentar o nosso espírito para que seja fortalecido e vença as paixões da carne. Jesus disse que “é fraca” (Marcos 14.38).
Como vencer as vontades da carne?
Vamos aprender com a Bíblia o que fazer para fortalecer o espírito e vencer as vontades da carne:
1- CARNE - Resistir até o sangue: Hebreus 12.4
A declaração deste texto é extrema. O autor orienta a lutar contra o pecado até sangrar se for preciso. Isso era algo real para o tempo apostólico quando os cristãos eram perseguidos e preferiam morrer a negar sua fé.
Hoje muitas coisas perseguem o cristão para que negue sua fé e sabemos que nosso dever é “resistir ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7). Não enfrentamos mais esta perseguição externa e declarada, mas existe uma luta invisível dentro de cada um de nós. Não precisamos mais derramar nosso sangue ou oferecer sacrifícios de animais para apagar o pecado, mas temos o sangue de Jesus que nos “purifica de todo o pecado” (I João 1.9).
O hedonismo é a satisfação do prazer a qualquer custo, tem sido ensinado às pessoas desde o berço. Os pais atendem tudo que a criança quiser e assim cresce buscando seus interesses sem aceitar o não. Por isso Jesus “dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9.23).  Para ser cristão é preciso vencer o hedonismo que aprendemos desde a infância e dizer não para as vontades da carne.
Você tem feito resistência ao pecado ou tem alimentado seus desejos carnais?
Resista até ao sangue, o sangue de Jesus!
                              
2- ESPÍRITO - Andar no Espírito: Gálatas 5.16
O Espírito Santo de Deus nos ajuda em nossas fraquezas (Romanos 8.26) nos ensinando para onde devemos ir “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” (Isaías 30.21). Por isso devemos sempre andar no Espírito.
O que é andar no Espírito? É ser sensível à voz de Deus. É viver em oração incessante (I Tessalonicenses 5.17). Entender a vontade do Senhor para sua vida. Estar tão alegre e satisfeito a ponto de não sentir necessidade de agradar a carne.
Quando o homem pecou, desobedeceu a Deus e perdeu a sensibilidade espiritual. Passou a se preocupar somente com coisas visíveis e materiais. Não tem consciência de si mesmo como um ser espiritual. Cuida do corpo, das emoções, dos prazeres, mas não busca o que do espírito. Por isso sua vida é incompleta. Para ser inteiro, deve contemplar o corpo [físico], a alma [personalidade] e o espírito [espiritual]. O Espírito Santo de Deus entra na pessoa que recebe a Jesus como Senhor e Salvador (I Coríntios 12.3) e ajuda como conselheiro espiritual para vencer a carne.
Você tem se fortalecido no Espírito ou tem ignorado sua vida espiritual?
O Espírito Santo te fortalece para vencer a carne!
Você pode vencer as vontades da carne!
-CONCLUSÃO: I Coríntios 10.12  “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”
Como diz o ditado, ‘Deus não dá o frio maior que o cobertor’, não enfrentamos dificuldades maiores do que podemos suportar (I Coríntios 10.13). Para tudo o que fazemos precisamos pedir ajuda do Senhor como Jesus mesmo ensinou orar pedindo “não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6.13).
A Bíblia diz que todos os homens pecaram cedendo às tentações, mas Jesus também sofreu tentações e venceu tudo sem pecar nenhuma vez (Hebreus 4.15) para nos capacitar a vencer o pecado.
Resista à carne até o sangue e ande no Espírito!

28 comentários:

  1. pastor já faz 18 anos que sou cristã não vi uma luta tão grande como da carne contra o espirito meu desejo é agradar a DEUS mais minha carne pedi o pecado as vezes me esforço para não cair em tentação mais parece tudo em vão eu não peco fizicalmente mais na mente quero ser fiel ao meu senhor pois eu não vivo sem ele mais a carne é terrivel por favor me ajude dando seu conselho quero entrar no céu e ser fiel ao meu senhor deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha , quando voce peca , voce afasta a proteção de Deus para tua vida e para que essa comunhão seja restaurada voce precisa pedir perdão a ele e renovar sua aliança com ele , quando voce pecar voce nao precisa se sentir a pior pessoa do mundo ou ate mesmo sentir um peso muito grande no teu coração , Deus e mizericordioso para te perdoar de todos os teus pecados , voce e livre , Deus morreu pra perdoar os pecados que voce cometeu , os que voce comete e os que voce ainda vai cometer , mas voce precisa ter um arrependimento jenuino e Dominar essa tentação porque um dos frutos do espiro e o dominio proprio e nao deixar que tentações te dominem , dentro de voce existe 2 lobos , um do bem e o do mal e todos os dias eles brigam e o que ganha e o que voce alimentar primeiro . A DECISAO E SUA OU VOCE ALIMENTA O PECADO OU O ESPIRITO , beijo

      Excluir
    2. Boa esta resposta estava com o mesmo problema,e estva me sentindo pessima como se mesmo orando e pedindo perdão á DEUS ele não me perdoaria

      Excluir
  2. Tenho enfrentado provocações da carne no sentido de irar-me com pessoas que são usadas para invejar a minha vida e o que realizo, como cristãos devemos sobrepor o espírito à carne, e busco a misericordia e o perdão de Deus, pois às vezes não me controlo e me revolto com as atitudes dessas pessoas, em seguida me vem uma inquietação se Deus está se desagradando de mim. E Ele tem me falado que devo ter sabedoria e viver no seu entendimento. Peço ao meu grandioso Deus, que me ajude, em nome do seu filho amado Jesus. Porque nada somos sem a presença de Deus e do seu Santo Espírito. Deus abençoe a todos nós pecadores e remidos no Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo! Derramando a sua graça e a sua misericórdia. Amém e Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce a cada dia tem que procurar ser uma pessoa melhor .. faz assim , escreve no papel todas as coisas que voce faz que nao agrada a Deus e que quando voce faz se arrepende depois , ora pra que Deus possa mudar o teu coração , pra ele fortalecer o teu espirito diz a Deus que nao aceita isso mais pra tua vida , seja bem sincero . e depois de orar destrua essa listra .
      ESntrega tudos nas mãos de Deus , entrega todos os teu fardos a ele que ele te aliviará , beijo

      Excluir
  3. SÃO OTIMOS ESTES ARTIGOS,MUITO INSPIRADOR,QUE DEUS ABENÇÕES A TODOS QUE OLHAREM ESSE BLOG,QUE ELE DERRAME BENÇÃOS SEM MEDIDAS NA VIDA DE CADA UM! E QUE TODOS NOS POSSAMOS NOS ENCONTRAR MAS MANSÕES CELESTIAIS PARA ADORARMOS AO DEUS DIGNO DE TODA HONRRA E LOUVOR! AMÈM!!!

    ResponderExcluir
  4. apaz do senhor pastor preciso muito da sua ajuda estou muito viciada em lacivia ,libertinagem , estes vicios estao na mente estou sofrendo muito com isto parece que não vou conseguir vencer a carne ja faz 18 anos que conheço jesus, já fui batizada com espirito santo e com fogo,no inicio da minha conversão quando eu tinh 5anos de crente ai sujiu uma batalha da carne contra o espirito e eu era tão pura de coração. mais eu vivia num casamento destruindo meu esposo alcoolatra, viciado em drogas, me traia não sastifazia meu desejo de esposa pois so andava bebado hoje me encontro presa nesta desgraça chamada lacivia tenho vergonha de mim mesmo para todos que olho as vezes tenho imaginaçoes horrivel de sexo prazeres ate na igreja acho isto horrivel mais parece que perdi o temor e virei uma senvergonha não respeito nem ao senhor com tantos pensamentos mau DEUS ja me advertiu varias vezes para sair disso mais parece que conto mais eu faço mais eu sinto prazer por favor eu preciso de ajuda estou confessando meu pecado porque não aguento mais estou sofrendo muito a noite eu não durmo direito sonho pesadelos, insonia e o diabo quer me levar para o inferno peço por favor o mais urgente responda este email. assinado anonimo socorro socorro????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLHA AMIGA, NAO SEI SE VAI TE AJUDAR, AMS NAO SE CULPE MUITO TB, EU SOU CRISTAO TB, E TENHO MUITA DIFICULDADE EM TER UMA MULHER PRA RELACIOMENTE, DIGO MULHER CRISTA, POIS EU EU GOSTO DE FAZER SEXO TB E MUITO, AMS ELAS NAO GOSTA DE FAZER ALGUMAS COISAS NA CAMA, MAS SE DEUS DE A MULHER AO HOMEM E O HOMEM A MULHER . MAS TUDO BEM, BOM, EU FICO COM MALGUMAS MULHERES MAS NAO CRISTAA POR QUE AS CRISTA NAO FAZ ISTO OU AQUILO E EU GOSTO DE MUITAS OUSADIA NA CAMA. PORIÇO TENHO DIFICULDADE EM TER UMA MULHER CIRSTA, ELAS DIZ QUE EU SOU MUITO SAFADO NA CAMA, AI QUE COMPLICA SABE, TENTO LUTAR CONTRA CARNE MAS NAO E FACIL MESMO, EU NAO VOU PEDI A DEUS PRA ABVAIXA MEU FOGO DE JEITO ALGUM MAS PRECISAVA DUMA MULHER CRISTA QUE GOSTASSE DE TB DE FAZER MUITO AMOR E DE VARIOS JEITO, EU NAO QUERIA FICAR COM MULHER DO MUNDO AMS FIUCO, ENTAO EU NAO ME CULPO SABE SEI UE SOU ERRADO AMS SEI QUE VOU ENCNTRA UMA AI FICAREI SO COM ELA, SOU SOLTEIRO TENHO 35 ANOS SOPU DE SAO PAULO -SP ZL SE VC RESOLVER CONVERÇA OU ATE DESABAFA PODE CONTA COMIGO OK PAZ. MSN se vc deseja me responda ai mando meu msn ok.paz

      Excluir
    2. A unica area que o adversario pode atacar e nossa mente , logo se faz necessario muita oracao e jejun sao as receitas deixadas pelo senhor , agora nao pare de ir a igreja pois estas acuzasoes ele vai enviar sobre todos que o eterno possa te livrar deste terrivel mal em o nome do senhor

      Excluir
    3. olha irmã é muito dificil msm, tbm sou Cristão e tem poko tempo de conversão e td dia é uma luta contra td isso, minha carne grita muito alto e tbm por ter muito tempo q tive uma mulher isso a cada dia tem se tornado uma luta muito grande, as vezes tento não pecar mais acabo dando uma olhada nesses sites sabe, são coisas bm simples mais é pecado tbm, a forma q acho q pode ajudar é sempre q vir esses pensamentos o bom é ouvir um louvor, assistir muitas pregações, e tbm ler a biblia, mais o bom tbm é procurar seu lider e conversar ou no momento procure uma amiga q seja forte no espirito e comece a conversar com ela por tel ou face, sabe isso faz vc parar d pensar nisso, olha irmã com certeza os pensamentos vão nos tentar muito porque é o inimigo usando suas artes manhas pra nos fazer pecar e ate cair da presença do Senhor, ele usa aquilo q sabe q somos mais vulneráveis pra nos tentar, olha eu escrevo muito e muitas vezes o Senhor me usa pra poder ter uma palavrapra ajudar alguém no momento q precisa sabe, num sei o nome da irmã q escreveu a mensagem de 28 DE NOVEMBRO 2012 10:15, mais num se preocupe irmã pra tds nós a uma luta q temos q vencer pra provar nossa fé e tbm nosso amor ao Senhor, em td o Senhor esta conosco e claro td aquilo q fazemos e sentimentos uma tristeza por ter feito e tbm um grande arrependimento nisso o Senhor ja nos concede o perdão porque sabe das nossas limitações, claro tbm não podemos usar isso como desculpa pra sempre estar fazendo algo q nos leve ao pecado, fica em paz irmã tds nós temos nossas lutas espirituais é isso q nos faz ser diferente porque sabemos quanto precisamos do Senhor e quanto somos pequenos, pra quem ja esta no pecado não sente o q sentimos pois não tem uma vida ligada ao Senhor, essas provações é quem mostra quem desejamos ser diante d Deus, fica em paz e espero q tenha ajudado d alguma forma minhas palavras, como disse escrevo muito kkkk, meu nome é sergio e tenho um face esta assim: sergio lisboa santos, se quiser fazer parte dos meus amigos lá do face vai ser bom posso te apresentar aos irmãos da minha igreja q tenho no face e vc pode fazer amizade com algumas irmãs e ai terá alguém q possa sempre te ajudar quando precisar, Deus abençoe sua vida fica na paz e tenha uma vida cheia da presença do Senhor, olha vc nunca esta só e maior é sempre o q esta com vc, abraço irmã e qualquer coisa é só ir lá no face e teremos prazer em ajuda-la com palavras dierecionadas pelo Senhor!!!!!!!!

      Excluir
  5. Deus é maiis i vai miim ajuda cada dia mais da menha viida

    ResponderExcluir
  6. deus ainda ama todos nos mais e complicado pois ele nos deu autoridade para vencer

    ResponderExcluir
  7. Pastor preciso de uma orientação, estou divorciado a muitos anos e dediquei mais as coisas do espírito- Deus tem usado-me de forma grandiosa, em curas, libertação, aconselhamentos etc (dou gloria a Deus por isso). Acontece que ficar só é dificil e quero casar, só que minha mente não pensa mais em sexo, como faço? se a maioria das mulheres, mesmo evangelicas querem ir para a cama no primeiro encontro? PS. tenho 65 anos )PAZ- o mensageiro

    ResponderExcluir
  8. Pastor como vencer o pecado da masturbação? mim responda por favor! preciso desta resposta.

    ResponderExcluir
  9. Amém! É isto mesmo, em fim, somos homens... Se somos humanos, ao mesmo tempo somos cobertos de fraquezas e necessidades, como: sentimos fome, sede, alegria, tristeza,etc... Mas, é nas horas de fraquezas que temos a oportunidade de adquirirmos forças, assim, como depois de se ter bastante fome é que comemos e nos sentimos saciados. Até parece que para sermos santos temos que pecar. Pois se não pecamos não nos santificamos, assim como para se limpar tem que estar sujo. Cristo contraria este principio natural, pois, Ele veio da eternidade além deste mundo e carne passageira. Se estiver-mos em Cristo e Ele em nós, teremos mais forças para resistirmos as tentações e anseios de nossa natureza fraca. A serpente figurada no paraíso, em parte é a nossa própria carne, a qual abre a boca e dá lugar para Satanás agir e enganar as "Evas e os Adãos" que vivem no mundo. Em parte somos a serpente (natureza de carne) e em parte somos os puros e inocentes "Evas e Adãos". Então, cabe a cada um de nós, pocisionarmos diante de nós mesmos, e nos esforçarmos para sermos espirituais, seres santificados pelos poder da Palavra de Cristo, e transformados por Deus para fazermos toda diferença em um mundo dominado pelo poder das trevas. Mas, se em nós a luz prevalecer, então romperemos todas as trevas, e seremos a luz de Deus para salvação de todo mundo. Fique na paz!

    ResponderExcluir
  10. Preciso mt de ajuda ,, pois vivo em um conflito entre minha carne e meu espirito desde meus 13 anos .. hj com 17 .. sinto muita atração por mulheres .. é lamentável admitir isso mais .. tenho uma melhor amg que desde q a conheci .. pratico atos sexuais com ela .. muitas vezes tento me preservar .. vencer msm .. mais bate aquele sentimento de falta . de tesão .. e então praticamos .. estou ficando desesperada com isso .. pq sempre q faço isso me sinto impura .. suja ..E muitas vezes fraca.. por favor me ajude pastor !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc assegura os desejo da carne.quando vc sentir essa vontade vc entra no seu quarto leia a bibli e orempedindo o espirito santo para quema e lava todos os seus desejo da xarne.si precisa de ajuda eestou aqui.quee deus tem misericordia de vc e perdoa seus pecado.

      Excluir
    2. amada
      a palavra de DEUS nos alerta a fugir da aparência do mal, a primeira coisa é se afaste dessa amiga, rompa todo contato e segundo ore e se alimente da palavra.
      conhecereis a verdade e a verdade te libertará.
      espero ter ajudado

      Excluir
    3. Obrigado vcs ajudaram sim, sou uma jovem bem madura, sou conhecedora da Palavra, na realidade sou escolhida desde o ventre, essa é uma situação na minha vida mt difícil, é uma provação, mais creio fielmente que Deus é Poderoso pra me livrar desse male !! Estarei atenta, orando sempre, jejuando, fazendo propósitos, desde já agradeço a todos vcs, que a Paz de Jesus Cristo esteja sobre vós !!

      Excluir
    4. amada eu concordo com a irmã a melhor coisa é vc se fastar dessa sua amiga ela esta te usando, uma melhor amiga não faria nada com vc sabendo q é cristã, então procure ter amizade com sua irmãs da igreja aquelas mais forte no espirito, sempre conversando sobre a palavra quando esses pensamentos vier a sua cabeça, olha se vc observar vc não é a unica tds nós temos uma fraqueza essa sobre a carne tem sido as das maiores porque o inimigo tem enchido tds os tipos d lugares e redes d televisão, sociais, tds os lugares esta enfestado d pornografia fazendo despertar no povo td o desejo da carne, então fique em paz porque td isso é prova é ruim mais é a forma d mostrar q não somos desse mundo pois sofremos as fraquezas do corpo desse mundo mais nosso prazer esta no corpo q não é deste mundo que é o corpo d Cristo, somos lançados a morte todos os dias, mais temos um advogado fiel q sofreu por nós pra nos justificar diante do Pai, e msm quando erramos o sangue puro dEle nos limpa d td mal, fica na paz e Deus abençoe sua vida, vc nunca esta só o Senhor esta sempre ao seu lado, e te ama muito acima d qualquer erro q vc cometa o amor dEle é maior duque td isso, porque conhece nossas limitações e sabe q vivemos num mundo sujo, é por isso q Ele nos prova aqui para q possamos receber algo q esse mundo não pode nos dá, tenha paz e sempre q pensar nisso lembre, meu Deus me ama muito e um não q digo a carne é um sim q digo ao espirito, um não q digo ao diabo é um sim q digo a Cristo, espero ter ajudado irmã, meu face é: sergio lisboa santos, se quiser estarei lá pra ajudar com palavras se precisar :) e tbm pra q a irmã d testemunho q esta sendo forte diante as provações, isso tbm nos fortalece, paz irmã tenha uma vida cheia da presença do Senhor***

      Excluir
  11. A paz Pastor!
    meu nome é Lucas, estou entrando agora para fazer a obra, e gostaria de me aperfeiçoar mais, mais não estou sabendo, gostaria que o senhor me ajuda-se.
    ?

    ResponderExcluir
  12. graça e paz amado
    para se aperfeiçoa só tem uma receita não se apresse estude bastante, escola dominical e culto de doutrina, assim com o tempo e atravez da palavra Deus vai falar com você e você vai descobrir sua chamada, seu talento.
    espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  13. Pastor ja estou na igreja a mas de 20 anos e luto contra mim o tempo todo,pois ja me relacionei com outros homens e isso tem me atormentado muito e mediante meu pecado temo perder minha esposa e filhos,pois com tudo sou presbitero e ja ate renuciei meu ministerio por nao ter força, me ajude e me de uma orientaoçaõ de como lutar contra essa vontade dentro de mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paz irmão me chamo sergio e num sei se posso ajudar pois sou muito novo diante a caminhada do irmão, mais sabemos q existe castas de demônios q só sai com muito jejum e oração, claro q o irmão ja deve ter feito muito isso, então irmão temos q ver como anda a sinceridade d seu coração, porque vc sabe q o Senhor trabalha conforme a nossa sinceridade d coração diante dEle, se o irmão ja fez muito jejum e oração e ainda enfrenta isso então o irmão tem q procurar colocar seu coração com sinceridade diante o Senhor, eu creio q nosso Deus jamais iria aceitar q o irmão fosse consagrado a presbitero se num fosse pra ser livre desse mal, irmão tds nós temos uma luta q nos faz ser reconhecido por Deus diante os homens como testemunho vivo, talvez isso seja pra o irmão ter um bom testemunho duque passou e venceu no nome do Senhor, olhe tbm temos q confessar nossos pecados para as autoridades q o Senhor colocou sobre nós, o irmão tem confessado isso a suas autoridades?
      porque se encobrimos o pecado ele ganha força sobre nós, e como presbitero o irmão sabe q existe uma hierarquia na igreja sobre autoridades imposta por Deus nosso Pai, e temos q confessar nosso pecado a Deus mais tbm temos q confessar as autoridades sobre nós, talvez se o irmão esconde isso de seu superior, igualmente d sua esposa, isso tem dado força ao inimigo pra sempre lançar esse pecado sobre o irmão e por essa falha o irmão num tem forças pra vencer, olhe irmão num quero ser maior q ninguém só estou colocando aqui aquilo q o Senhor esta me dando no coração pra por msm porque não conheço o irmão, então num posso querer apontar nada, td bm irmão.
      essas são palavras dadas pelo Senhor, e tenho certeza q em alguma dessa o irmão esta sendo falho, então ja q o Senhor colocou aqui o q o irmão tem q fazer faça-o irmão, só assim o nosso Deus estará tomando o controle d sua vida e ai o irmão começará a ter forças pra vencer todo esse mal q tem feito o irmão se sentir assim e ate msm tem feito o irmão passar por situações q posso levar a destruir seu ministério e sua familia tbm!!!!
      fica na paz irmão Deus abençoe sua vida, tenha uma vida cheia da presença do Senhor, fique na benção e felicidades, espero q possa me contar abenção depois ta irmão, meu face é: sergio lisboa santos
      preciso do testemunho do irmão pra me fortalecer tbm :) graça e paz irmão, vc nunca esta só o Senhor esta sempre ao seu lado e nós tbm***

      Excluir
  14. pastor q o Senhor abençoe sua vida e continue sempre buscando ajudar pessoas com uma palavra sábia e direcionada pelo espirito santo do Senhor, um forte abraço e q tenha uma vida cheia da presença d Deus, graça e paz pastor, fique na benção e felicidades!!!

    ResponderExcluir
  15. Aprendendo muito com os estudos !

    ResponderExcluir
  16. Jejuando,orando,implorando a misericórdia de Deus por nós,pois Deus sem o homem é Deus....o homem sem Deus não é nada,e essa historinha de que ah Deus perdoa,.....ele perdoa com tanto que seu perdão seja de coração e não por vicio da carne de pedir perdão....cuidado,pois as vezes o inimigo ta te usando e vc não ta nem vendo......então esteja em constante ligação com Deus para estar bem sensível ao que o Espirito Santo te fala...já acabou de ler,ta esperando o que,poem esse joelho no chão e vai falando com o criador,........Que Deus guarde e abençoe quem estiver lendo essa mensagem.....

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
Muito obrigado por participar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...